sexta-feira, 2 de novembro de 2012




NATAL

Adoro o Menino abençoado, Deus e homem, a sua divindade, a sua humanidade e todo o bem que há nele, já que a ele toda adoração objetiva e, finalmente, deve ser endereçada. Adoro nele a soberana bondade, a soberana grandeza e todas as demais qualidades incriadas; e, sendo ele homem, adoro também essas mesmas qualidades tal como foram criadas; e como todas as coisas foram feitas por ele, adoro o seu entendimento, e a sua boa vontade adoro, e qualquer outra ação sua; e a ele ofereço toda a minha inteligência, todo o meu poder e todo o meu agir, e, se mais pudesse, mais diria para a sua glória e a sua honra. Adoro o Menino que há de sofrer a paixão, há de ser sepultado e há de ressuscitar no terceiro dia, e com toda a glória dele adoro também a bem-aventurada Virgem sua sacratíssima Mãe.    ”

     

— RAIMUNDO LÚLIO, Do nascimento do Menino Jesus.




O PODEROSO 
FEZ EM MIM 
MARAVILHAS

A MINHA ALMA 
ENGRANDECE AO SENHOR
E O MEU ESPÍRITO 
SE ALEGRA EM DEUS 
MEU SALVADOR 

TODAS AS GERAÇÕES 
ME CHAMARÃO
BEM-AVENTURADA


Minha confissão de fé:  
VOCÊ SABIA  
QUE EU TENHO UMA 
MÃEZINHA QUERIDA???

Minha fé viva totalmente revelada:
VOCÊ SABIA 
QUE EU AMO A MINHA 
MÃEZINHA QUERIDA???


BOA-NOVA
PARA GLORIFICAR O SENHOR
REVOLUCIONAR SUA VIDA 
COMEÇAR O DIA 
COM O PÉ 
DIREITO


DEPOIS DE ORAR 
COM MINHA 
MÃEZINHA QUERIDA 
(AVE-MARIA) 
MEDITAR 
EM SEU CORAÇÃO 
IMACULADO 
(CHEIA DE GRAÇA) 
E CONTEMPLAR 
A SUA FACE DE LUZ
(O SENHOR É CONVOSCO)
EU NÃO TENHO 
NENHUMA DÚVIDA 
DE QUE O MELHOR CAMINHO 
PARA A REALIZAÇÃO 
ESPIRITUAL 
É ASPIRAR 
O AMOR DE CRISTO 
E TRANSFORMAR 
O NOSSO SERVIÇO 
EM UMA ATIVIDADE 
TOTALMENTE 
CONSAGRADA 
A DEUS 



ATENCIOSAMENTE:
O ESCRIBA 
PLENAMENTE REALIZADO


FILHO DE MARIA
DEVOTO DE TODOS OS SANTOS
SERVO DOS SERVOS
DE CRISTO

  TERESA NEUMANN (1898-1962) foi uma mística católica alemã conhecida por suas experiências místicas, incluindo os estigmas e um jejum que durou mais de 36 anos, sendo a Eucaristia sua única fonte de alimento. Ela foi declarada Serva de Deus pela Igreja Católica em 2005.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

ESTIGMATIZADA:

Teresa Neumann apresentava os estigmas, feridas correspondentes às chagas de Cristo, que sangravam especialmente durante a Paixão de Cristo.

JEJUM EUCARÍSTICO:

A partir de 1926, ela se alimentou exclusivamente da Eucaristia, sem ingerir qualquer outro alimento ou água, por mais de 36 anos.

EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS:

Teresa Neumann tinha visões e êxtases, e acredita-se que ela falava e entendia várias línguas, incluindo aquelas faladas na época de Jesus, durante esses momentos.

VIDA DE ORAÇÃO E PENITÊNCIA:

Ela viveu uma vida de intensa oração e oferecia seus sofrimentos pelos outros, intercedendo por pecadores e pedindo por conversões.

RECONHECIMENTO DA IGREJA:

Em 2005, a Igreja Católica reconheceu Teresa Neumann como Serva de Deus, um passo no processo de canonização.

CONTEXTO:

Teresa Neumann nasceu em Konnersreuth, na Baviera, Alemanha, e viveu toda a sua vida na mesma aldeia. Sua vida foi marcada por uma grave lesão na medula espinhal, que a deixou paralítica e cega aos 25 anos, seguida de uma cura milagrosa e, posteriormente, pelas experiências místicas que a tornaram famosa.

RELEVÂNCIA:

A vida de Teresa Neumann continua a inspirar e intrigar muitas pessoas, especialmente dentro da Igreja Católica, devido à sua intensa fé, suas experiências místicas e seu testemunho de vida dedicada a Deus.

1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.

2. NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO.

3. GUARDAR DOMINGOS E FESTAS.

4. HONRAR PAI E MÃE.

5. NÃO MATARÁS.

6. NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE.

7. NÃO FURTAR.

8. NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO.

9. NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO.

10. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS.

ROMANOS 1:1-32

1Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, 3acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, 4e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. 5Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. 6E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo.

7A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos:

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

PAULO ANSEIA VISITAR A IGREJA EM ROMA

8Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm. 9Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês 10em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los.

11Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, 12isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. 13Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

14Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma.

16Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. 17Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

A IRA DE DEUS CONTRA A HUMANIDADE

18Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; 21porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

24Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

26Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

28Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. 32Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.



O ECUMENISMO DO BEM 
A PAZ DO BEM 
A UNIDADE DO BEM 
A FRATERNIDADE DO BEM 
O DIÁLOGO DO BEM 
O COMPROMISSO DO BEM 
O AMOR DO BEM 
A COLETA DO BEM 
A SOLIDARIEDADE DO BEM 

AI DE VÓS 
ESCRIBAS E FARISEUS 
HIPÓCRITAS!!!

SE O DIABO É O PAI DA MENTIRA
ENTÃO É ÓBVIO QUE ENGANAR
É O CAMINHO MAIS RÁPIDO
E SEGURO PARA O INFERNO

O SENHOR CONHECE OS CAMINHOS QUE ESTÃO À DIREITA; PORÉM OS QUE ESTÃO À ESQUERDA SÃO CAMINHOS DE PERDIÇÃO

QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO SE CHEGAR A PERDER A SUA ALMA?

ENTREM PELA PORTA ESTREITA

POIS LARGA É A PORTA

E AMPLO O CAMINHO

QUE LEVA À PERDIÇÃO

E SÃO MUITOS OS QUE

ENTRAM POR ELA

"NÃO FOSTES CRIADOS 

PARA VIVER COMO BESTAS

MAS PARA PERSEGUIR

A VIRTUDE E O 

CONHECIMENTO"



AS 13 FLECHAS DO "BEM"

 

O ódio do bem

O conluio do bem

A mentira do bem

A dissimulação do bem

A perseguição do bem

A calúnia do bem

A traição do bem

A sabotagem do bem

A corrupção do bem

O roubo do bem

A feitiçaria do bem

Os demônios do bem

O satanismo do bem


NOOOOSSA 

Que maravilha 

Quanta bondade!!!


Raça de víboras

Vocês amaram mais as trevas

Do que a luz!!!  



EDUCAÇÃO SEM REFLEXÃO

É PURA ESQUERDOPATIA 



Os acadêmicos e universitários

De mente científica

Analítica

E muito questionadora

Negam radicalmente

A existência de Deus

Em contrapartida

Acreditam cegamente

Na inocência do ex-presidente

Luiz Inácio Lula da Silva 

A alma mais honesta 

Do Brasil 


Não é bom

Para a saúde mental

Dos educadores

E muito menos

Para o desenvolvimento

Cognitivo comportamental

Dos educandos

Transgredir

A veracidade dos fatos

Infringir

O raciocínio lógico

Violar

O senso crítico

E por fim

Censurar

A liberdade de expressão


Não obstante

Por que insistir estupidamente

Com a ideologia comunista

Ou pedagogia marxista

(Doutrinação)

Uma vez que

Intrinsecamente

Moralmente

E factualmente

Não é capaz de

Transformar

Iluminar

E libertar

O próprio

Revolucionário???


Eis o cúmulo do absurdo:

Insistir com uma revolução

Que não revoluciona

O próprio revolucionador 


Sejamos francos e diretos:

Ou é muita burrice 

Ou é muita canalhice 


O ateísmo e o materialismo 

São filhos do erro e da ignorância 

Da imoralidade e da corrupção 


O marxismo 

O comunismo e o socialismo 

Com outras palavras 

A inveja, a ganância e a trapaça 

São três atitudes mentais 

Incompatíveis 

Com a realização 

Do reino dos céus


Em Deus, o culto racional 

Não há dialética da falsidade

Dissimulação e hipocrisia 

Porém a revelação sublime 

Do Espírito da Verdade


É óbvio e indiscutível

Para qualquer pessoa sensata

Que o fim do conflito

Entre o opressor e o oprimido

A velha luta de classes

Se dará unicamente

Com o advento

Da gestação

Do Homem Novo


Mas para que este evento 

De natureza crística ocorra

É indispensável e urgente

Estabelecer o autoconhecimento

Como base para a educação


A educação

Sem o conhecimento de si mesmo

Se não for um vergonhoso

Pão-com-mortadela

(Militância política)

É sem sombra de dúvida

Um edifício belo e grandioso

Todavia sem nenhum alicerce

(Ativismo judicial)


"E desceu a chuva

E correram rios

E assopraram ventos

E combateram aquela casa

E caiu

E foi grande a sua queda"


Carinhosamente 

E com infinito amor 

A Todes Querides Amigues 

O Terrível Adestrador





 
A EDUCAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

"A instrução ensina o homem a descobrir as leis da natureza, isto é, a ciência; mas a educação leva o homem a criar valores dentro de si mesmo."

"O homem instruído na ciência pode ser bom ou mau, mas o homem que educou sua consciência é necessariamente bom e feliz."

"Não existe crise de educação no Brasil, nem em qualquer parte do globo. O que existe é uma deplorável ausência de verdadeira educação." 
Huberto Rohden



403 livros (PDF), Blog Atualizado 2025






Huberto Rohden




Coleção Filosofia Universal

A Filosofia Contemporânea06.10.2019



Coleção Filosofia do Evangelho

Filosofia Cósmica do Evangelho

O Sermão da Montanha

Assim Dizia o Mestre

O Triunfo da Vida sobre a Morte

O Nosso Mestre

Coleção Filosofia da Vida
De Alma para Alma

Ídolos ou Ideal?

Escalando o Himalaia

O Caminho da Felicidade

Deus

Em Comunhão com Deus21.07.2019

Porque Sofremos

Lúcifer e Lógos

A Grande Libertação

Bhagavad Gita 


Entre Dois Mundos
Minhas Vivências na Palestina, Egito e Índia


Orientando

“Que vos parece do Cristo?”

Educação do Homem Integral

O Drama Milenar do Cristo e do Anticristo30.07.2019

Roteiro Cósmico

A Metafísica do Cristianismo

A Voz do Silêncio

Tao Te Ching de Lao-Tsé 
O Quinto Evangelho Segundo Tomé 


O Homem

Estratégias de Lúcifer



Profanos e Iniciados

Lampejos Evangélicos15.10.2019





Novos Rumos para a Educação

Cosmoterapia

Novo Testamento NOVO!!! 29.05.2021 



Epístola de São Paulo aos Romanos NOVO!!! 20.09.2020

Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios NOVO!!! 20.09.2020

Segunda Epístola de São Paulo aos Coríntios NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Paulo aos Gálatas NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Paulo aos Efésios NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Paulo aos Filipenses NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Paulo aos Colossenses NOVO!!! 20.09.2020

Primeira Epístola de São Paulo aos Tessalonicenses NOVO!!! 20.09.2020

Segunda Epístola de São Paulo aos Tessalonicenses NOVO!!! 20.09.2020

Primeira Epístola de São Paulo a Timóteo NOVO!!! 20.09.2020
Segunda Epístola de São Paulo a Timóteo NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Paulo a Tito NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Paulo a Filêmon NOVO!!! 20.09.2020
Epístola aos Hebreus NOVO!!! 20.09.2020

Epístola de São Tiago NOVO!!! 24.06.2020
https://drive.google.com/file/d/1nEsZ8zxtZU42M8Q48Z7_RAC593F8i5kp/view?usp=sharing

Primeira Epístola de São Pedro NOVO!!! 23.06.2020

Segunda Epístola de São Pedro NOVO!!! 23.06.2020
Primeira Epístola de São João NOVO!!! 25.06.2020
https://drive.google.com/file/d/1SijzKDMkw9qaWn6KVQxzoMGN-NxfU1UM/view?usp=sharing

Segunda e Terceira Epístola de São João NOVO!!! 26.06.2020
Apocalipse de São João NOVO!!! 29.06.2020



Coleção Mistérios da Natureza

Maravilhas do Universo





Coleção Biografias

Paulo de Tarso NOVO!!! 15.05.2021

Agostinho NOVO!!! 07.05.2021



Jesus Nazareno

Einstein – O Enigma do Universo NOVO!!! 06.12.2019
https://drive.google.com/file/d/1w--MzP_HSGmllizC4Ta3l5mp6m_Gv1XY/view?usp=sharing





Coleção Opúsculos

Catecismo da Filosofia

Saúde e Felicidade pela Cosmo-meditação


Aconteceu Entre os Anos 2000 e 3000

Ciência, Milagre e Oração são Compatíveis?

Auto-iniciação e Cosmo-meditação

Filosofia Univérsica
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZd0l3Q2NWVkV0bWc/edit?usp=sharing

Pelo Prestígio da Bíblia NOVO!!! 16.06.2020



          







Mouni Sadhu - Dias de Grande Paz NOVO!!! 21.11.2019

Joel S. Goldsmith - A Arte de Curar pelo Espírito NOVO!!! 29.11.2019  

Swami Sivananda - O Poder do Pensamento pela Ioga NOVO!!! 08.12.2019  
https://drive.google.com/file/d/1LDd2axpbhjKPre-neHNOYLsr-BpqSqcS/view?usp=sharing

Zoraida H. Guimarães - Um Pilar de Luz no Cosmo - Huberto Rohden NOVO!!! 18.12.2019
https://drive.google.com/file/d/1HJpm_2s_LWGLK31i8njC2Y19LePbKVIG/view?usp=sharing

Hermann Hagedorn - O Profeta das Selvas - Vida e Obra de Albert Schweitzer NOVO!!! 20.01.2020

Paul Brunton - A Imortalidade Consciente NOVO!!! 23.03.2020

Samael Aun Weor - O Matrimônio Perfeito NOVO!!! 23.03.2020
https://drive.google.com/file/d/1S7j1JMp8uIm7v2KImSYDI3iTuGbBh6PI/view?usp=sharing

Osho - Beware of Socialism - Cuidado com o Socialismo NOVO!!! 21.04.2020

Osho - The Perfect Way - O Caminho Perfeito NOVO!!! 21.05.2020

Krishnamurti - A Educação e o Significado da Vida NOVO!!! 06.09.2020

Krishnamurti - Liberte-se do Passado NOVO!!! 06.09.2020

Krishnamurti - A Libertação dos Condicionamentos NOVO!!! 06.09.2020

Krishnamurti - Viagem Por Um Mar Desconhecido NOVO!!! 06.09.2020
Krishnamurti - Ensinar e Aprender NOVO!!! 13.09.2020

Joel S. Goldsmith - O Despertar da Consciência Mística NOVO!!! 19.09.2020  

Osho - Buda - Sua Vida e Seus Ensinamentos NOVO!!! 25.09.2020

Samael Aun Weor - Educação Fundamental NOVO!!! 25.09.2020

Osho - Zen - Sua História e Seus Ensinamentos NOVO!!! 03.10.2020

Osho - Tao - Sua História e Seus Ensinamentos NOVO!!! 05.10.2020

Osho - Zorba The Buddha - Zorba o Buda NOVO!!! 10.10.2020

Osho - Pepitas de Ouro NOVO!!! 11.10.2020

Osho - A Semente de Mostarda NOVO!!! 23.10.2020

Osho - Dimensões Além do Conhecido NOVO!!! 29.10.2020

Osho - Além das Fronteiras da Mente NOVO!!! 31.10.2020

Osho - Morte a Maior das Ilusões NOVO!!! 06.11.2020 

Krishnamurti - Nossa Luz Interior NOVO!!! 09.11.2020

Krishnamurti - A Arte de Aprender NOVO!!! 14.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - Maturidade Psicológica NOVO!!! 15.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - Guia Para o Conhecimento de Si Mesmo NOVO!!! 18.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - Os Sete Temperamentos Humanos NOVO!!! 22.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - O Eu e o Inconsciente NOVO!!! 23.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - À Procura da Verdade NOVO!!! 24.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - O Espaço Interior do Homem NOVO!!! 25.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - O Caminho do Aspirante Espiritual NOVO!!! 27.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - O Desenvolvimento da Consciência NOVO!!! 30.11.2020

Angela Maria La Sala Batà - O Eu e Seus Instrumentos de Expressão NOVO!!! 03.12.2020

Angela Maria La Sala Batà - Conhecer para Ser NOVO!!! 06.12.2020

Angela Maria La Sala Batà - Do Eu Inferior ao Eu Superior NOVO!!! 09.12.2020

Angela Maria La Sala Batà - Medicina Psico-Espiritual NOVO!!! 12.12.2020

Carl Gustav Jung - Psicologia do Inconsciente NOVO!!! 13.12.2020

Joanna de Ângelis - O Ser Consciente NOVO!!! 16.12.2020

Joel S. Goldsmith - O Caminho Infinito NOVO!!! 19.12.2020  

Joel S. Goldsmith - A União Consciente com Deus NOVO!!! 25.12.2020  

Joel S. Goldsmith - O Trovejar do Silêncio NOVO!!! 29.12.2020  

Joel S. Goldsmith - O Suprimento Invisível NOVO!!! 03.01.2021  

Gopi Krishna - Kundalini - O Caminho da Auto-iluminação NOVO!!! 09.01.2021  



Annie Besant - A Doutrina do Coração NOVO!!! 09.04.2021

Annie Besant - O Aperfeiçoamento do Homem NOVO!!! 11.04.2021

Annie Besant - Introdução ao Ioga NOVO!!! 13.04.2021

Annie Besant - A Vida do Homem em Três Mundos NOVO!!! 15.04.2021

Annie Besant - O Poder do Pensamento NOVO!!! 17.04.2021

Annie Besant - Do Recinto Externo ao Santuário Interno NOVO!!! 19.04.2021


Annie Besant - Um Estudo Sobre o Karma NOVO!!! 25.04.2021

Annie Besant - O Cristianismo Esotérico NOVO!!! 27.04.2021




Krishnamurti - A Luz Que Não se Apaga NOVO!!! 05.05.2021

Ramatís - O Evangelho à Luz do Cosmo DENOVO!!! 10.06.2021

Ramatís - A Vida Humana e o Espírito Imortal DENOVO!!! 18.06.2021

Ramatís - Elucidações do Além DENOVO!!! 19.06.2021


Ramatís - Em Busca da Luz Interior DENOVO!!! 28.06.2021





Yapacani - Umbanda Sua Eterna Doutrina NOVO!!! 25.07.2021

Yapacani - Mistérios e Práticas na Lei de Umbanda NOVO!!! 28.07.2021

Yapacani - Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda NOVO!!! 31.07.2021

Yapacani - Doutrina Secreta da Umbanda NOVO!!! 06.08.2021


Pietro Ubaldi - Evolução e Evangelho NOVO!!! 14.08.2021





São Francisco de Assis - I Fioretti NOVO!!! 31.08.2021

Pietro Ubaldi - História de um Homem NOVO!!! 03.09.2021

Pietro Ubaldi - Fragmentos de Pensamento e Paixão NOVO!!! 06.09.2021

Pietro Ubaldi - A Nova Civilização do Terceiro Milênio NOVO!!! 10.09.2021

Pietro Ubaldi - Problemas do Futuro NOVO!!! 12.09.2021

Pietro Ubaldi - Ascensões Humanas NOVO!!! 13.09.2021

Pietro Ubaldi - A Técnica Funcional da Lei de Deus NOVO!!! 22.09.2021

Pietro Ubaldi - Queda e Salvação NOVO!!! 23.09.2021

Pietro Ubaldi - Princípios de uma Nova Ética NOVO!!! 24.09.2021

Pietro Ubaldi - A Descida dos Ideais NOVO!!! 25.09.2021

Pietro Ubaldi - Um Destino Seguindo Cristo NOVO!!! 26.09.2021



José Amaral - Pietro Ubaldi (Biografia) NOVO!!! 04.10.2021

Ramatís - Evolução no Planeta Azul DENOVO!!! 08.10.2021




Yapacani - Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de um Preto-Velho NOVO!!! 21.10.2021


Krishnamurti - O Verdadeiro Objetivo da Vida NOVO!!! 27.10.2021

Dion Fortune - Preparação e Trabalho do Iniciado NOVO!!! 28.10.2021

Arapiaga - Fundamentos Herméticos de Umbanda NOVO!!! 02.11.2021


Krishnamurti - A Outra Margem do Caminho NOVO!!! 08.11.2021


Krishnamurti - O Despertar da Sensibilidade NOVO!!! 13.11.2021


Krishnamurti - A Primeira e Última Liberdade NOVO!!! 21.11.2021


Krishnamurti - Uma Nova Maneira de Agir NOVO!!! 30.11.2021


Krishnamurti - Reflexões Sobre a Vida NOVO!!! 20.12.2021

Osho - O Cipreste no Jardim NOVO!!! 09.01.2022

Krishnamurti - Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento NOVO!!! 19.01.2022



Osho - Meditação: A Arte do Êxtase NOVO!!! 06.02.2022

Krishnamurti - Sobre a Natureza e o Meio Ambiente NOVO!!! 10.02.2022

Augusto Cury - O Mestre dos Mestres NOVO!!! 16.02.2022

Augusto Cury - O Mestre da Sensibilidade NOVO!!! 20.02.2022



Augusto Cury - O Mestre Inesquecível NOVO!!! 03.03.2022

Swami Prabhavananda - O Sermão da Montanha Segundo o Vedanta NOVO!!! 06.03.2022

Bede Griffiths - Retorno ao Centro NOVO!!! 10.03.2022

Swami Vivekananda - Quatro Yogas de Auto-Realização NOVO!!! 16.03.2022



SMKS - Verdade Suprema (Maha Yoga) NOVO!!! 10.04.2022




Paul Brunton - Mensagem de Arunachala NOVO!!! 28.04.2022



Paul Brunton - A Crise Espiritual do Homem NOVO!!! 22.05.2022

Paul Brunton - A Busca do Eu Superior NOVO!!! 29.05.2022

Paul Brunton - Um Eremita no Himalaia NOVO!!! 05.06.2022

Paul Brunton - Idéias em Perspectiva NOVO!!! 19.06.2022

Paul Brunton - A Realidade Interna NOVO!!! 28.06.2022


Huberto Rohden - Mensagens Espirituais NOVO!!! 16.07.2022

Tomás de Kempis - Imitação de Cristo NOVO!!! 31.07.2022 

Paul Brunton - A Sabedoria Oculta Além da Ioga NOVO!!! 19.08.2022


F. C. Xavier - Caminho, Verdade e Vida NOVO!!! 03.09.2022





S. Abhedananda - Como Tornar-se Yogue NOVO!!! 28.09.2022


S. Abhedananda - O Desenvolvimento Espiritual NOVO!!! 05.10.2022

Lao Tsé - O Livro do Caminho Perfeito NOVO!!! 10.10.2022

S. Rama - Vivendo Com os Mestres do Himalaia NOVO!!! 23.10.2022

Joanna de Ângelis - Jesus e o Evangelho NOVO!!! 27.10.2022

Chogyam Trungpa - Meditação na Ação NOVO!!! 29.10.2022

Maharaj Charan Singh Ji - Luz Sobre São Mateus NOVO!!! 08.11.2022


G. R. S. Mead - Algumas Reflexões Místicas NOVO!!! 19.11.2022


Osho - Religiosidade é Diferente de Religião NOVO!!! 27.11.2022 

Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano NOVO!!! 05.12.2022

Krishnamurti - A Essência da Maturidade NOVO!!! 10.12.2022

Krishnamurti - O Descobrimento do Amor NOVO!!! 17.12.2022


Krishnamurti - Perguntas e Respostas NOVO!!! 29.12.2022



Rohden - O Caminho da Felicidade 2.0 08.02.2023

Rohden - Que Vos Parece do Cristo 2.0 10.02.2023
















Rohden - Rumo à Consciência Cósmica 2.0 06.04.2023









Rohden - O Drama Milenar do Cristo e do Anticristo 2.0 22.04.2023


Rohden - Luzes e Sombras da Alvorada 1a Edição 30.04.2023





Yogananda - Jornada para a Autorrealização Vol. 3 26.06.2023

Alice A. Bailey - Do Intelecto à Intuição 29.06.2023





Policarpo de Esmirna - Carta aos Filipenses 04.08.2023








Atenágoras de Atenas - Petição em Favor dos Cristãos 09.08.2023

Teófilo de Antioquia - Três Livros a Autólico 11.08.2023

Hérmias, o Filósofo - Escárnio dos Filósofos Pagãos 11.08.2023

Krishnamurti - Palestras com Estudantes Americanos 24.09.2023




Krishnamurti - O Homem e Seus Desejos em Conflito 22.10.2023








Prentice Mulford - Nossas Forças Mentais Vol. 3 14.02.2024

Prentice Mulford - Nossas Forças Mentais Vol. 4 17.02.2024


Helena Blavatsky - A Doutrina Secreta Vol. 1 29.03.2024
Helena Blavatsky - A Doutrina Secreta Vol. 2 23.05.2024

Trigueirinho - Hora de Crescer Interiormente 29.05.2024


Trigueirinho - A Energia dos Raios em Nossa Vida 02.06.2024


Hazrat Inayat Khan - A Divindade da Alma Humana 14.06.2024


Hazrat Inayat Khan - O Lado Mais Profundo da Vida  30.06.2024
















Hazrat Inayat Khan - Um Jardim de Rosas Orientais  24.09.2024

Osho - Dhammapada - O Caminho do Buda Vol. 1 10.10.2024

Yogue Ramacháraca - 14 Lições de Filosofia Yogue 13.10.2024

Yogue Ramacháraca - Jnana-Yoga (Yoga da Sabedoria) 28.10.2024

Osho - Dhammapada - O Caminho do Buda Vol. 2 03.11.2024

Yogue Ramacháraca - Raja-Yoga (Desenv. Mental) 09.11.2024

Yogue Ramacháraca - Curso Adiantado de Filosofia Yogue 24.11.2024

Yogue Ramacháraca - A Vida Depois da Morte 28.11.2024

Osho - Dhammapada - O Caminho do Buda Vol. 3 01.12.2024

Yogue Ramacháraca - Ciência Hindu-Yogue da Respiração 04.12.2024



Santo Agostinho - A Correção e a Graça 22.12.2024 

Santo Agostinho - A Predestinação dos Santos 28.12.2024 


Bíblia King James 1611/6a Edição/Dezembro de 2022 27.02.2025 


Santo Tomás de Aquino - Introdução à Suma Teológica 09.03.2025 


Patrística - Santo Agostinho Volume 11  17.04.2025 Revisado



Patrística - Padres Apologistas Volume 2  NOVO!!! 15.06.2025 

Justino de Roma - I & II Apologias  NOVO!!! 22.06.2025 

Santo Tomás de Aquino - Suma Teológica Vol. 1  NOVO!!! 30.06.2025 

Justino de Roma - Diálogo com Trifão  NOVO!!! 04.07.2025 

Patrística - Justino de Roma Volume 3  NOVO!!! 04.07.2025 

Lorenzo Scupoli - O Combate Espiritual  NOVO!!! 14.07.2025 










Swami Abhedananda - Desenvolvimento Espiritual 21.04.2025 Revisado

Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi-I NOVO!!! 20.04.2025

Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi-II NOVO!!! 09.05.2025

Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi-III NOVO!!! 23.05.2025

Jiddu Krishnamurti - A Fonte de Sabedoria NOVO!!! 01.06.2025

Jiddu Krishnamurti - O Reino da Felicidade NOVO!!! 04.06.2025

Jiddu Krishnamurti - Vida em Liberdade NOVO!!! 08.06.2025

Jiddu Krishnamurti - Aos Pés do Mestre NOVO!!! 16.06.2025

Osho - Dhammapada - O Caminho do Buda Vol. 4 NOVO!!! 29.07.2025

Osho - Tao: O Portão Dourado Vol. 1 NOVO!!! 14.08.2025

Osho - Tao: O Portão Dourado Vol. 2 NOVO!!! 01.09.2025









UMA NOITE DENTRO DA GRANDE PIRÂMIDE

https://www.youtube.com/watch?v=6Vs8XSIUtLM

ATLÂNTIDA: O SEGREDO FOI REVELADO

https://www.youtube.com/watch?v=wv-aPKB_yGI&t=14s



NOTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO:
Allan Kardec, Homem, Branco, Heterossexual, Machista, Racista, Fascista, Homofóbico, Misógino, Doutrinador e Adestrador Extremamente Perverso, Olhar Opressor, Antifraterno, Preconceituoso, Intolerante, Cruel e Condenador, Sem Nenhuma Empatia Com as Minorias Sociais!!! 

Infiltração Ideológica no Movimento Espírita














Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi-IV NOVO!!! 26.12.2019
https://drive.google.com/file/d/1HWBUea7Am4j_ja2mUqJgUNWASV5S_9xQ/view?usp=sharing

Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi-III NOVO!!! 12.01.2020
https://drive.google.com/file/d/19B7-XyY7oMrqiktbv1ONzh0dGnVpTaqF/view?usp=sharing

Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi NOVO!!! 24.01.2020
https://drive.google.com/file/d/1fy5lXoUPfLDSP5J4b14uevuVCMC5biI2/view?usp=sharing

Hazrat Inayat Khan - A Mensagem Sufi-II NOVO!!! 30.01.2020
https://drive.google.com/file/d/1Po0cVq-jaR8SOqARNv8WfxWl5pYh4tIZ/view?usp=sharing

Hazrat Inayat Khan - Mensagem Sufi de Liberdade Espiritual NOVO!!! 08.02.2020

Hazrat Inayat Khan - Saúde NOVO!!! 13.03.2020
https://drive.google.com/file/d/1ZJER_GzqeOaogZF5_9N9Blguor47vINy/view?usp=sharing

Hazrat Inayat Khan - O Mundo da Mente NOVO!!! 14.03.2020




Rudolf Steiner - A Crônica do Akasha

Rudolf Steiner - A Arte da Educação I

Rudolf Steiner - A Arte da Educação II

Rudolf Steiner - A Arte da Educação III

Rudolf Steiner - A Ciência Oculta

Rudolf Steiner - A Educação da Criança (Segundo a Ciência Espiritual)

Rudolf Steiner - A Eterização do Sangue

Rudolf Steiner - A Filosofia da Liberdade

Rudolf Steiner - A Fisiologia Oculta

Rudolf Steiner - Arte e Estética Segundo Goethe
Rudolf Steiner - As Manifestações do Carma

Rudolf Steiner - As Origens do Pai-Nosso

Rudolf Steiner - Carências da Alma em Nossa Época

Rudolf Steiner - Como Atua o Carma  

Rudolf Steiner - Educação na Puberdade (O Ensino Criativo)

Rudolf Steiner - Matéria, Forma e Essência

Rudolf Steiner - O Anjo em Nosso Corpo Astral

Rudolf Steiner - O Conhecimento Iniciático

Rudolf Steiner - O Evangelho Segundo Lucas

Rudolf Steiner - O Evangelho Segundo Marcos


Rudolf Steiner - O Limiar do Mundo Espiritual

Rudolf Steiner - O Método Cognitivo de Goethe

Rudolf Steiner - O Mistério dos Temperamentos

Rudolf Steiner - Os Contos de Fadas

Rudolf Steiner - Os Doze Sentidos 

Rudol Steiner - Os Graus do Conhecimento Superior

Rudolf Steiner - Reencarnação e Carma 

Rudolf Steiner - Seres Elementares e Seres Espirituais
Rudolf Steiner - Teosofia



Trigueirinho - Nossa Vida nos Sonhos 

Trigueirinho - A Energia dos Raios em Nossa Vida

Trigueirinho - Hora de Crescer Interiormente 

Trigueirinho - Caminhos para a Cura Interior  

Trigueirinho - O Novo Começo do Mundo  
Trigueirinho - A Quinta Raça 

Trigueirinho - A Nave de Noé 

Trigueirinho - História Escrita nos Espelhos 

Trigueirinho - O Mistério da Cruz na Atual Transição Planetária 

Trigueirinho - Paz Interna em Tempos Críticos 
Trigueirinho - Niskalkat 
Trigueirinho - Glossário Esotérico 
Trigueirinho - Mensagens para uma Vida de Harmonia  

Trigueirinho - Impulsos  
Trigueirinho - A Formação de Curadores

Trigueirinho - A Hora do Resgate

Trigueirinho - A Morada dos Elísios 

Trigueirinho - A Voz de Amhaj 

Trigueirinho - As Chaves de Ouro

Trigueirinho - Não Estamos Sós

Trigueirinho - O Livro dos Sinais
Trigueirinho - O Nascimento da Humanidade Futura 

Trigueirinho - Portas do Cosmos

Trigueirinho - Sinais de Contato


Trigueirinho - Ventos do Espírito
Trigueirinho - Versos Livres





Paramhansa Yogananda


Yogananda - Como Ser Feliz o Tempo Todo
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZX0hhbWpQLTRDYms/edit?usp=sharing
Yogananda - Como Ter Coragem, Serenidade e Confiança
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZNEdYVXoyY1BuMTA/edit?usp=sharing
Yogananda - Karma e Reencarnação
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZNmltMnpDTEx3ZmM/view?usp=sharing
Yogananda - A Espiritualidade nos Relacionamentos
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZNFdwc0pqbFNPUmM/view?usp=sharing
Yogananda - Como Alcançar o Sucesso
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQ291MUIzX1pzdGM/view?usp=sharing
Yogananda - Onde Existe Luz NOVO!!! 06.12.2019
https://drive.google.com/file/d/1Cnu8q-6_0CrCgNogB1gqf3xVrt5oe9Tk/view?usp=sharing




Ramatís


Obras psicografadas por Hercílio Maes


Ramatís - 01 - A Vida no Planeta Marte 
Ramatís - 02 - Mensagens do Astral
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZVHhWcEZMc19PUXM/edit?usp=sharing
Ramatís - 03 - A Vida Além da Sepultura
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZVHFWYk8yN1Q4Sms/edit?usp=sharing
Ramatís - 04 - A Sobrevivência do Espírito
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQmdwQWpGZjVuRVk/edit?usp=sharing
Ramatís - 05 - Fisiologia da Alma
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZOWJVZFpOMUVxVWc/edit?usp=sharing
Ramatís - 06 - Mediunismo
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZcGEySUIxYWhXZGM/edit?usp=sharing
Ramatís - 07 - Mediunidade de Cura
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZcUtwcEN3RnZKMnM/edit?usp=sharing
 Ramatís - 12 - A Vida Humana e o Espírito Imortal
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZRDN4bDhFR2ZXejQ/edit?usp=sharing


Obras psicografadas por América Paoliello Marques  

  
Ramatís - 15 - Mensagens do Grande Coração
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQ21EUEhoOUlJQ2c/edit?usp=sharing
Ramatís - 16 - Brasil, Terra de Promissão
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZZnVEY3BndmJtV0E/edit?usp=sharing
Ramatís -  17 - Jesus e a Jerusalém Renovada


Obras psicografadas por Maria Margarida Liguori


Ramatís - 20 - Momento de Reflexão Vol. 1
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZUkh4WFNrX0lsUzg/edit?usp=sharing
Ramatís - 24 - O Despertar da Consciência         


Obra psicografada por Beatriz Bergamo 

  Ramatís - 27 - Gotas de Luz


Obra psicografada por Hur Than De Shidha 

 Ramatís - 32 - O Astro Intruso


Obras psicografadas por Norberto Peixoto


Ramatís - 33 - Chama Crística
Ramatís - 36 - Jardim dos Orixás
Ramatís - 37 - Vozes de Aruanda
Ramatís - 38 - A Missão da Umbanda
Ramatís - 39 - Umbanda Pé no Chão
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZdW41Z2N5VVlGWGM/edit?usp=sharing
Ramatís - 42 - O Triunfo do Mestre 
Ramatís - 43 - Aos Pés do Preto Velho
Ramatís - 44 - Reza Forte




 

W. W. da Matta e Silva



W. W. da Matta e Silva - Umbanda e o Poder da Mediunidade



Helena P. Blavatsky


Ísis Sem Véu

VOLUME I - CIÊNCIA I

Prefácio
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZWGV0T3hiMG1BaXc/view?usp=sharing
Capítulo 1 - Coisas Velhas com Nomes Novos 
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQXA1cXk2MFZEekE/view?usp=sharing
Capítulo 2 - Fenômenos e Forças
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZWmtWUW5wRER6YTA/view?usp=sharing
Capítulo 4 - Teorias a Respeito dos Fenômenos Psíquicos


Jorge Elias Adoum



Jorge Adoum - Do Sexo à Divindade
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZeW51MTlqTDN1WlU/edit?usp=sharing
Jorge Adoum - A Magia do Verbo ou o Poder das Letras 
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZOENtc3RYQ0lmU2c/edit?usp=sharing
Jorge Adoum - Poderes ou o Livro que Diviniza
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZS2dLOHVYRzhYTEE/edit?usp=sharing
Jorge Adoum - A Sarça de Horeb
Jorge Adoum - Cosmogênese  
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZRGZSSDZNRklvUzg/edit?usp=sharing
Jorge Adoum - Rasgando Véus
Jorge Adoum - O Livro Sem Título de um Autor Sem Nome


Santiago Bovisio



PRIMEIRA PARTE
CURSOS DOUTRINÁRIOS


Curso 1 - Desenvolvimento Espiritual 
https://drive.google.com/file/d/1KzlQZ0c3zqNC4FrrtLVcIubhsZxf7L2O/view?usp=sharing

SEGUNDA PARTE
CURSOS ASCÉTICOS MÍSTICOS

Curso 13 - A Ascética da Oração
https://drive.google.com/file/d/1MC_xeRmbNKPaB17RnRCab0vC-xDQKffY/view?usp=sharing
TERCEIRA PARTE
CURSOS DE HISTÓRIA

QUARTA PARTE

QUINTA PARTE

SEXTA PARTE
CURSOS SOBRE AS COMUNIDADES


Francisco Cândido Xavier


Obras ditadas pelo espírito André Luiz 


Chico Xavier - 1 - Nosso Lar 
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZU1VodlRuaFJld3c/edit?usp=sharing
Chico Xavier - 3 - Missionários da Luz
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZSWExZ19wVzQ2aXM/edit?usp=sharing
Chico Xavier - 4 - Obreiros da Vida Eterna
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQlB4UkNxZlBsRVE/edit?usp=sharing
Chico Xavier - 7 - Entre a Terra e o Céu
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZejJXQmlRUEpSRmM/edit?usp=sharing
Chico Xavier - 8 - Nos Domínios da Mediunidade
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZb0t6LWxYaHB4MWM/edit?usp=sharing
Chico Xavier - 11 - Mecanismos da Mediunidade
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZY2JHa1ZGVWk5QjA/edit?usp=sharing






Buda - Dhammapada e Atthaka
Pitágoras - Os Versos de Ouro
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZSFY0d25pRzRzSGs/edit?usp=sharing
White Eagle - A Mente Silenciosa 





Papus


Papus - A Pedra Filosofal
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZME41ZDhSaS1HSVE/view?usp=sharing
Papus - A Reencarnação
Papus - Iniciação Astrológica
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZbzJlQVRNTkxvaFU/view?usp=sharing
Papus - Martinesismo Willermosismo Martinismo e Franco-Maçonaria
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZTlQwc01XZ185LTg/view?usp=sharing
Papus - Sepher Yetsirah
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZWWJJbm01S3FJOXc/view?usp=sharing










O RESPONSÁVEL
DESTE BLOG
ADVERTE:

“NEM SÓ DE LIVRO
VIVERÁ O HOMEM
(CONHECIMENTO DE SEGUNDA MÃO)
MAS DE TODO O
RELACIONAMENTO ÍNTIMO
DELICIOSO & GOZOSO
QUE PROCEDE
DA COMUNHÃO
COM O ESPÍRITO
DE DEUS”.






















https://www.youtube.com/watch?v=qADLFj1E65c&list=RDCMUCV7p2362kGftQc07bpVomUQ&start_radio=1&rv=qADLFj1E65c&t=61


O que é a Revolução WOKE que AVANÇA sobre o mundo DESCRISTIANIZADO?

https://www.youtube.com/watch?v=dAAq3Z5nVRU

Pessoas que se identificam como cães fazem protesto: IDEOLOGIA das ESPÉCIES

Infiltração na IGREJA: REPRESENTANTE do Brasil no SÍNODO em ROMA usa linguagem "inclusiva"

https://www.youtube.com/watch?v=PZ8ZVisVCGU

MST doutrina CRIANÇAS para o COMUNISMO

https://www.youtube.com/watch?v=u1fsWPnIWq0

HAMAS diz que CONQUISTARÁ ROMA e ANIQUILARÁ ISRAEL

https://www.youtube.com/watch?v=vfg615BgOXY

SATANISMO cresce no BRASIL: "IGREJA LUCIFERIANA" usa CRUZ INVERTIDA e zomba da QUARESMA 

https://www.youtube.com/watch?v=MXcZcL5gj9c

PADRE em DEFESA do TERROR

https://www.youtube.com/watch?v=tGyf9DnNY9A&t=2s

BALANÇO do SÍNODO DA SINODALIDAE 2023! Quais serão os FRUTOS?

https://www.youtube.com/watch?v=2W1oMquAfAE

CARDEAL de São Paulo assusta católicos com PERSEGUIÇÃO à SANTA MISSA

https://www.youtube.com/watch?v=cyx4wZfokQs

O ENEM virou um exame de QI (QUOCIENTE DE IMBECILIDADE)

https://www.youtube.com/watch?v=SE6wsURivJA

E AGORA DOM ODILO?

https://www.youtube.com/watch?v=6iyca49WdG4

A ESQUERDA NÃO QUER A EXISTÊNCIA DE JUDEUS?

https://www.youtube.com/watch?v=ZTZ1_APBfYw

Profanação no Altar da Catedral de Brasília gera indignação: Orquestra Mundana e Pró-Palestina

https://www.youtube.com/watch?v=Bt_NNufqtf8

FILOSOFIA BOVINA

https://www.youtube.com/watch?v=nl4WcGkU5eI&t=6s

PAPA FRANCISCO remove DOM STRICKLAND por ser católico demais!

https://www.youtube.com/watch?v=DW-B6qfrTlw

CONFIRMADO: FRANCISCO É UM DELES! (29 de Agosto de 2019) 

https://www.youtube.com/watch?v=8DWn8ESapr8

Escola ou antro de degeneração?

https://www.youtube.com/watch?v=awH1ypjUEBg

CULTO ASTECA dentro de IGREJA na ITÁLIA

https://www.youtube.com/watch?v=ikfzSi9yMHg

ATENÇÃO PAIS: Novo livro DOUTRINA Crianças nos Colégios

https://www.youtube.com/watch?v=QQZpwIqFKRg

CONAE 2024: O PLANO DO GOVERNO PARA EDUCAR SEUS FILHOS

https://www.youtube.com/watch?v=VbbaQ_MBL5w&t=0s

PASSOU DOS LIMITES!!!

https://www.youtube.com/watch?v=xYbPr7iTMsQ

FRATERNIDADE COMUNISTA E LGBTXYZCNBB

https://www.youtube.com/watch?v=3Rw4LMmZ6zY



 "UM BISPO VESTIDO DE BRANCO"

(PAPA FAKE)

"TIVEMOS O PRESSENTIMENTO DE QUE ERA O SANTO PADRE"

(LEGÍTIMO SUCESSOR DO PAPA JOÃO PAULO II)

"A RÚSSIA ESPALHARÁ OS SEUS ERROS PELO MUNDO COM O AUXÍLIO DE TODA A BICHARADA POLÍTICA, IDEOLÓGICA, PEDAGÓGICA, JURÍDICA E SACERDOTAL"

RESPEITOSAMENTE: O ADESTRADOR

DEVOTO FERVOROSO 
DO MENINO JESUS E DA SUA MÃE SANTÍSSIMA






OS TEMPOS SÃO CHEGADOS


PERGUNTA:

O QUE É O QUE É
TEM OLHO MAS NÃO VÊ
TEM OUVIDO MAS NÃO OUVE
TEM CABEÇA MAS NÃO PENSA
TEM ALMA MAS DESGRAÇADAMENTE
NÃO PODE GOZAR 
O REINO DOS CÉUS?

RESPOSTA:



FILHOS DA PACHA MAMA
DO DIABO E SEUS DEMÔNIOS
A ÚNICA REVOLUÇÃO
INTELIGENTE E AUDACIOSA
QUE EU CONHEÇO
APROVADA POR TODOS OS SANTOS
E QUE REALMENTE PODE TRANSFORMAR O MUNDO
É A GESTAÇÃO DO HOMEM NOVO
O RESTO
É MERA ESTUPIDEZ MARXISTA
PROPOGADA POR COMUNISTINHAS
ORDINÁRIOS, CANALHAS 
E HIPÓCRITAS
DESPROVIDOS DE TODA SENSIBILIDADE
MORAL, INTELECTUAL 
E ESPIRITUAL


COM REFLEXÃO 
E  PROFUNDO AMOR
O TERROR DOS 
ESQUERDOPATAS

TEMPLÁRIOS, 
OS CAVALEIROS
 DO GRAAL    
    

ECLESIÁSTICO, 7

 

1.Não pratiques o mal, e o mal não te iludirá.

 

2.Afasta-te da injustiça, e a injustiça se afastará de ti.

 

3.Meu filho, não semeies o mal nos sulcos da injustiça, e dele não recolherás o sétuplo.

 

4.Não peças ao Senhor o encargo de guiar outrem nem ao rei um lugar de destaque.

 

5.Não te justifiques perante Deus, pois ele conhece o fundo dos corações; não pretendas parecer sábio diante do rei.

 

6.Não procures tornar-te juiz, se não fores bastante forte para destruir a iniquidade, para que não aconteça que temas perante um homem poderoso, e te exponhas a pecar contra a equidade.

 

7.Não ofendas a população inteira de uma cidade, não te lances em meio da multidão.

 

8.Não acrescentes um segundo pecado ao primeiro, pois mesmo por causa de um só não ficarás impune.

 

9.Não te deixes levar ao desânimo.

 

10.Não descuides de orar nem de dar esmola.*

 

11.Não digas: “Deus há de considerar a quantidade de meus dons; quando os oferecer ao Deus Altíssimo, ele há de aceitá-los”.

 

12.Não zombes de um homem que está na aflição, pois há alguém que humilha e exalta: Deus que tudo vê.

 

13.Não inventes mentira contra teu irmão, não inventes nenhuma mentira contra teu amigo.

 

14.Cuida-te para não dizeres mentira alguma, pois o costume de mentir é coisa má.

 

15.Na companhia dos anciãos, não sejas falador, não multipliques as palavras em tua oração.

 

16.Não abomines as tarefas penosas nem o labor da terra, que foi criado pelo Altíssimo.

 

17.Não te coloques no número das pessoas corrompidas,

 

18.lembra-te de que a cólera não tarda.

 

19.Humilha profundamente o teu espírito, pois o fogo e o verme são o castigo da carne do ímpio.

 

20.Não pratiques o mal contra um amigo que demora em te pagar, não desprezes por causa do ouro um irmão bem-amado.

 

21.Não te afastes da mulher sensata e virtuosa que te foi concedida no temor do Senhor; pois a graça de sua modéstia vale mais do que o ouro.

 

22.Não maltrates um escravo que trabalha pontualmente, nem o operário que te é devotado.

 

23.Que o escravo sensato te seja tão caro quanto a tua própria vida! Não o prives da liberdade nem o abandones na indigência.

 

24.Tens rebanhos? Cuida deles; se te forem úteis, guarda-os em tua casa.

 

25.Tens filhos? Educa-os, e curva-os à obediência desde a infância.

 

26.Tens filhas? Vela pela integridade de seus corpos, não lhes mostres um rosto por demais jovial.

 

27.Casa tua filha, e terás feito um grande negócio; dá-a a um homem sensato.

 

28.Se tiveres mulher conforme teu coração, não a repudies, e não confies na que é odiosa.

 

29.Honra teu pai de todo o coração, não esqueças os gemidos de tua mãe;

 

30.lembra-te de que sem eles não terias nascido, e faze por eles o que fizeram por ti.

 

31.Teme a Deus com toda a tua alma, tem um profundo respeito pelos seus sacerdotes.

 

32.Ama com todas as tuas forças aquele que te criou; não abandones os seus ministros.

 

33.Honra a Deus com toda a tua alma, respeita os sacerdotes; (nos sacrifícios) oferece-lhes as espáduas.

 

34.Dá-lhes, como te foi prescrito, a parte das primícias e das vítimas expiatórias; purifica-te de tuas omissões com pequenas (oferendas);

 

35.oferece ao Senhor os dons das espáduas, os sacrifícios de santificação e as primícias das coisas santas.

 

36.Estende a mão para o pobre, a fim de que sejam perfeitos teu sacrifício e tua oferenda.

 

37.Dá de boa vontade a todos os vivos, não recuses esse benefício a um morto.*

 

38.Não deixes de consolar os que choram, aproxima-te dos que estão aflitos.

 

39.Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade.

 

40.Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás.

 

BÍBLIA AVE MARIA

 

Versículos relacionados com Eclesiástico, 7:


Eclesiástico 7 contém uma série de conselhos práticos e morais sobre como viver uma vida justa e virtuosa, incluindo a importância de ter temor a Deus, evitar o orgulho e a inveja, e buscar a sabedoria. Abaixo estão cinco versículos relacionados com esses temas:

 

Provérbios 22:4: "A recompensa da humildade e do temor do Senhor é riqueza, honra e vida." Este versículo destaca a importância do temor a Deus e da humildade, que são temas abordados em Eclesiástico 7.

 

Tiago 3:13: "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de conduta as suas obras, em sabedoria." Esse verso incentiva as pessoas a demonstrarem sabedoria através de suas ações e comportamento.

 

Provérbios 27:4: "O furor é cruel, a ira é como uma inundação, mas quem é capaz de resistir à inveja?" Este verso adverte contra a inveja, um tema abordado em Eclesiástico 7.

 

Provérbios 3:5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; em todos os seus caminhos, reconheça-o, e ele endireitará as suas veredas." Esse versículo destaca a importância de confiar em Deus e buscar sua orientação em todos os aspectos da vida.

 

Provérbios 4:7: "A sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento." Este verso incentiva a busca pela sabedoria, um tema central em Eclesiástico 7.


Sagrado Coração de Jesus


PROMESSA DE GRAÇAS POR INTERCESSÃO DA IRMÃ MARIA DO DIVINO CORAÇÃO

«Fica sabendo, Minha filha, que da caridade do Meu Coração, quero fazer descer torrentes de graças através do teu coração para dentro do coração dos outros. É esta a razão porque hão-de dirigir-se com confiança a ti; não são as tuas qualidades, mas sou Eu mesmo a causa disso. Nunca ninguém que se encontrar contigo se afastará sem que a sua alma seja de qualquer maneira consolada, aliviada ou santificada, ou sem haver recebido alguma graça, nem até o mais endurecido pecador… dele depende aproveitar-se desta graça.»


Beata Maria do Divino Coração

"Nunca pude separar a devoção ao Coração de Jesus da devoção ao Santíssimo Sacramento; e nunca serei capaz de explicar como e quanto o Sagrado Coração de Jesus se dignou favorecer-me no Santíssimo Sacramento da Eucaristia".



Santa Margarida Maria de Alacoque


Santo Inácio de Loyola e
São Luís de Gonzaga

São João Eudes

São Bento de Núrsia

Salve São João Batista

"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; pois, toda árvore não produzindo fruto bom, é cortada e lançada no fogo."

Salve Santo Inácio de Loyola

Salve Santo Afonso Maria de Ligório

Salve São João Maria Vianney

Salve São Domingos de Gusmão

Salve Santa Teresa Benedita da Cruz

Salve São José de Cupertino

Meus filhinhos, 
acautelai-vos 
que nenhuma besta 
vos engane.

Religião sem santidade 
é mais uma picaretagem 
e avacalhação 
da bicharada 
político-ideológica
-sacerdotal. 

Seus animais!!! 

Eu também gosto de pensar 
que o inferno 
está vazio.


Levítico 19:2

Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos; porque eu o SENHOR vosso Deus sou santo.


1 Pedro 1:15-16

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.


1 Tessalonicenses 4:7

"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade."

 

Romanos 12:1-2

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; que é o vosso culto racional."

 

Efésios 5:3

"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos."


Hebreus 12:14

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."


2 Coríntios 7:1

"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus."


Levítico 20:7

"Consagrem-se, pois, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês."

 

Efésios 1:4

"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença."

 

1 Pedro 2:9

"Mas vocês são a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus, para que proclamem as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."

 

Romanos 6:19

"Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade."

 

Colossenses 1:21-22

"Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação."

 

1 Coríntios 6:19-20

"Não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, proveniente de Deus? E que vocês não são de vocês mesmos? Porque foram comprados por preço. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de vocês."

 

Hebreus 10:14

"Porque com uma única oferta ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados."

 

1 Tessalonicenses 4:3-5

"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa."

 

Romanos 12:2

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

 

Apocalipse 22:11

"Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem é sujo, fique sujo ainda; quem é justo, pratique a justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda."


Salmo 30:4: "Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome."

 

Isaías 35:8: "E haverá ali uma vereda, um caminho, e será chamado Caminho de Santidade; o imundo não passará por ele."


A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,

não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.



QUEM SERÁ O PRÓXIMO PAPA

https://www.youtube.com/watch?v=vFF84nWXekc

 

POR QUE O PROÓXIMO PAPA SERÁ INVÁLIDO

https://www.youtube.com/watch?v=R9f9s3x38t8&t=21s

 

O GOLPE CONTRA BENTO XVI

https://www.youtube.com/watch?v=qPZEBGCZSG8

 

O CONTRA GOLPE DE BENTO XVI

https://www.youtube.com/watch?v=LswfqXithiM




45 comentários:

  1. Capítulo 14
    APRESSE-SE DEVAGAR


    JESUS DISSE: BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU; ELE ENCONTROU A VIDA.

    JESUS DISSE: OLHEM PARA O VIVO ENQUANTO VOCÊS VIVEM, PARA QUE NÃO MORRAM E PROCUREM VÊ-LO SEM PODER VÊ-LO.

    ELES VIRAM UM SAMARITANO CARREGANDO UM CORDEIRO A CAMINHO DA JUDÉIA.

    ELE DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: POR QUE ESSE HOMEM CARREGA O CORDEIRO CONSIGO?

    ELES LHE RESPONDERAM: PARA MATÁ-LO E COMÊ-LO.

    ELE LHES DISSE: ENQUANTO ESTIVER VIVO, ELE NÃO O COMERÁ, MAS SOMENTE SE O TIVER MATADO E ELE SE TORNAR UM CADÁVER.

    ELES DISSERAM: CASO CONTRÁRIO, ELE NÃO SERÁ CAPAZ DE FAZÊ-LO.

    ELE LHES DISSE: VOCÊS MESMOS, PROCUREM UM LUGAR PARA DESCANSAR, PARA QUE NÃO SE TORNEM CADÁVERES E SEJAM COMIDOS.

    JESUS DISSE: DOIS DESCANSARÃO EM UMA CAMA: UM MORRERÁ, O OUTRO VIVERÁ.


    Desde os tempos mais antigos, o homem tem perguntado repetidamente por que existe sofrimento na vida. Se Deus é o pai, então por que existe tanto sofrimento? Se Deus é amor e Deus é compaixão, então por que a existência sofre? E não houve uma resposta satisfatória para isso. Mas se você compreender Jesus, compreenderá a resposta. O homem sofre porque não há outra maneira de amadurecer, de crescer. O homem sofre porque somente através do sofrimento ele pode se tornar mais consciente. E a consciência é a chave.

    ResponderExcluir
  2. Observe sua própria vida: sempre que você está confortável, à vontade, feliz, a consciência se perde. Então você vive em uma espécie de sono, vive como se estivesse hipnotizado, vive como se fosse um sonâmbulo; você se move e faz coisas — mas de forma sonâmbula. É por isso que, sempre que não há sofrimento, a religião desaparece da sua vida. Então você nunca vai ao templo, isso não faz sentido para você; então você não reza a Deus, porque... para quê? Parece não haver motivo.

    Sempre que há sofrimento, você se move em direção ao templo, seus olhos se movem em direção a Deus, seu coração se move em direção à oração. Há algo oculto no sofrimento que o torna mais consciente de quem você é, por que você existe, para onde você está indo. Em um momento de sofrimento, sua consciência é intensa.

    Nada pode ser sem sentido neste mundo. É um cosmos, não é um caos. Você pode não ser capaz de entender — isso é outra coisa — porque conhece apenas fragmentos, não conhece o todo. Sua experiência de vida é como se você tivesse apenas uma página rasgada de um romance: você a lê, mas ela não faz sentido porque é apenas um pequeno fragmento, você não conhece a história completa. Quando você conhecer a história completa, essa página se tornará compreensível, coerente e significativa.

    O que é significado? Significado significa conhecer o fragmento em relação ao todo; significado é uma relação do fragmento com o todo. Um louco falando na rua não tem sentido. Por quê? Porque você não pode relacionar o que ele fala com nada, o que ele fala é um fragmento. Mas ele não está falando com ninguém, não há necessidade, não há ninguém com quem falar. O que ele fala é fragmentário, não faz parte de um todo maior, é por isso que é incoerente. As mesmas palavras podem ser usadas por outro homem — exatamente as mesmas palavras —, mas ele está falando com alguém, então isso tem significado. Por quê? As palavras são as mesmas, as frases são as mesmas, os gestos são os mesmos, e você diz que um homem é louco e o outro não é louco. Por quê? — porque há alguém para ouvir; o fragmento não é fragmentário, tornou-se parte de um todo maior, carrega significado.

    ResponderExcluir
  3. Corte um pedaço de uma pintura de Picasso: não tem sentido, é apenas um fragmento, e um fragmento está morto. Coloque-o de volta na pintura e, de repente, o significado aparece; tornou-se coerente porque agora faz parte do todo. Somente quando você faz parte do todo é que você tem significado. E se o homem moderno parece sentir continuamente que se tornou sem sentido, é porque Deus foi negado — ou esquecido. Sem Deus, o homem nunca pode ter significado, porque Deus significa o todo e o homem é apenas um fragmento. Você é apenas uma linha de poesia — sozinho, você é apenas algaravia. Com o poema inteiro, o significado aparece, porque o significado está na relação com o todo. Lembre-se disso.

    Isso me lembra um sonho de Bertrand Russell. Ele era ateu, nunca acreditou em Deus, nunca conseguiu ver um significado mais amplo que pudesse compreender o todo. Ele relata um sonho: certa noite, ouviu alguém batendo à porta enquanto dormia. Então, no sonho, ele foi abrir a porta e viu o velho Deus parado ali. Ele não conseguia acreditar no que via, porque nunca acreditou — mesmo em seu sonho, ele se lembrava de que “não acredita em Deus”. Mas o velho parecia tão esquecido por todos, abandonado por todos; suas roupas estavam esfarrapadas, havia sujeira acumulada em seu rosto e corpo; ele parecia tão desatualizado — quase como uma pintura desbotada em que não se consegue ver claramente o que está acontecendo — que Russell sentiu muita pena dele. Só para animá-lo, ele disse: “Entre!” Ele deu um tapinha nas costas dele como um amigo e disse: “Anime-se!” E então, de repente, ele acordou e o sonho desapareceu.

    Este é o estado do homem moderno, da mente moderna: Deus está fora de moda. Ou você é contra ele ou, no máximo, tem pena dele. Por meio da pena, você pode tentar animá-lo, mas ele não é mais algo significativo para você — apenas uma pintura fora de moda, desbotada, inútil, lixo do passado. Ou ele está morto ou gravemente doente, em seu leito de morte. Mas se o todo está morto, como o fragmento pode ter significado? Se o todo está ultrapassado, como a parte pode ser nova, fresca e jovem? Se a árvore inteira está morta, então qualquer folha da árvore, se pensar que está viva, é simplesmente estúpida. Pode levar um pouco mais de tempo para a folha morrer, mas se a árvore está morta, a folha tem que morrer — ela já está morrendo.

    ResponderExcluir
  4. Se Deus está morto, então o homem não pode viver. E ele está mortalmente doente, porque sem o todo, o fragmento não tem significado. Mas sempre que você está feliz — vislumbres de felicidade, não felicidade de fato — sempre que você está apenas confortável, à vontade, quando nada o perturba, então você pensa que é o todo. E isso é falacioso. Quando você está sofrendo, de repente você se dá conta de que não é o todo. Quando você sofre, de repente você se dá conta de que não está como deveria estar, que algo está errado — o sapato aperta. Algo está errado — e alguma transformação é necessária. Daí o sofrimento.

    O sofrimento traz consciência: o sofrimento traz a sensação de que você precisa mudar, precisa se renovar, precisa renascer. Do jeito que você está, você está sofrendo, então algo precisa ser feito.

    JESUS DISSE: BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU; ELE ENCONTROU A VIDA.

    Parece absurdo e paradoxal! Ele diz: BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU... Sempre chamamos de bem-aventurado aquele homem que nunca sofreu. Mas você já viu algum homem que nunca sofreu? Se você alguma vez vir um homem assim, você o achará absolutamente imaturo, infantil, sem qualquer crescimento, sem qualquer profundidade, sem qualquer consciência — ele será um idiota. E você nunca poderá dizer que ele é bem-aventurado.

    Somente aquele que nunca tentou viver, que tem evitado a vida, pode permanecer sem sofrimento. É por isso que, em famílias muito ricas, só nascem idiotas, porque são muito protegidos. E quando você protege alguém tanto assim, não é proteção contra a morte, é proteção contra a vida. Mas esse é o problema: se você quer proteger alguém contra a morte, você tem que protegê-lo contra a vida, porque a vida leva à morte. Então, não viva se você tem medo de morrer — essa é uma lógica simples — não esteja vivo se você tem medo de morrer; então corte todas as dimensões onde a vida existe. Então você pode simplesmente vegetar.

    Jesus não pode chamar uma vida vegetativa de bem-aventurada, ninguém pode dizer que uma vida vegetativa é bem-aventurada. Essa é a maior desgraça que pode acontecer a um homem, porque ele nunca crescerá em consciência e maturidade; e não terá camadas superiores de consciência, porque essas camadas superiores só surgem quando são desafiadas. O sofrimento é um desafio; quando você sofre, você é desafiado; quando há um problema, você é desafiado. Quando você encontra o problema, só então você cresce. Mais insegurança, mais crescimento; mais segurança, menos crescimento. Se tudo ao seu redor é seguro, você já está em seu túmulo, você não está mais vivo. A vida existe no perigo, a vida sempre existe na possibilidade de se perder. Mas quem se perde pode voltar, quem falha pode ter sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Napoleão foi derrotado. Ele escreveu em seu diário uma bela frase — às vezes, os loucos também fazem belas observações —, dizendo: “Apenas uma luta está perdida, apenas uma batalha está perdida, não a guerra”. Mas, se você quiser vencer a guerra, terá que perder muitas batalhas. Se você tem medo de perder uma batalha, nunca entrará na guerra, e então não haverá possibilidade alguma.

    Sempre que você falhar em algo, não é o fracasso definitivo, você pode transcendê-lo. Da próxima vez, você não precisa fazer isso novamente, da próxima vez, você não precisa cometer o mesmo erro e o mesmo equívoco, da próxima vez, não há necessidade de se mover no sofrimento. Um homem sábio sofre tanto quanto um homem que não é sábio, mas de uma maneira diferente a cada vez. Um homem sábio comete tantos erros — até mais do que um homem estúpido —, mas nunca comete o mesmo erro duas vezes. Essa é a única diferença: a quantidade pode ser maior, mas a qualidade é diferente. Um idiota pode não cometer muitos erros, pode não cometer erros nenhum, porque nunca vai fazer nada. Você só comete um erro quando faz alguma coisa.

    Você pode se perder se procurar e pesquisar, se trilhar o caminho. Se você simplesmente fica sentado em casa, como pode se perder? Se você não fizer nada, nunca cometerá um erro, será um homem sem erros, mas nunca se moverá; aos poucos, você simplesmente apodrecerá, vegetará e morrerá. Nunca tenha medo de cometer erros, apenas lembre-se de que não há necessidade de cometer o mesmo erro duas vezes. Por que você comete o mesmo erro duas vezes? — porque da primeira vez que você o cometeu, não aprendeu nada com ele. É por isso que você tem que cometer erros repetidamente. E as pessoas continuam cometendo os mesmos erros, repetindo-os por toda a vida; elas se movem em círculos. É por isso que os hindus chamam este mundo de sansar.

    Sansar significa roda: você simplesmente repete os mesmos erros repetidamente. As situações podem ser diferentes, mas o erro permanece o mesmo, com a mesma qualidade. O que isso mostra? Mostra que você não está alerta, caso contrário, por que cometer o mesmo erro novamente? Cometa outro, porque assim você aprenderá. Ninguém aprende sem cometer erros. Sempre que você comete um erro, você tem que sofrer. Ninguém aprende sem sofrer. Os hindus dizem que você tem que nascer repetidamente porque ainda não amadureceu.

    ResponderExcluir
  6. Somente uma pessoa madura vai além deste mundo. Aqueles que não amadureceram têm que cair no abismo, têm que aprender. E todo aprendizado é difícil, não há atalhos. Esse caminho difícil é o sofrimento. Não se proteja contra o sofrimento; pelo contrário, mergulhe no sofrimento com a maior consciência possível. Aceite o desafio, enfrente-o! Você crescerá através dele. Tente transcendê-lo, vá além dele. Não tenha medo — uma vez que você tem medo, você já está morrendo. É por isso que Jesus diz: BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU; ELE ENCONTROU A VIDA. E aquele que sofre se torna mais alerta, e o estado de alerta é a chave para o templo da vida. Quanto mais alerta você estiver, mais consciente você será.

    Qual é a diferença entre você e as árvores? As árvores são bonitas, mas não são superiores a você, pois permanecem inconscientes. Uma pedra, uma rocha está ainda abaixo do nível das árvores, mais inconsciente. Uma pedra também sofre, mas não tem consciência disso. Uma árvore também sofre, mas não conscientemente — e se você também sofre sem consciência, então qual é a diferença? Então você é apenas uma árvore em movimento.

    No fundo, o que é essencial para torná-lo humano ainda não aconteceu. A consciência faz de você humano. E essa é a beleza disso: sempre que você está consciente, o sofrimento desaparece. O sofrimento traz consciência, mas se você se move cada vez mais na consciência, o sofrimento desaparece. Essa lei precisa ser compreendida: se sua cabeça está doendo, isso traz consciência, você se torna consciente da sua cabeça; caso contrário, ninguém está consciente da própria cabeça. Você se torna consciente do corpo somente quando algo está errado.

    Em sânscrito, existe uma bela palavra para designar o sofrimento. Chamam-lhe vedana, e vedana tem dois significados: um, sofrimento; o outro, conhecimento. Vedana tem a mesma raiz que veda. Veda significa a fonte do conhecimento. Aqueles que cunharam esta palavra vedana chegaram à conclusão de que o sofrimento é conhecimento. Por isso, utilizaram a mesma raiz para ambas as palavras.

    Se você sofre, imediatamente se torna consciente. O estômago só passa a existir quando você tem dor de estômago. Antes, ele pode ter estado lá, mas não estava em sua consciência. É por isso que a ciência médica, particularmente a Ayurveda, define saúde como ausência de corpo: se você não conhece o corpo, você está saudável; se você conhece o corpo, algo está errado, porque o conhecimento só existe quando algo dá errado. Se você é motorista, um leve ruído no motor e você se torna consciente; caso contrário, tudo estava zumbindo, tudo era monótono, tudo estava bem. Um pequeno ruído em algum lugar do motor, em outras partes do carro, e você se torna consciente de que algo deu errado. Somente quando algo dá errado você se torna consciente.

    ResponderExcluir
  7. E se você se tornar realmente consciente, não se envolverá no errado; pelo contrário, crescerá cada vez mais em sua consciência. Então, um segundo fenômeno acontece: em sua consciência, você percebe que a doença está lá, o desconforto está lá, o sofrimento está lá — mas isso não está em você, está apenas ao seu redor, na circunferência. No centro há consciência, na circunferência há sofrimento, como se o sofrimento pertencesse a outra pessoa: você não se identifica com ele. Então, há uma dor de cabeça, mas ela não é dolorosa para você; é dolorosa para o corpo e você simplesmente está consciente. O corpo se torna o objeto e você se torna o sujeito — há uma separação.

    Na consciência, todas as pontes estão quebradas, a lacuna está imediatamente presente ali. Você pode ver: o corpo sofre, mas a identificação está quebrada. O sofrimento traz consciência, a consciência quebra a identificação — e essa é a chave para a vida.

    BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU; ELE ENCONTROU A VIDA.

    Jesus na cruz é apenas um símbolo do sofrimento final, do sofrimento absoluto, do auge do sofrimento. Quando Jesus estava na cruz, no último momento, ele vacilou um pouco. O sofrimento era demais. Não era um sofrimento comum, não era uma dor física comum, era angústia — não apenas física, mas uma profunda angústia psicológica. E a angústia era esta: de repente, ele começou a sentir: “Será que fui abandonado por Deus? Por que isso está acontecendo comigo? Eu não fiz nada de errado. Por que devo ser crucificado? Por que essa dor? Por que essa crucificação? Por que essa angústia para MIM?” E ele perguntou a Deus: “Por quê?” Ele questionou.

    Deve ter sido um momento de angústia muito profundo, quando todos os fundamentos são abalados e até mesmo a sua fé é abalada. A dor era tanta — a humilhação de tudo isso. As mesmas pessoas para quem ele havia vivido, para quem havia trabalhado, a quem havia servido, a quem havia sido um curador — elas estavam matando-o, e sem motivo algum. Ele perguntou a Deus: “Por quê? Por que isso está acontecendo comigo?” Então, de repente, ele percebeu o motivo, porque se tornou muito consciente; no momento da crucificação, ele chegou à consciência perfeita.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre digo que antes desse momento ele era Jesus, depois desse momento ele se tornou Cristo. Naquele momento, ocorreu uma transformação total. Antes disso, ele estava se aproximando cada vez mais, cada vez mais, cada vez mais, mas o salto final ocorreu naquele momento: Jesus desapareceu e surgiu Cristo — de repente, uma transmutação.

    O que aconteceu? Ele disse: “Por que esse sofrimento para mim? Você me abandonou? Estou abandonado?” E imediatamente após essa angústia, ele disse: “Não! Que seja feita a tua vontade.” Ele aceitou. O “por que” era uma rejeição, porque questionar significa duvidar. Imediatamente ele compreendeu e disse: “Eu aceito e compreendo. Que a tua vontade seja feita, não a minha, porque a minha vontade estará errada.” Então ele relaxou, houve um desapego, a rendição final. No momento da morte, ele também aceitou a morte. Nessa aceitação, ele se tornou vida eterna — a chave foi encontrada. É por isso que ele diz: BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU; ELE ENCONTROU A VIDA.

    Sempre que você sofrer, da próxima vez não reclame, não crie angústia a partir disso. Em vez disso, observe, sinta, veja, olhe para isso de todos os ângulos possíveis. Transforme isso em meditação e veja o que acontece: a energia que estava se movendo para a doença, a energia que estava criando sofrimento, é transformada, a qualidade muda. A mesma energia se torna sua consciência, porque não há duas energias em você, a energia é uma só. Você pode transformá-la em sexo, pode transformá-la e torná-la amor; você pode transformá-la ainda mais e torná-la oração, e você pode transformá-la ainda mais e torná-la consciência — a energia é a mesma.

    Quando você sofre, está dissipando energia; em sua angústia, você está dissipando energia, a energia está vazando. Sempre que houver sofrimento, sacuda-se. Feche os olhos e observe o sofrimento. Seja ele mental, físico, existencial — seja ele qual for, observe-o, transforme-o em meditação. Observe-o como se fosse um objeto.

    Quando você olha para o seu sofrimento como um objeto, você está separado, você não está mais identificado com ele, a ponte está quebrada. E então a energia que iria se mover para o sofrimento não se moverá, porque a ponte não está mais lá. A ponte é a identificação: você sente que é o corpo, então a energia se move para o corpo. Onde quer que você sinta qualquer identificação, sua energia se move para lá.

    ResponderExcluir
  9. Talvez você não saiba disso, mas pode fazer uma experiência simples: se você ama uma mulher, basta sentar-se ao lado dela e sentir-se identificado, como se você fosse a mulher, a amada; e deixe que a mulher sinta que ela é você, o amante. Apenas espere e sinta-se identificado. De repente, vocês dois terão uma descarga de energia. Ambos sentirão que alguma energia passou do outro para você. Os amantes sentem como se uma energia saltasse, como um choque elétrico, e atingisse o outro. Sempre que você se identifica com algo, há uma ponte, e a energia pode passar por essa ponte.

    Quando uma mãe está alimentando seu filho, ela não está apenas dando leite, como sempre se pensou. Agora, os biólogos descobriram um fato mais profundo e dizem que ela está alimentando energia — o leite é apenas a parte física. E eles fizeram muitos experimentos: uma criança é criada, recebe alimentação — a mais perfeita possível, tudo o que a ciência médica descobriu. Tudo é dado, mas a criança não é amada, não é acariciada; a mãe não a toca. O leite é dado por meio de dispositivos mecânicos, são aplicadas injeções, são dadas vitaminas — tudo é perfeito. Mas a criança para de crescer, começa a encolher, como se a vida estivesse se afastando dela. O que está acontecendo? ... Porque tudo o que a mãe estava dando está sendo dado.

    Aconteceu na Alemanha que, durante a guerra, muitos bebês órfãos foram colocados em um hospital. Em poucas semanas, todos estavam quase morrendo. Metade deles morreu — e todos os cuidados foram tomados; cientificamente, eles estavam absolutamente certos, estavam fazendo tudo o que era necessário. Mas por que essas crianças estavam morrendo? Então, um psicanalista observou que elas precisavam de carinho, alguém para abraçá-las, alguém para fazê-las se sentirem importantes. Comida não é comida suficiente. Jesus diz: “O homem não vive só de pão”. É necessário algum alimento interior, algum alimento invisível. Então, o psicanalista estabeleceu uma regra de que quem quer que entrasse na sala — uma enfermeira, um médico, um funcionário — tinha que passar pelo menos cinco minutos na sala para abraçar e brincar com as crianças. E, de repente, elas não estavam mais morrendo, começaram a crescer. E, desde então, muitos experimentos foram feitos.

    Quando uma mãe abraça um filho, a energia flui. Essa energia é invisível — chamamos-lhe amor, calor humano. Algo salta da mãe para o filho, e não só da mãe para o filho, mas também do filho para a mãe. É por isso que uma mulher nunca é tão bonita como quando se torna mãe. Antes, falta-lhe algo, ela não está completa, o círculo está quebrado. Sempre que uma mulher se torna mãe, o círculo se completa. Uma graça vem a ela como se fosse de alguma fonte desconhecida. Então, não é só ela que está alimentando a criança, a criança também está alimentando a mãe. Elas estão felizes “uma na outra”.

    ResponderExcluir
  10. E não há outra relação tão íntima. Nem mesmo os amantes são tão íntimos, porque a criança vem da mãe, do seu próprio sangue, da sua carne e ossos; a criança é apenas uma extensão do seu ser. Isso nunca mais acontecerá, porque ninguém pode ser tão íntimo. Um amante pode estar perto do seu coração, mas a criança viveu dentro do coração. O coração da mãe batia, e esse era o batimento cardíaco da criança, ela não tinha outro coração; o sangue da mãe circulava nela, ela não tinha independência, era apenas parte dela. Durante nove meses, ela permaneceu como parte da mãe, organicamente unida, uma só. A vida da mãe era a vida dela, a morte da mãe teria sido a morte dela. Mesmo depois disso, isso continua: existe uma transferência de energia, uma comunicação de energia.

    Sempre que houver sofrimento, tome consciência; então a ponte será quebrada, então não haverá transferência de energia para o sofrimento. E, aos poucos, o sofrimento diminuirá, porque o sofrimento é seu filho. Você o gerou, você é a causa; e então você o alimenta, você o rega, e então ele cresce e você sofre mais. Então você reclama, então você fica infeliz, então toda a sua atenção se identifica com o sofrimento.

    Ouvi dizer que uma vez aconteceu o seguinte: duas mulheres idosas encontraram-se num mercado. Uma perguntou à outra como se sentia, porque ela estava sempre doente. Há mulheres que se sentem sempre doentes. Algo correu mal; não é doença, é algo mais profundo, uma neurose, porque não conseguem sentir-se à vontade se não estiverem doentes; a doença tornou-se parte do seu ego. Ela perguntou: “Como se sente?”

    A mulher que estava sempre doente ou falando sobre doenças começou. Ela disse: “Muito ruim — nunca esteve tão ruim assim. A artrite está piorando, estou com uma dor de cabeça forte, a dor de estômago está terrível e minhas pernas doem...” e assim por diante.

    O outra disse: “Então vá ao médico”.

    A primeira mulher disse: “Sim, sim, irei quando me sentir um pouco melhor.”

    ResponderExcluir
  11. Mas isso está acontecendo: você irá ao médico quando se sentir um pouco melhor. Mas ninguém vai — quando se sente um pouco melhor, não há necessidade. Vá ao médico quando estiver sofrendo, reze quando houver sofrimento, medite quando houver sofrimento. Não diga: “Vou meditar quando me sentir um pouco melhor”. Isso não vai ajudar — você não vai meditar e vai perder um momento de felicidade, um momento de sofrimento. Medite, fique alerta e consciente. Não perca a oportunidade, é uma bênção.

    Use todo o seu sofrimento para meditar e logo você perceberá que o sofrimento desaparece porque a energia começa a se mover para dentro. Ela não está se movendo para a periferia, para o sofrimento, você não está alimentando seu sofrimento. Parece ilógico, mas essa é a conclusão de todos os místicos do mundo: você alimenta seu sofrimento e o aprecia de maneira sutil, você não quer ficar bem — deve haver algum investimento nisso.

    Buddhas, Jesuses, Zarathustras têm falado em vão, você não os ouve. Eles dizem que existe a possibilidade de uma felicidade suprema. Você os ouve e diz: “Tudo bem, vou ver isso algum dia, quando me sentir melhor”. Mas quando você está feliz, qual é a necessidade? É por isso que Buda insiste: toda a sua vida é sofrimento, dukkha — não espere! Não haverá felicidade na vida que você está vivendo. Fique acordado, observe. É a própria angústia que você chama de “vida”. As pessoas acham que ele devia ser pessimista. Ele não era, ele apenas enfatizava. E você se apegou tanto ao seu sofrimento que não percebe isso.

    Qual é o investimento? Desde o início, desde a infância, uma coisa quase sempre dá errado, e é que sempre que uma criança fica doente, recebe mais atenção. Isso cria uma associação errada: a mãe o ama mais, o pai cuida mais dele; toda a família o coloca no centro, ele se torna a pessoa mais importante. Ninguém se preocupa com uma criança quando ela está bem e saudável, é como se ela não existisse. Quando está doente, ela se torna ditatorial, dita suas condições. Uma vez aprendido esse truque — que sempre que você está doente, você se torna de alguma forma especial —, então todos têm que prestar atenção, porque se não prestarem atenção, você pode fazê-los se sentirem culpados. E ninguém pode dizer nada a você, porque ninguém pode dizer que você é responsável pela sua doença.

    ResponderExcluir
  12. Se a criança estiver fazendo algo errado, você pode dizer: “Você é responsável”. Mas se ela estiver doente, você não pode dizer nada, porque a doença não tem nada a ver com ela — o que ela pode fazer? Mas você não conhece os fatos: noventa por cento das doenças são auto-criadas, geradas por você mesmo para atrair atenção, afeto, importância. E uma criança aprende o truque muito facilmente, porque o problema básico para a criança é que ela é indefesa. O problema básico que ela sente continuamente é que é impotente e todos os outros são poderosos. Mas quando fica doente, ela se torna poderosa e todos os outros ficam impotentes. Ela passa a compreender isso.

    Uma criança é muito sensível em relação ao conhecimento. Ela percebe que “nem mesmo o pai é nada, nem a mãe é nada — ninguém é nada diante de mim quando estou doente”. Então, a doença se torna algo muito significativo, um investimento. Sempre que se sentir negligenciada na vida, sempre que sentir que “estou indefesa”, ela ficará doente, ela criará a doença. E esse é o problema, um problema profundo, porque o que você pode fazer? Quando uma criança está doente, todos têm que prestar atenção.

    Mas agora os psicólogos sugerem que, sempre que uma criança estiver doente, cuide dela, mas não lhe dê muita atenção. Ela deve receber cuidados médicos, mas não psicológicos. Não crie nenhuma associação em sua mente de que a doença compensa, caso contrário, durante toda a sua vida, sempre que sentir que algo está errado, ela ficará doente. Então a mãe não poderá dizer nada, ninguém poderá culpá-la porque ela está doente. E todos terão que ter pena dela e dar-lhe carinho.

    Noventa por cento do sofrimento existe porque você associou algo que lhe parece bom ao sofrimento. Abandone essa associação. Ninguém mais pode fazer isso por você. Abandone essa associação completamente, corte essa associação completamente. O sofrimento é simplesmente um desperdício de energia. Não se envolva nele, não pense que vale a pena. Só há uma maneira pela qual o sofrimento pode valer a pena, e é com a consciência. Torne-se consciente.

    Lembre-se de como abandonar essa associação: primeiro, nunca fale sobre seu sofrimento. Sofra, mas não fale sobre isso. Por que você fala sobre isso? Por que as pessoas ficam falando e entediando os outros com seu sofrimento? Quem está interessado? Mas, apenas para não ofendê-lo, se você começar a falar sobre doenças e angústias, os outros terão que tolerar isso — mas eles começarão a fugir, começarão a querer se livrar de você de alguma forma. Ninguém quer ouvir, porque todos têm muito sofrimento próprio. Quem se importa com o seu sofrimento? Não fale sobre isso, porque falar cria associações.

    ResponderExcluir
  13. Não reclame, porque assim você está pedindo afeto, piedade, compaixão, amor. Não peça, não venda seu sofrimento — recupere seu investimento. Sofra em particular, não torne isso público — então isso se torna um tapascharya, uma austeridade, uma das melhores. Mas observe seus santos: se eles fazem tapascharya, austeridades, eles tornam isso muito público. E eu estou dizendo: torne seu sofrimento privado, então ele se torna tapa, austeridade. Eles tornam isso público, anunciam que vão fazer um longo jejum — todos devem saber.

    São crianças enlouquecidas, são pessoas infantis. Investiram mais do que você: dependem do seu sofrimento, o seu prestígio depende do seu sofrimento — quanto tempo conseguem jejuar, quanto tempo conseguem atrair a atenção de todo o país ou de todo o mundo. São muito astutas, estão usando o sofrimento para explorar os outros. Mas isso é o que todos estão fazendo, só que elas estão levando isso ao extremo. Não faça isso, não tente ser um mártir, é inútil. Não seja um exibicionista.

    Sofra em particular, sofra de forma tão discreta que ninguém perceba que você está sofrendo. E então medite sobre isso: não descarte, acumule dentro de si e feche os olhos para meditar sobre isso. Então a ponte será quebrada.

    É isso que Jesus quer dizer quando afirma: BEM-AVENTURADO É O HOMEM QUE SOFREU — esta é a técnica para sofrer: use o sofrimento como um método — ELE ENCONTROU A VIDA.

    O sofrimento pertence ao reino da morte, a consciência pertence ao reino da vida. Quebre a ponte e você saberá que algo em você, ao seu redor, vai morrer — pertence à morte; e algo em você, sua consciência, não vai morrer, é imortal, pertence à vida. É por isso que o sofrimento pode lhe dar a chave para a vida.

    JESUS DISSE: OLHEM PARA O VIVO ENQUANTO VOCÊS VIVEM, PARA QUE NÃO MORRAM E PROCUREM VÊ-LO SEM PODER VÊ-LO.

    Estas são as técnicas: OLHEM PARA O VIVO... Em você há alguém que é vivo e alguém que já está morto. Em você, dois mundos se encontram, o mundo da matéria e o mundo do espírito — você existe na fronteira. Em você, dois reinos se encontram, o reino da morte e o reino da vida — você existe entre eles. Se você prestar muita atenção ao que pertence à morte, permanecerá sempre com medo, sofrendo, temeroso. Se prestar atenção ao seu centro, que pertence à vida, à vida eterna, à imortalidade, o medo desaparecerá.

    ResponderExcluir
  14. Jesus diz: OLHEM PARA O VIVO ENQUANTO VOCÊS VIVEM... Não perca essa oportunidade, porque no momento da morte será muito, muito difícil olhar para o vivo.

    Se durante toda a sua vida você esteve atento ao reino da morte — o reino das coisas, o reino da matéria e do mundo —, se você esteve atento apenas ao reino da morte, será difícil, quase impossível, olhar para o reino da vida quando você estiver morto ou morrendo. Como você pode de repente virar as costas, como você pode de repente virar a cabeça? Será impossível, você ficará paralisado. Durante toda a sua vida você esteve olhando para fora, seu pescoço ficará paralisado, você não poderá se virar. É necessário um movimento contínuo em direção ao mundo da imortalidade enquanto você vive.

    OLHEM PARA O VIVO ENQUANTO VOCÊS VIVEM...

    Sempre que tiver um momento de silêncio, feche os olhos e olhe para dentro de si mesmo, para que seu pescoço permaneça flexível; caso contrário, no momento da morte, você ficará paralisado. Você gostaria de ver a vida eterna, mas não será capaz, porque não poderá voltar atrás.

    PARA QUE NÃO MORRAM E PROCUREM VÊ-LO SEM PODER VÊ-LO

    E ele está aí dentro de você, mas você fica fixado, fica obcecado. A obsessão pelo exterior tem que ser quebrada. Não há necessidade de fugir para a floresta, isso não ajudará, mas em vinte e quatro horas você tem momentos suficientes para olhar para dentro. Não os perca! Sempre que encontrar tempo, basta fechar os olhos, mesmo que seja por um único momento, e olhar para dentro, em direção ao ser vivo. Ele está lá, basta um pouco de prática para ver e entrar em sintonia com a escuridão interior. Está escuro agora porque você está em sintonia com a luz exterior.

    Quando você se sintonizar com a luz interior, verá que é uma luz difusa, não escura; uma luz muito silenciosa, muito consoladora, calmante, mas não intensa — é um crepúsculo. É como quando o sol ainda não nasceu e a noite está quase acabando. É o que os hindus chamam de brahmamuhurta.

    Por que chamam isso de Brahmamuhurta, o momento de Deus? Chamam assim por causa dessa coisa interior: quando você está se voltando para dentro, a luz exterior se foi e a escuridão interior ainda não se foi, porque é preciso entrar em sintonia, só então ela se vai. Há um crepúsculo, sandhyakal, um momento em que não há luz nem escuridão. Isso é chamado de Brahmamuhurta, o momento do divino. Sintonize-se, olhe, espere, observe. Em breve seus olhos se acostumarão e você será capaz de ver.

    ResponderExcluir
  15. Não há luz intensa, apenas luz difusa, porque não é gerada por um sol. É apenas sua luz natural, não gerada por nada mais. É sua própria luz, sua própria aura interior — ela está lá. Sempre que você tiver tempo, não o desperdice. E então você encontrará momentos suficientes: ao ir dormir, olhe para dentro; o dia passou, o mundo da morte não existe mais, você vai se retirar — olhe para dentro. De manhã, quando você perceber que o sono acabou, não há necessidade de pular da cama e entrar no mundo. Espere um pouco, feche os olhos, olhe para dentro: está silencioso. O descanso de toda a noite ajuda, você não está tão tenso, será mais fácil se mover para dentro.

    É por isso que todas as religiões insistem na oração quando você vai dormir e na oração quando você volta do mundo do sono. Esses momentos são muito bons. À noite, você está cansado do mundo, está farto do mundo, está pronto para olhar para outra coisa. De manhã, você descansou e o descanso ajuda, você pode olhar para o seu interior. É isso que Jesus diz:

    OLHEM PARA O VIVO ENQUANTO VOCÊS VIVEM, PARA QUE NÃO MORRAM E PROCUREM VÊ-LO SEM PODER VÊ-LO.

    E ele estará lá, mas você não poderá vê-lo apenas por causa de uma prática errada ao longo de toda a sua vida.

    ELES VIRAM UM SAMARITANO CARREGANDO UM CORDEIRO A CAMINHO DA JUDÉIA.

    ELE DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: POR QUE ESSE HOMEM CARREGA O CORDEIRO CONSIGO?

    ELES LHE RESPONDERAM: PARA MATÁ-LO E COMÊ-LO.

    ELE LHES DISSE: ENQUANTO ESTIVER VIVO, ELE NÃO O COMERÁ, MAS SOMENTE SE O TIVER MATADO E ELE SE TORNAR UM CADÁVER.

    ELES DISSERAM: CASO CONTRÁRIO, ELE NÃO SERÁ CAPAZ DE FAZÊ-LO.

    ELE LHES DISSE: VOCÊS MESMOS, PROCUREM UM LUGAR PARA DESCANSAR, PARA QUE NÃO SE TORNEM CADÁVERES E SEJAM COMIDOS.

    ResponderExcluir
  16. Seu corpo vai se tornar alimento para os vermes, para os pássaros. Seu corpo é alimento, nada mais, não pode ser outra coisa — seu corpo vem do alimento. É por isso que, se você não comer, seu corpo começará a desaparecer. Se você fizer um jejum, um quilo do seu corpo desaparecerá a cada dia. Para onde vai esse corpo? Todos os dias você tem que enchê-lo de alimento — ele é um subproduto do alimento. Então, quando você morrer, o que acontecerá com seu corpo? O mundo o usará como alimento: os vermes da terra o comerão, ou os pássaros do céu o comerão. Isso apenas lhe causa medo, você fica apreensivo pensando: “Eu serei comido”. Por causa disso, em todo o mundo, as pessoas criaram maneiras de não serem comidas. Mas elas são tolas!

    Os hindus queimam o corpo morto apenas para evitar uma coisa: que ele não seja comido. Os muçulmanos colocam o corpo morto dentro de um caixão e o colocam em uma sepultura apenas para protegê-lo. Os cristãos fazem o mesmo. Apenas os zoroastrianos não fazem isso: eles deixam o corpo para se tornar alimento. Eles são os mais naturais em relação a isso e também os mais científicos, porque não se deve destruir alimentos. Você tem comido pássaros, animais, frutas, toda a sua vida, e agora acumulou um corpo de 90 quilos e o destrói, o queima. Isso não é bom, você não é grato ao mundo. Você deveria devolvê-lo ao mundo da comida — ele é comida!

    E por que você acha que queimar é melhor, jogar no fogo é melhor do que deixar ser comido por um verme, por um pássaro ou por um animal? Por quê? Porque lá também há fogo queimando — no estômago do pássaro, no estômago do leão — e esse fogo vai dissolver seu corpo. Mas esse é um fogo natural e, pelo menos, vai saciar alguma fome em algum lugar.

    Apenas os parsis permaneceram naturais em relação a isso, mas mesmo eles estão agora hesitantes, porque todos dizem: “Isso é errado — abandonar seu pai, sua mãe... Que tipo de pessoas vocês são? Vocês são muito cruéis!” Mas jogar um cadáver no fogo não é cruel? Ou enterrá-lo profundamente na terra não é cruel? Eles são mais ecológicos, estão completando o ciclo. Hindus, muçulmanos e cristãos são menos ecológicos, estão quebrando o ciclo e isso não é bom.

    ResponderExcluir
  17. Jesus diz: “Se você não perceber o que é interior, o que é vivo, o que é consciente, então você será apenas devorado, só isso”. Toda a sua vida foi fútil: comer a vida inteira, trabalhar para comer e depois ser devorado — essa é toda a história. “Uma história contada por um idiota, cheia de fúria e ruído, sem significado algum”. A vida inteira uma luta para comer e depois ser comido. Qual é o significado disso?

    Jesus diz: “Antes de morrer, antes de ser devorado, perceba o que não é alimento em você, o que não é criado pelo alimento em você”. Então você terá que entender mais uma coisa.

    Todas as religiões já experimentaram o jejum. Por quê? Porque quando você jejua, a consciência se intensifica, pois não está ligada à comida. Na verdade, a comida destrói a consciência, e quando você não come, fica mais consciente, pois a comida causa uma espécie de sono, é um intoxicante. Então, se você come demais, imediatamente sente sono, é como o álcool; sempre que você come, precisa dormir. Se você alguma vez jejuar, descobrirá que é difícil dormir naquela noite. Você acha que é por causa da fome? Não, é porque sem comida, há mais consciência.

    E se você fizer um jejum prolongado, após o terceiro, quarto ou quinto dia, a fome desaparece, porque o corpo insiste por três, quatro, cinco dias — o corpo não tem uma memória muito longa — ele insiste no velho hábito por alguns dias e, então, se você não lhe der ouvidos, o corpo faz seus ajustes de uma maneira diferente. O corpo tem um arranjo duplo, necessário como medida de segurança. Todos os dias você tem que comer para dar ao corpo sua cota diária. Se você não lhe der comida por cinco a sete dias, então o corpo tem uma medida de emergência: a carne acumulada no corpo, a gordura acumulada — ela se acumula...

    Toda pessoa comum e saudável acumula gordura suficiente para pelo menos três meses; isso é uma reserva. Quando o corpo pensa que você não vai lhe dar comida, ele começa a comer sua própria reserva. Quando o corpo começa a comer sua própria reserva, a consciência não está envolvida nisso de forma alguma. Você não precisa sair para ganhar dinheiro, trabalhar, se cansar e depois dar comida ao corpo. E quando você lhe dá comida, para absorver a comida, para digeri-la, toda a sua energia é necessária. É por isso que, imediatamente após comer, sua cabeça fica sonolenta: porque a energia que estava trabalhando como consciência é necessária no estômago para funcionar como força digestiva; ela se move imediatamente.

    ResponderExcluir
  18. Portanto, as pessoas que comem demais não conseguem meditar bem, é impossível! Elas conseguem dormir bem, mas não conseguem estar conscientes, não conseguem estar muito conscientes. Elas são comida e nada mais — e serão comidas; toda a sua vida é um ciclo alimentar. Todas as religiões perceberam que, se você jejuar, a consciência aumenta, porque a energia é liberada quando não há nada para digerir. Nada para ser ingerido e expelido, todo o trabalho para. O trabalho na fábrica do corpo não existe, a fábrica está fechada. Então, toda a energia que você tem se transforma em consciência. É por isso que é difícil dormir quando você está em jejum.

    E se você estiver em jejum por pelo menos vinte, trinta, quarenta dias, terá um novo tipo de sono: seu corpo dormirá e você permanecerá alerta. Foi isso que Krishna disse a Arjuna: “Quando todos estão dormindo, um iogue permanece acordado”. Foi isso que Buda disse: “Mesmo quando estou dormindo, não estou dormindo — apenas o corpo dorme”. É por isso que, quando Mahavira dormia, ele nunca se movia durante o sono — nem mesmo um único movimento. Ele nunca mudava de lado porque permanecia alerta. E ele dizia: “Mudar de lado não será bom; algum inseto pode ter rastejado por baixo” — porque ele costumava dormir no chão ou debaixo de uma árvore — “e se eu me mover no escuro e mudar de lado, pode haver alguma violência — sem saber, mas ainda assim. ... E se eu puder evitar isso...” Então, ele permaneceu perfeitamente na mesma postura a noite toda, permaneceu exatamente como estava quando adormeceu, sem sequer mover a mão. Isso só pode ser feito se você estiver perfeitamente consciente durante o sono; caso contrário, você não saberá quando se moveu.

    Se você se tornar consciente, então você se tornará consciente de uma dimensão diferente dentro de você. O visível pertence à morte, o invisível pertence ao imortal.

    Jesus diz:

    VOCÊS MESMOS, PROCUREM UM LUGAR PARA DESCANSAR — procurem um estado de silêncio, repouso, tranquilidade, equilíbrio, onde possam se tornar conscientes do ser vivo — PARA QUE NÃO SE TORNEM CADÁVERES E SEJAM COMIDOS.

    JESUS DISSE: DOIS DESCANSARÃO EM UMA CAMA: UM MORRERÁ, O OUTRO VIVERÁ.

    ResponderExcluir
  19. Exatamente as mesmas palavras estão nos Upanishads. Eles dizem que há dois pássaros em uma árvore, um sentado em um galho mais baixo, outro sentado em um galho mais alto. O pássaro no galho mais baixo pensa, se preocupa, deseja, exige, acumula, luta, compete; permanece em angústia, tensão, pula deste galho para aquele, sempre se movendo, nunca em repouso. O outro pássaro, que está sentado em um galho mais alto, está em repouso. Ele está tão silencioso, como se não estivesse lá. Ele não tem desejos, não tem sonhos. Ele não tem necessidades a satisfazer, como se tudo estivesse satisfeito, como se ele tivesse alcançado tudo, sem ter para onde ir. Ele simplesmente fica sentado, curtindo a vida, e observa o pássaro que está no galho mais baixo.

    Essas são as duas dimensões em você. Você é a árvore. E a parte inferior está sempre perturbada. A parte inferior é o seu corpo e as necessidades e desejos corporais, e se você se esquecer completamente de si mesmo nela, então você se torna um com ela. No galho mais alto, no topo da árvore, está o outro pássaro, que é uma testemunha, que simplesmente olha para baixo para esse pássaro tolo pulando, movendo-se em angústia, ansiedade, raiva, sexo. Tudo acontece com ele; este outro pássaro é simplesmente uma testemunha, ele simplesmente observa e observa, ele é apenas um espectador. Você é a árvore. Jesus diz a mesma coisa com um símbolo diferente:

    DOIS DESCANSARÃO EM UMA CAMA — VOCÊ É A CAMA — DOIS DESCANSARÃO EM UMA CAMA: UM MORRERÁ, O OUTRO VIVERÁ. VOCÊ É A CAMA, DOIS ESTÃO LÁ: ...UM MORRERÁ, O OUTRO VIVERÁ.

    Agora, toda a questão é a quem se deve prestar atenção. Para quem você deve se mover, para quem toda a sua energia deve fluir? Quem deve se tornar o seu objetivo?

    Normalmente, aquele que está prestes a morrer é o seu objetivo. É por isso que você está sempre ansioso, porque está construindo uma casa sobre areia. Ela vai desabar — mesmo antes de ser construída, ela vai desabar e se tornar uma ruína. Você está sempre tremendo porque está assinando na água — antes mesmo de terminar, ela já se foi. Sua ansiedade se deve ao fato de você estar preocupado com o reino da morte e não ter olhado para a vida. E em cada cama há duas pessoas dormindo — a outra é apenas uma testemunha.

    ResponderExcluir
  20. Preste mais atenção a isso, volte-se cada vez mais para isso — é isso que significa conversão. Conversão não significa um hindu se tornar cristão, ou um cristão se tornar hindu. Isso é tolice, você simplesmente muda de rótulo. Nada muda porque o homem interior permanece o mesmo, o velho padrão. Conversão significa a mudança da atenção do reino da morte para o reino da vida. É uma reviravolta: olhar para a testemunha, tornar-se um com a testemunha, perder-se na testemunha, na consciência, e então você sabe que o que vai morrer, morrerá. Isso não causa nenhum problema, e você sabe que não vai morrer, então não há medo.

    JESUS DISSE: DOIS DESCANSARÃO EM UMA CAMA: UM MORRERÁ, O OUTRO VIVERÁ.

    E isso depende de você. Se você quer continuar em apuros, nunca preste atenção ao seu interior; se você quer continuar sempre angustiado, permaneça na periferia, não olhe para dentro. Mas se você quer repouso, uma eternidade pacífica, verdade, as portas do céu se abrem para você, então olhe para dentro. É difícil — é difícil porque é muito sutil. Onde o invisível e o visível se encontram, onde a matéria e o espírito se encontram, é muito sutil. Você pode ver a matéria, não pode ver o espírito, ele não pode ser visto. Você pode ver onde o visível termina, não pode ver o invisível, ele não pode ser visto.

    Então, o que deve ser feito? Basta permanecer na fronteira do visível e não olhar para o visível, olhar na direção oposta. Aos poucos, o invisível pode ser sentido. É uma sensação, não é um entendimento; você não pode vê-lo, só pode senti-lo. É como uma brisa: ela vem, você a sente, mas não pode vê-la. É como o céu: ele está lá, mas você não pode dizer onde, não pode apontá-lo, não pode tocá-lo. Ele está sempre lá, você está nele, mas não pode tocá-lo.

    Permaneça na fronteira do visível, olhando na direção oposta. É disso que se trata toda meditação. Sempre que você encontrar um momento de paz, feche os olhos, deixe o corpo para trás e os assuntos corporais e o mundo da morte; o mercado, o escritório, a esposa, os filhos — deixe tudo para trás. Na primeira vez, você não sentirá nada dentro de si.

    Hume disse: “Muitas pessoas falaram sobre entrar e olhar lá dentro. Sempre que olho, não encontro nada — apenas pensamentos, desejos, sonhos, flutuando aqui e ali — apenas um caos”. Você também sentirá o mesmo. E se concluir que não vale a pena ir repetidamente ver esse caos, então você perderá.

    ResponderExcluir
  21. No início, você verá isso, porque seus olhos só conseguem ver isso — eles precisam ser ajustados. Apenas permaneça ali, observando os sonhos flutuantes. Eles flutuam como nuvens no céu, mas entre duas nuvens, às vezes você verá o azul; entre dois sonhos, dois pensamentos, às vezes haverá um vislumbre do céu por trás. Apenas não tenha pressa. É por isso que dizem que, se você se apressar, perderá.

    Há um ditado zen que diz: “Apresse-se devagar”. É isso mesmo! Apresse-se, porque você vai morrer — nesse sentido, apresse-se. Mas, interiormente, se você estiver com muita pressa, vai perder, porque vai tirar conclusões precipitadas, antes que seus olhos se habituem. Não tire conclusões precipitadas.

    Apresse-se devagar. Apenas espere! Vá até lá, sente-se e espere. Aos poucos, um novo mundo invisível se torna claro, chega até você. Você se sintoniza com ele e então pode ouvir a harmonia, a melodia; o silêncio começa sua própria música. Ele está sempre lá, mas é tão silencioso que são necessários ouvidos muito treinados. Não é como um ruído, é como o silêncio. O som interior é como o silêncio, a forma interior é como o informe. Não há tempo nem espaço dentro, e tudo o que você conhece está no espaço ou no tempo. As coisas estão no espaço, os eventos estão no tempo, e agora os físicos dizem que essas duas coisas não são duas; até mesmo o tempo é apenas uma quarta dimensão do espaço.

    Você conhece apenas o tempo e o espaço, o mundo das coisas e dos acontecimentos. Você não conhece o mundo do eu testemunhal. Ele está além de ambos, não está confinado a nenhum espaço e não está confinado a nenhum tempo. Há duração sem tempo, há espaço, mas sem altura, comprimento, largura — é um mundo totalmente diferente. Você precisará se sintonizar com ele, então não seja impaciente — a impaciência é a maior barreira. Cheguei à conclusão de que, quando as pessoas começam a trabalhar em direção ao seu interior, a impaciência é a maior barreira. É necessária paciência infinita. Pode acontecer no próximo momento, mas é necessária paciência infinita.

    Se você for impaciente, isso pode não acontecer por muitas vidas, porque a própria impaciência não lhe permitirá o repouso de que Jesus fala, a tranquilidade. Mesmo que você esteja esperando, isso será uma perturbação. Se você estiver pensando que algo vai acontecer, algo extraordinário, então nada acontecerá. Se você estiver esperando, esperando que alguma iluminação aconteça, você vai perdê-la. Não espere. Todas as expectativas pertencem ao mundo da morte, à dimensão do tempo e do espaço.

    ResponderExcluir
  22. Nenhum objetivo pertence ao interior. Não há caminho para ele, exceto pela espera, pela paciência infinita. Jesus disse: “Vigiem e sejam pacientes”. E um dia, de repente, você será iluminado. Um dia, quando a sintonia certa acontecer, quando você estiver pronto, de repente você será iluminado. Toda a escuridão desaparecerá, você será preenchido com vida, vida eterna, que nunca morre.

    Por hoje é o suficiente.


    Tradução do livro:
    THE MUSTARD SEED: MY MOST LOVED GOSPEL ON JESUS (Commentaries on the Fifth Gospel of Saint Thomas)

    De:
    Rajneesh Chandra Mohan Jain
    रजनीश चन्द्र मोहन जैन

    ResponderExcluir
  23. Capítulo 15
    POETA DO SUPREMO


    JESUS DISSE: EU SOU A LUZ QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES, EU SOU O TODO, E O TODO VEIO DE MIM E O TODO ALCANÇOU-ME.

    CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ.

    Jesus foi treinado em uma das mais antigas escolas secretas. A escola chamava-se Essênios. O ensinamento dos Essênios é puro Vedanta. É por isso que os cristãos não têm registros do que aconteceu com Jesus antes dos trinta anos. Eles têm alguns registros de sua infância e registros após os trinta anos até os trinta e três, quando foi crucificado — eles sabem algumas coisas. Mas um fenômeno como Jesus não é um acidente; é uma longa preparação, não pode acontecer a qualquer momento.

    Jesus foi continuamente preparado durante esses trinta anos. Ele foi primeiro enviado ao Egito e depois veio para a Índia. No Egito, ele aprendeu uma das mais antigas tradições de métodos secretos; depois, na Índia, ele conheceu os ensinamentos de Buda, os Vedas, os Upanishads, e passou por uma longa preparação. Esses dias não são conhecidos porque Jesus trabalhou nessas escolas como um discípulo desconhecido. E os cristãos, conscientemente, descartaram esses registros, porque não gostariam que o filho de Deus também fosse discípulo de outra pessoa. Eles não gostariam da ideia de que ele foi preparado, ensinado, treinado — isso parece humilhante. Eles acham que o filho de Deus vem absolutamente pronto. Ninguém vem absolutamente pronto. Se alguém está absolutamente pronto, não pode vir.

    Neste mundo, você sempre entra como imperfeito. A perfeição simplesmente desaparece deste mundo. A perfeição não é deste mundo, não pode ser — é contra a própria lei. Quando alguém é perfeito, toda a sua vida entra em uma dimensão vertical. Isso precisa ser compreendido: você progride em um plano horizontal, de A para B, de B para C e D, e assim por diante até Z; horizontalmente, em uma linha, do passado para o presente, do presente para o futuro. Esse é o caminho da alma imperfeita, assim como a água que flui em um rio das colinas e planícies para o mar — em uma linha, horizontalmente, sempre mantendo seu próprio nível.

    ResponderExcluir
  24. A perfeição move-se em linhas verticais, não horizontais. De A não vai para B, de A vai mais alto que A, depois mais alto, ainda mais alto. Nessa linha, para aqueles que vivem nessa linha, a perfeição simplesmente desaparece. Ela não está lá porque eles podem olhar para o futuro ou para o passado. Eles podem olhar para trás, mas o homem perfeito não está lá; eles podem olhar para frente, mas ele não está lá; eles podem olhar para cá, ele não está lá — porque uma nova linha de progressão vertical começou. Ele está indo cada vez mais alto. Ele se move na eternidade, não no tempo.

    A eternidade é vertical, é por isso que é eterna agora — não há futuro para ela. Se você se move em uma linha, há futuro: se você se move de A para B, o B está no futuro. Quando B se torna o presente, A passou para o passado e C está no futuro. Você está sempre entre o passado e o futuro, seu momento presente é apenas uma fase passageira: o B está se transformando em C, o D está se transformando em E; tudo está se movendo para o passado. E seu presente é apenas uma linha cortada, apenas um pequeno fragmento. Quando você se dá conta, ele já se moveu para o passado. Uma alma que se torna perfeita se move em uma dimensão completamente diferente: de A para A1, para A2, para A3 — e isso é a eternidade. Ela vive no eterno agora. É por isso que ela desaparece deste mundo.

    Para entrar neste mundo, você precisa ser imperfeito. Dizem nas escrituras antigas que sempre que um homem se aproxima da perfeição — o que já aconteceu muitas vezes — ele deixa algo imperfeito para poder voltar e ajudar as pessoas. Dizem que Ramakrishna era viciado em comida, simplesmente obcecado, como se passasse o dia inteiro pensando em comida. Ele conversava com seus discípulos e, sempre que tinha oportunidade, ia até a cozinha perguntar à sua esposa: “O que há de novo? O que você está preparando hoje?” Até mesmo sua esposa se sentia muito constrangida muitas vezes e dizia: “Paramahansa Deva, isso não combina com você”. E ele ria.

    Um dia, sua esposa insistiu, dizendo: “Até seus discípulos riem disso e dizem: ‘Que tipo de homem liberado é Paramahansa? Ele é tão viciado em comida!’ Sempre que Sharda, sua esposa, trazia comida, ele imediatamente se levantava para olhar no thali (travessa) e ver o que ela havia trazido. Ele esquecia tudo sobre Vedanta, o Brahman, e às vezes era muito embaraçoso porque havia pessoas lá, e elas nunca tinham pensado, nunca poderiam conceber...

    ResponderExcluir
  25. Então, um dia, sua esposa insistiu: “Por que você faz isso? Deve haver algum motivo.”

    Ramakrishna disse: “No dia em que eu não fizer isso, você poderá contar mais três dias que eu estarei vivo. No dia em que eu parar, esse será o sinal de que eu estarei aqui apenas mais três dias”.

    Sua esposa riu, os discípulos riram. Eles disseram: “Isso não é explicação!” Eles não conseguiam entender o que ele queria dizer.

    Mas aconteceu assim. Um dia, sua esposa entrou e ele estava deitado na cama descansando. Ele se virou para o lado — normalmente, ele teria pulado da cama para ver. E sua esposa lembrou-se de que ele havia dito que viveria apenas mais três dias no dia em que mostrasse indiferença pela comida. Ela não conseguiu segurar o thali; o thali caiu e ela começou a chorar. Ramakrishna disse: “Mas todos vocês queriam que fosse assim. Agora, não se preocupe com isso. Estou aqui por mais três dias.” E no terceiro dia ele morreu. Antes de morrer, ele disse que se apegava à comida apenas como parte de algo imperfeito nele, para que pudesse estar aqui e servi-los.

    Muitos mestres fizeram isso. No momento em que sentem que algo está prestes a se tornar completamente perfeito neles, eles se agarram a alguma imperfeição apenas para permanecerem aqui; caso contrário, essa margem não é para eles. Se todas as amarras forem quebradas, então seu barco navegará em direção à outra margem, e não poderá permanecer aqui. Eles manterão uma amarra: manterão algum relacionamento, escolherão alguma fraqueza em si mesmos e não permitirão que ela desapareça. O círculo não estará completo, permanecerá uma lacuna. Através dessa lacuna, eles podem permanecer aqui. É por isso que hindus, budistas, jainistas, que sabem muito profundamente porque conheceram muitos mestres, sabem bem que a perfeição não é deste mundo. No momento em que o círculo se completa, ele desaparece dos seus olhos. Você não pode ver, ele não está mais na sua linha de visão, ele subiu acima de você — você não pode penetrar lá.

    Mas, para dizer que Jesus era perfeito quando nasceu, para enfatizar esse fato, os cristãos abandonaram todos os registros. Mas Jesus era tão buscador quanto você, ele era tão pequeno quanto um grão de mostarda quanto você. Ele se tornou uma árvore, uma grande árvore, e milhões de pássaros do céu se abrigaram nele — mas ele também era um grão de mostarda. Lembre-se de que mesmo um Mahavira, um Buda, um Krishna, todos eles nasceram imperfeitos, porque o nascimento pertence à imperfeição. Não há nascimento para o perfeito; quando você é perfeito, não há transmigração.

    ResponderExcluir
  26. Essa formação de Jesus — mudando-se para o Egito e a Índia, aprendendo com sociedades secretas egípcias, depois com escolas budistas e, por fim, com o Vedanta hindu — tornou-o um estranho para os judeus. Por que ele se tornou tão estranho para os judeus? Por que os judeus não conseguiram absorvê-lo? Por que não conseguiram perdoá-lo? — eles ainda não o perdoaram! Qual foi a razão? Ele trazia algo estranho, algo estrangeiro; ele introduziu algum segredo que não pertencia à raça. É por isso que aconteceu a crucificação.

    Os hindus toleravam Buda porque tudo o que ele dizia não era estranho. Ele pode contradizer o hinduísmo, mas só pode contradizer o hinduísmo superficial. Mesmo em sua contradição, ele prova que o hinduísmo mais profundo está certo. Ele pode dizer que o establishment está errado, pode dizer que a organização está errada, pode dizer que todos os seguidores estão errados, mas não pode dizer que os hindus estão basicamente errados. Tudo o que ele diz, os hindus podem entender, não é estranho, não é alheio. Tudo o que Mahavira disse, os hindus simplesmente toleraram. Ele pode ser um revolucionário, mas continua sendo um hindu. Buda pode ser um revolucionário, mas continua sendo um hindu; ele pode ser um filho rebelde, mas pertence aos hindus — nada com que se preocupar.

    Mas Jesus não é apenas revolucionário, ele também não pertence a lugar nenhum. Como é que ele não pertence aos judeus? Os cristãos não têm resposta para isso. De onde ele trouxe esse ensinamento estranho? Do Egito e da Índia.

    A Índia tem sido a fonte de todas as religiões. A Índia tem sido a fonte básica até mesmo das religiões que se opõem ao hinduísmo. Por que a Índia tem sido a fonte básica de todas as religiões? A Índia é a civilização mais antiga, e toda a mente da Índia tem trabalhado, trabalhado e trabalhado na dimensão da religião. Ela descobriu todos os segredos da religião — nenhum segredo é desconhecido. Na verdade, por milhares de anos, você não foi capaz de ensinar nenhum segredo à Índia sobre religião, porque eles sabem tudo. Eles descobriram tudo, eles completaram toda a jornada de certa forma. Portanto, tudo o que é belo na religião, onde quer que esteja, você pode ter certeza de que, de alguma forma, vem dessa fonte. Assim como a mente grega é a fonte da ciência — todo o desenvolvimento científico vem da mente grega, da mente lógica, da mente aristotélica —, todo o misticismo vem da Índia. E só existem dois tipos de mente no mundo: uma é grega, a outra é indiana.

    ResponderExcluir
  27. Se você tem uma mentalidade basicamente grega, é impossível compreender a Índia, porque ela parece absurda. Tudo o que dizem parece não ter comprovação, todas as afirmações que fazem parecem sem sentido. Aristóteles seria um estrangeiro absoluto na Índia, porque acredita em definições, demarcações claras, distinções. E acredita na lei da contradição, que duas coisas contraditórias não podem coexistir: A não pode ser A e não A simultaneamente, isso é impossível; um homem não pode estar vivo e morto simultaneamente, isso é impossível. Aparentemente, ele está certo.

    Os hindus acreditam na contradição. Eles dizem que o homem está vivo e morto, simultaneamente, porque a vida e a morte não são duas coisas, não é possível demarcá-las. A mente grega é matemática, a mente hindu é mística. Todo misticismo vem da Índia; assim como o sol nasce no Oriente, todo misticismo nasce no Oriente — e a Índia é o coração. Para entender este sutra, você precisa recorrer aos Upanishads, pois é lá que estão as raízes. Você não encontrará nada no Antigo Testamento ou em outros registros judaicos de onde essa frase possa ter vindo. É por isso que os judeus não conseguiam acreditar no que Jesus estava dizendo.

    Jesus repete várias vezes: “Eu não vim para contradizer as antigas escrituras, mas para cumpri-las”. Mas quais escrituras, quais escrituras? Ele nunca diz. Se ele veio para cumprir o Antigo Testamento, então sua afirmação está errada, porque ele quase sempre contradiz o Antigo Testamento. O Antigo Testamento depende da vingança — o pai, o Deus, é muito vingativo. O medo é a base do Antigo Testamento e de sua religião: você deve temer a Deus. E Jesus diz: “Deus é amor”. Você não pode temer o amor, e se há amor, não pode haver medo. E se você tem medo, como pode amar? O medo é veneno para o amor, o medo é a morte do amor. Como você pode amar uma pessoa se tem medo? O medo pode criar ódio, mas o medo não pode criar amor.

    ResponderExcluir
  28. Portanto, um homem religioso no Antigo Testamento é temente a Deus, e no Novo Testamento um homem religioso é amante de Deus. E amor e temor são dimensões totalmente diferentes. Jesus disse: “Está escrito que se alguém ferir um dos teus olhos, arranca-lhe os dois olhos. Mas eu te digo que, se alguém te bater numa face, oferece-lhe também a outra”. Isso é absolutamente não judaico, não fazia parte da tradição. Então, quando Jesus diz: “Eu vim para cumprir as escrituras”, a quais escrituras ele se refere? Se ele estivesse na Índia e dissesse: “Eu vim para cumprir as escrituras”, nós entenderíamos, porque os Upanishads são as escrituras que ele veio cumprir; o Dhammapada, os ditos de Buda, são as escrituras que ele veio cumprir — elas dependem do amor, da compaixão.

    Mas as escrituras judaicas não se preocupam com compaixão e amor, elas se preocupam com medo e culpa. É por isso que, independentemente do que Jesus dissesse, os judeus compreendiam bem que “Ele não veio para cumprir nossas escrituras”. Não é possível encontrar uma frase como esta no Antigo Testamento:

    EU SOU A LUZ QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES, EU SOU O TODO, E O TODO VEIO DE MIM E O TODO ALCANÇOU-ME.

    CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ.

    Você pode encontrar milhares de ditos como este nos Upanishads, no Gita, em Buda, mas não encontrará um único paralelo no Antigo Testamento. Então, quais escrituras ele veio cumprir? Ele veio cumprir outras escrituras, outras tradições. Este ditado é absolutamente Vedanta, então tente entender primeiro o ponto de vista do Vedanta, então você será capaz de entender este ditado.

    Jesus nasceu judeu, viveu como judeu, morreu como judeu — mas isso se refere apenas ao corpo; fora isso, Jesus era um hindu puro. E não há hindu mais puro do que Jesus, porque a base da religião upanishádica é a base dele. Ele criou toda a estrutura sobre essa base, então tente compreender o que é essa base.

    Os judeus dizem: “Deus é o criador e este universo é o criado, e o criado nunca pode se tornar o criador. Como uma pintura pode se tornar o pintor? Como um poema pode se tornar o poeta? Impossível! E se o poema tentar se tornar o poeta, o poema enlouqueceu; e se a pintura tentar provar, afirmar e reivindicar que ‘eu sou o pintor’, então a pintura deu errado. O homem é a criatura e Deus é o criador. E essa distância nunca pode desaparecer completamente, esse espaço permanecerá. Você pode se aproximar cada vez mais de Deus, mas nunca poderá se tornar Deus.” Essa é a base do pensamento judaico. E os muçulmanos aprenderam isso com os judeus. Os muçulmanos são mais judeus do que Jesus; no que diz respeito ao pensamento, à maneira de pensar, Maomé está mais próximo de Moisés do que de Jesus. Maomé não aprendeu muito com os hindus.

    ResponderExcluir
  29. Mas o Vedanta diz: “Deus é a criação, não há distinção entre Deus e a criação. Ele não criou o universo como um poeta cria um poema, a relação é como a de um dançarino e a dança: eles permanecem como um só. Se o dançarino para, a dança desaparece; e se a dança desaparece, a pessoa deixa de ser dançarino. O universo não é separado, é um só. O universo não foi criado no tempo e concluído, ele é criado a cada momento; ele está sendo criado a cada momento porque é o próprio ser de Deus. Assim como você se move, canta, ama, Deus cria — a cada momento ele está criando. E a criação nunca é separada, é o seu movimento, a sua dança.” É por isso que os Upanishads podem dizer: “aham brahmasmi”. Os Upanishads podem dizer, os videntes que conheceram esse segredo podem dizer: “Eu sou Deus”. E ninguém pensa que isso é blasfêmia — isso é uma verdade.

    Os judeus nunca podem dizer: “Eu sou Deus” — isso é blasfêmia, nada pode ser pior do que essa afirmação. Você está tentando ser Deus? Uma criatura tentando ser Deus? Um escravo tentando afirmar que ele é o mestre? Isso é egoísmo! O que é religião pura no Vedanta é egoísmo para judeus e muçulmanos. O Vedanta diz que isso não é ego, porque esse sentimento de “eu sou Deus” só acontece quando o “eu” desaparece completamente. Quando você não existe mais, quando a casa está vazia e o barco está vazio, então, de repente, você se dá conta de que você é o todo. Se você está lá, como pode pensar que é o todo? Se você está lá, então você tem um limite, uma personalidade — então sua afirmação é falsa. Quando o “eu” desaparece, quando não há ego, só então você pode sentir que é o todo. A afirmação de Jesus vem dos Upanishads.

    A primeira coisa a ser lembrada: a criação e o criador não são dois, eles são um.

    A segunda coisa a lembrar: a matemática comum diz que a parte nunca é equivalente ao todo, a parte nunca pode ser o todo. Nos mecanismos é assim: pegue uma parte do seu carro — a parte não pode ser o carro, isso é tão óbvio; você corta a mão — sua mão não é você. Uma parte não pode ser o todo, essa é a lógica comum. E se o mundo é uma coisa mecânica, então isso é verdade.

    ResponderExcluir
  30. Mas o Vedanta diz que a existência é orgânica, não mecânica. Com a unidade orgânica, um tipo diferente de matemática se torna aplicável: a parte é o todo. Isso é o maior absurdo! E é por isso que eles poderiam dizer: “Eu sou Deus — porque sou apenas uma parte, Deus é o todo”. Mas como a parte pode ser o todo? Se existe uma relação mecânica entre mim e a existência, então isso não é possível. Mas se existe uma unidade orgânica, então isso é possível. E existe unidade orgânica.

    Você não existe como uma unidade separada e completa em si mesmo. Não! Você não existe como uma ilha, você existe como uma onda do oceano, uma unidade orgânica, você é um: o oceano continua se movendo e “ondulando” em você — você não pode existir sem o oceano. E se você compreender profundamente, o oceano também não pode existir sem você; vocês estão totalmente unidos. Você pode dizer que em cada onda o oceano está presente, e você pode dizer que o oceano nada mais é do que a totalidade de todas as ondas. Portanto, uma onda não é separada: você não pode tirar uma onda do oceano, você não pode levá-la para casa para mostrar aos seus filhos que “eu fui ao oceano e trouxe uma onda”. Você não pode trazer a onda. Você pode trazer a água, mas isso não será uma onda — isso não estará vivo.

    Olhe para o oceano quando as ondas estão lá: elas estão vivas porque o oceano é a sua vida. Quando elas saltam centenas de metros, alcançando o céu, o oceano está alcançando através delas. Você pode não ver o oceano, pode ver apenas a onda, mas não pode separar a onda do oceano — eles são organicamente um só.

    O Vedanta diz que o criado é organicamente uno com o criador, o mundo não pode existir sem Deus. Isso pode ser compreendido também pelos judeus e muçulmanos. Mas os hindus dizem outra coisa também, a segunda parte: eles dizem que Deus não pode existir sem o mundo. Isso é blasfêmia para os judeus. O que você está dizendo — que Deus não pode existir sem o mundo? Sim — ele não pode existir, é impossível para ele existir. Se ele é um criador, se a criatividade é sua qualidade, como ele pode existir sem o universo? Quando não há nada criado, como ele pode ser um criador? O mundo depende dele, ele depende do mundo; é uma interdependência. O mundo não é independente dele, e ele também não é independente do mundo. Existe uma profunda relação de amor: eles dependem um do outro, eles se completam, eles são um. A realização é tão total que você não pode separá-los e dividi-los.

    ResponderExcluir
  31. Assim, um vidente, alguém que chegou ao conhecimento, pode declarar: “Aham brahmasmi, Ana’l haq — Eu sou Deus”. E quando ele diz isso, ele está simplesmente dizendo: “Eu e esta existência não somos dois”. Ele está simplesmente dizendo: “Você me encontrará em qualquer lugar que for, onde quer que você vá, você me encontrará. A forma pode ser diferente, mas eu estarei lá”. É isso que Jesus está dizendo: CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ... Como Jesus pode estar lá se você cortar um pedaço de madeira? Você não pode encontrar a forma, você não encontrará o filho de Maria e José lá, você não encontrará esse menino carpinteiro lá se cortar madeira. Então o que você encontrará? Você encontrará o ser — e ele está dizendo: “Eu sou o ser. Minha forma mudará, mas eu não”.

    CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ.

    Isso é puro Vedanta — uma unidade orgânica. É por isso que os hindus são os únicos no mundo que não se preocupam muito com templos, eles podem fazer de qualquer lugar o seu templo. Eles simplesmente colocam uma pedra debaixo de uma árvore — qualquer pedra, nem mesmo esculpida — e a pintam de vermelho, e Deus está lá, eles podem adorá-lo. Qualquer árvore é suficiente, qualquer rio, qualquer montanha, qualquer coisa serve, porque: CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ. — então, por que se preocupar?

    Somente os hindus descartam seus deuses. Eles criam um deus por duas ou três semanas, o adoram e, quando a adoração termina, vão ao oceano e descartam o deus. Você não pode imaginar um muçulmano descartando um deus, não pode imaginar um judeu descartando um deus. O que você está fazendo? Descartando um deus no oceano? Você é um herege? Você enlouqueceu? Somente os hindus podem fazer isso, porque eles dizem que o oceano também é Deus. E por que carregar um deus por muito tempo? Quando a função terminar, descarte-o, porque ele está em toda parte, por toda parte, e podemos criá-lo novamente a qualquer momento — qualquer pedra serve. O ser, não a forma de Jesus, você encontrará em toda parte. E esse “ser” é o ponto a ser compreendido — esse “ser” é Deus.

    Quando uma árvore floresce, é Deus que floresce; quando uma semente brota, é Deus que brota; quando um rio corre, é Deus que corre. Deus não é uma pessoa. Se Deus fosse uma pessoa, haveria um problema — e os judeus tinham a ideia de que Deus era uma pessoa. Deus é um “não-pessoa”: ele é puro ser, ele é a própria existência, ele existe em tudo, mas você não pode encontrá-lo em nenhum lugar específico. Ele não tem morada, você não pode ir bater à sua porta; ele não tem endereço, você não pode escrever uma carta para ele. De certa forma, ele não está em lugar nenhum, porque está em todos os lugares. Você não pode localizá-lo; você não pode dizer: “Aqui está Deus”, porque isso seria errado. Somente algo que tem uma forma, que se distingue de outras coisas, pode ser localizado. Como você pode localizar algo que não tem forma, que está em tudo, espalhado por toda parte?

    ResponderExcluir
  32. Mas os judeus tinham uma concepção de um Deus muito personalizado. E sempre que há personalidade, há ego. O Deus judeu é muito egoísta — muito, muito egoísta. Se você desobedecer a ele, sofrerá eternamente no inferno. É muito sério: Deus se torna uma força ditatorial e toda a existência se torna uma escravidão. Então, a liberdade não é para você; a liberdade é da natureza de Deus, não sua. A escravidão será sua disciplina.

    Jesus está dizendo exatamente o contrário, que Deus não é uma pessoa; Deus é energia, a própria força vital, o que Bergson chamou de élan vital — é a existência como tal. E onde quer que algo exista, Deus existe, porque nada mais pode existir. Essa era a dificuldade, por que ele não podia ser compreendido e teve que ser crucificado. Mesmo que ele dissesse: “Eu sou o filho de Deus”, era possível que os judeus o perdoassem, mas basicamente ele estava afirmando mais do que isso. À medida que seus discípulos se sintonizavam com ele, ele foi ainda mais longe. Neste sutra, ele diz:

    EU SOU A LUZ QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS...

    Ele não está dizendo que é o filho, aqui ele está dizendo que é o pai: EU SOU A LUZ QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES, EU SOU O TODO... Aqui ele está dizendo: “Eu sou Deus, não o filho”.

    ...E O TODO VEIO DE MIM E O TODO ALCANÇOU-ME.

    CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ.

    Neste sutra, ele afirma: “Eu sou Deus, não o filho de Deus”. Até mesmo “filho” pode ser perdoado, porque permanece uma distinção: o pai continua sendo a fonte, o filho é apenas um produto. Eles podem ter uma intimidade profunda, mas um filho continua sendo um filho, um pai continua sendo um pai. A distinção pode ser mantida, e o filho tem que obedecer ao pai; existe uma relação. Não é a relação de um escravo com seu senhor, mas de um filho com seu pai — mais íntima, mas ainda assim uma relação; eles continuam sendo dois.

    ResponderExcluir
  33. Este sutra não está registrado na Bíblia — não pode ser registrado. Ele deve ter afirmado isso apenas aos seus discípulos, porque agora aqueles que tinham uma profunda intimidade com ele seriam capazes de compreender. Isso não pode ser dito em um mercado. Lá ele estava dizendo: “Eu sou o filho de Deus”. Com seus discípulos, ele diz: “Eu sou Deus, não o filho. Eu sou a fonte de tudo, eu sou o alfa e o ômega. Tudo vem de mim e tudo alcança a mim”.

    Isso é puro Vedanta. Você não encontrará afirmações como essa em nenhum outro lugar, terá que recorrer ao Gita e aos Upanishads. É isso que Krishna diz a Arjuna: “Eu sou o todo, a fonte de tudo. Tudo vem de mim e tudo se dissolve em mim. Abandone seu ego e venha aos meus pés”. Parece que é Krishna quem está falando.

    Há uma tradição, uma bela tradição — não sei até que ponto ela pode ser comprovada, mas é bela, não precisa de comprovação — há uma tradição de que a palavra Cristo é apenas uma forma da palavra Krishna. É possível: em bengali, Krishna ainda é chamado de Kristo, porque “Krishna” não é o nome da pessoa, “Krishna” é sua realização absoluta, assim como “Buda”. “Buda” não é o nome, é a realização absoluta quando alguém se torna iluminado. A palavra Buda significa aquele que despertou. O que significa “Krishna”? A palavra significa aquele que se tornou o centro do mundo. “Krishna” significa o centro magnético, aquele que atrai, que agora é o centro de toda a existência. “Cristo” tem o mesmo significado. Maria chamou seu filho de Jesus. “Cristo” foi acrescentado a Jesus quando ele se tornou o centro do mundo. Nesta afirmação, ele está dizendo: “Eu sou o centro, o todo. Tudo vem de mim, tudo volta para mim. Se você se afastar de mim, terá que alcançar-me.” É possível que “Cristo” seja apenas uma forma de “Krishna”. Isso é significativo porque as afirmações de Krishna no Gita e as afirmações de Jesus como essas são exatamente as mesmas.

    A terceira coisa a ser compreendida sobre o Vedanta é que ele aceita você como você é, porque rejeitar você significaria rejeitar o próprio Deus. Rejeição significa que algo precisa ser feito: do jeito que você é, você está errado, algo precisa ser cortado, algo precisa ser jogado fora. Do jeito que você é, você não é aceito, você não é bem-vindo. Você terá que mudar a si mesmo, só então será bem-vindo.

    ResponderExcluir
  34. O Vedanta diz que você é bem-vindo tal como é. Nada precisa ser feito — o próprio conceito de fazer tem sido a causa da sua infelicidade. O próprio conceito de fazer, de que algo precisa ser feito, tem sido a causa de sua miséria, porque tudo o que você faz o leva ao mundo. É por isso que os hindus dizem que é por causa do karma — karma significa fazer — que você está no mundo. Karma não significa fazer o mal, karma significa simplesmente fazer. Como você tem prestado muita atenção em fazer isso ou aquilo, você está no mundo.

    Não preste muita atenção ao fazer; preste muita atenção ao ser. Não pense no que deve ser feito, apenas pense em quem você é. O Vedanta é amoralista; não se preocupa com moralidade e imoralidade. Não tem Dez Mandamentos, não lhe dá ordens, não fala em termos de “dever”. Ele diz que, do jeito que você é, você é bem-vindo — do jeito que você é, você é bom, bonito, verdadeiro. O problema não é que os outros o rejeitem, o problema é que você se rejeita. E se você se rejeita, você entra em um círculo vicioso. Então você tentará melhorar, e nada pode ser melhorado porque você é o próprio Deus. Então você ficará infeliz, porque é impossível melhorar você.

    Tal como você é, você é divino. Como o divino pode ser melhorado? E se você tentar melhorar o divino, então você passará de uma vida para outra, melhorando, melhorando, e nunca haverá qualquer melhoria, você permanecerá o mesmo. É como correr no mesmo lugar — mas você acha que está correndo rápido porque está suando e respirando com dificuldade, e fazendo um ótimo trabalho; você acha que está correndo rápido, chegando a algum lugar, e você está parado no mesmo lugar correndo.

    Toda a sua vida é uma corrida. Você não está indo a lugar nenhum porque não há para onde ir; você não está melhorando porque é impossível melhorar. O que há de mais elevado dentro de você não pode ser melhorado — não há “mais” para isso, não há “melhor” para isso, é o que diz o Vedanta. O Vedanta diz que você é divino. Isso tem que ser percebido, não trabalhado; você simplesmente tem que olhar para dentro e perceber quem você é. O problema não é que você seja mau, o problema é que você não olha para si mesmo; o problema é de conhecimento, não de ação. O problema é ter uma perspectiva correta a partir da qual você possa se ver.

    É como se um diamante fosse ensinado a se tornar uma pedra valiosa, e o diamante compreendesse a ideia e começasse a tentar se tornar uma pedra valiosa. Essa ideia se tornaria uma barreira. Todos os esforços que o diamante pudesse fazer seriam inúteis, porque ele já é a pedra mais preciosa. Quando o diamante compreender a futilidade de seu esforço, ele abandonará todos os esforços e se tornará consciente de quem ele é. Então, o problema estará resolvido.

    ResponderExcluir
  35. Ouvi dizer que certa vez um homem entrou correndo no consultório de um psiquiatra e disse: “Doutor, agora você tem que me ajudar — isso ultrapassou meus limites! Minha memória está falhando. Não consigo nem lembrar o que aconteceu ontem. Não consigo nem lembrar o que disse esta manhã. Ajude-me, estou enlouquecendo!”

    O psiquiatra perguntou: “Quando esse problema começou? Quando você percebeu esse problema?” O homem ficou confuso e disse: “Que problema?” ... porque ele havia esquecido.

    Esse é o problema: você se esqueceu de si mesmo. Esse é o problema.

    Tudo o que você faz cria carma, e o carma é um ciclo, uma roda: um carma leva a outro — A leva a B, B leva a C — você passa de uma parte da roda para outra. É uma roda e ela continua girando, continua girando. O carma nunca pode levá-lo à libertação, porque você já está liberado. Isso é a coisa mais difícil de aceitar: que você já está liberado.

    As pessoas vêm até mim e eu tenho que dizer-lhes para fazerem isto e aquilo, porque elas não compreendem que já estão libertas. Tenho que dizer-lhes para fazerem isto e aquilo apenas para as esgotar, apenas para que um dia elas fiquem tão exaustas com o esforço que venham até mim e digam: “Não quero fazer nada”. Só então posso dizer que não há necessidade de fazer nada. Mas você precisava de muito quando chegou no início, precisava fazer muito. E se eu disser que não há nada a fazer, você irá procurar outra pessoa que possa dizer que há algo a fazer.

    Não há nada a ser feito. Exatamente como você é, você já é divino. Isso é Vedanta. Não é moralidade, é religião pura. E é por isso que não há muitos vedantistas no mundo — não pode haver. É por isso que o Vedanta não pode se tornar uma religião mundial como o cristianismo ou o islamismo — impossível! — porque você tem uma profunda necessidade de fazer algo. E se alguém disser: “Não há nada a ser feito, você já é Brahma, você é divino”, você não vai dar ouvidos a ele. Ele está falando bobagem... porque você não se aceita, você se rejeita. Você tem que alcançar um objetivo.

    Por que isso aconteceu na mente do homem? Aconteceu por causa de sua infância, e todos passam por quase a mesma infância. Apenas coisas triviais diferem; caso contrário, a infância tem um elemento básico e esse elemento cria todo o problema. O elemento é que nenhuma criança é aceita como é. Uma criança nasce... você foi criança, e imediatamente a sociedade, os pais, a mãe, o pai, os irmãos, as pessoas ao seu redor começam a mudá-lo, a torná-lo mais bonito, a torná-lo mais moral, a torná-lo melhor. Do jeito que você é, você está errado; algo precisa ser feito, só então você poderá ser aceito.

    ResponderExcluir
  36. E a criança, aos poucos, começa a sentir que não é aceita. Se ela faz algo bom, é aceita; se faz algo errado, é rejeitada. Se ela segue, obedece, é aceita; se desobedece, ninguém a ama, é odiada e todos ficam com raiva. Ela aprende uma coisa: o importante é fazer, não ser. Faça a coisa certa e todos vão te amar, faça a coisa errada e todos vão te rejeitar e odiar, ficar com raiva e contra você. Você não é o ponto principal. Faça algo certo e o mundo será acolhedor, faça algo errado e todas as portas se fecharão. E se até mesmo as portas do pai e da mãe se fecharem — o que dizer desse mundo estranho? — se até mesmo aqueles que a amam não conseguem ver o ser da criança...

    A criança aprende uma coisa, que para existir neste mundo isso é básico: você deve se comportar, deve sempre fazer a coisa certa, nunca fazer a coisa errada. Isso cria uma profunda rejeição em relação a si mesma, porque essas coisas erradas continuam surgindo — só por dizer que algo é errado, isso não desaparece, continua surgindo. Então a criança começa a se sentir culpada, rejeita a si mesma. Ela diz: “Eu não sou boa. Sou uma criança má, um menino mau, uma menina má.” E o problema é que as coisas que chamamos de erradas são naturais, então a criança não pode descartá-las, elas têm que persistir.

    Todos os meninos e meninas começam a brincar com seus órgãos sexuais. É agradável, dá uma sensação reconfortante, o corpo inteiro se sente em êxtase. E no momento em que a criança toca seu órgão sexual, todos a impedem imediatamente — todos se sentem envergonhados. O pai, a mãe, vão impedi-la, podem até amarrar suas mãos para que ela não possa tocá-los. Agora a criança se sente em um dilema muito profundo. O que fazer? Ela gosta da sensação que vem do toque, ela aprecia a sensação, ela acha que é linda, mas se ela seguir essa sensação, todos a rejeitarão. Ela é uma criança má e eles a punem. E eles são poderosos, então o que fazer?

    “E algo tão errado está acontecendo comigo”, pensa a criança. “Talvez só eu esteja fazendo essa coisa errada, ninguém mais está fazendo isso.” E ela não pode saber sobre os outros, então se sente culpada: “O mundo inteiro é bom, só eu sou culpada.” Esse é um problema profundo.

    ResponderExcluir
  37. A criança não tem vontade de comer, porque sabe mais sobre a sua fome do que você. Mas você segue uma rotina médica porque o médico diz que a cada três horas a criança tem que ser alimentada. Está escrito nos livros, e você leu os livros e é um pai esclarecido, então, após três horas, com o alarme, você tem que alimentá-la. Observe as crianças quando são alimentadas à força: elas rejeitam, não abrem a boca, o leite escorre — elas rejeitam tudo. Elas nem engoliram porque conhecem sua fome. Elas não vivem pela rotina, pelo relógio, não sabem o que sua ciência médica diz. Elas não estão com fome, só isso — e você está forçando a alimentação. E quando elas estão com fome e choram, você não lhes dá comida porque não é a hora certa. Quem deve decidir, a criança ou você?

    Se você decidir isso, criará um sentimento de culpa na criança, pois ela pensará que algo está errado: “Quando eu deveria sentir fome, não sinto. Quando eu não deveria sentir fome, sinto”. Santo Agostinho disse: “Deus, perdoe-me, pois tudo o que é bom eu nunca faço, e tudo o que é errado eu sempre faço”.

    Mas essa é a oração de toda criança. Você decide, então a culpa é criada: a criança não está com vontade de ir ao banheiro e você a força. O treinamento para usar o banheiro é algo que gera culpa — você não consegue conceber o que está fazendo. Se a criança não está com vontade, como ela pode ir? Tente você mesmo — se você não está com vontade, o que você pode fazer? E quando a criança não está com vontade, você a força, você a persuade, você a convence, você a suborna — você tenta todos os métodos que pode. Você está criando culpa: algo está errado, algo é ruim.

    A criança sente-se culpada e não pode fazer nada a respeito. Ela não sabe como, porque o corpo não é voluntário, é um fenômeno involuntário. A criança não tem vontade de dormir, sente-se perfeitamente viva e quer correr pela casa ou pelo jardim, e você diz: “Vá dormir”. O que você pode fazer se não estiver com sono e alguém disser: “Vá dormir”? Você pode fechar os olhos — mas quando o pai se vai, a mãe se vai, a criança é simplesmente deixada em um abismo, o que fazer? Como seguir a ordem? Como ser um bom menino ou uma boa menina?

    O pecado é criado e, aos poucos, a criança pequena é envenenada. Ela se torna consciente de que “eu não sou boa. Tudo está errado — tudo o que faço está errado”. Se ela brinca, está errada porque está fazendo barulho, está incomodando você. Se ela se senta silenciosamente em um canto, algo está errado: “Você está doente?” Ela está sempre errada apenas porque é indefesa, nada mais, e você é poderoso. Ela está continuamente confusa, não consegue distinguir o que fazer e o que não fazer. E, aos poucos, ela rejeita tudo o que é ruim e força tudo o que é considerado bom. Ela se torna uma máscara e, no fundo do inconsciente, todas as feridas são carregadas por toda a sua vida.

    ResponderExcluir
  38. É por isso que, se eu disser: “Tal como você é, você é Deus”, você não consegue acreditar. Você nem sequer é bom — como pode ser Deus? Deus significa o bem supremo. Você nem mesmo é bom normalmente — como pode ser Deus? Você não vai me ouvir, vai procurar algum professor que vai condená-lo, que vai dizer que você é culpado, que é um grande pecador. Então você ficará tranquilo: ele está certo, porque é isso que você também sente. É por isso que você adora aquelas pessoas que podem condená-lo, que podem olhar para você como se fosse um verme; feio, sujo. Se você vê um grande número de seguidores em torno de um santo, um suposto santo, você sempre encontra esta razão: ele vai condenar todo mundo. Ele dirá: “Vocês são pecadores e, se não me ouvirem, serão jogados no inferno”. Ele se sente absolutamente certo porque esse é o seu sentimento, ele concorda com você. Então, sempre que ele o condena, você se sente bem.

    Que absurdo! Que tolice! E você se sente desconfortável se alguém diz: “Você é bom e eu te aceito — seja lá o que você for, como você é. O divino escolheu ser assim, em você o divino escolheu ser assim, é assim que o divino existe em você — e eu aceito isso, não rejeito nenhuma parte. Aceito seu sexo, sua raiva, aceito seu ódio, sua inveja. Eu aceito você em sua totalidade, porque através dessa aceitação, quando você é total, o uno acontecerá — e esse uno imediatamente transcende todos os ciúmes, toda a raiva, todo o sexo, toda a ganância. Ninguém pode transformar a ganância — é preciso se tornar um, então há transformação.”

    É por isso que Jesus não pôde ser perdoado, porque os judeus são os maiores criadores de culpa. O mundo inteiro fez isso, mas não se compara aos judeus. O mundo inteiro existe, segundo os judeus, porque Adão e Eva cometeram o pecado original. Você nasceu de Adão e Eva e do pecado deles, o homem nasce em pecado — o pecado permanece como o conceito central. Como eles podem aceitar que você é Deus? Você pode se aproximar de Deus se se arrepender, se mudar, se se tornar bom. Então Deus Pai o aceitará; caso contrário, como você é, não pode ser aceito, você tem que ser jogado fora, longe, longe de Deus.

    ResponderExcluir
  39. E qual foi o pecado de Adão e Eva? A desobediência deles. Mas por que Deus deveria ser tão obcecado pela obediência? — Porque todo pai é assim, e o seu Deus nada mais é do que um pai cósmico. Por que Deus deveria ser tão obcecado pela obediência? Ele não poderia aceitar uma pequena brincadeira? Ele não poderia ser um pouco brincalhão com seus filhos, que estavam se divertindo? Ele não poderia levar isso um pouco menos a sério? E o que eles tinham feito? Apenas comido uma maçã de uma árvore que Deus havia proibido. Deus parece ser muito egoísta, porque o ego está sempre obcecado com a obediência: “Sigam-me, eu sou a regra. Se desobedecerem, ferem meu ego”. Mas Deus não pode ter um ego, ele não pode insistir na obediência. Deve ter sido o sacerdote, e não Deus, quem criou toda essa história.

    E então você se sente culpado: você nasceu em pecado, você já é um pecador desde o seu nascimento; desde o seu nascimento você é um pecador. Tudo o que lhe resta é se aperfeiçoar, se cortar aqui e ali e se tornar aceitável.

    O Vedanta diz que você não é um pecador — você pode ser ignorante, mas não é um pecador. Essa é uma atitude totalmente diferente: Deus não está contra você — você pode estar contra Deus — e Ele não está se vingando de você. Se você é ignorante, está criando seus próprios problemas. Essa é uma atitude totalmente diferente: se você está na ignorância, você cria seus próprios problemas. Se você perguntar aos hindus, eles dirão que você pode ter se metido em problemas porque comeu o fruto da árvore da ignorância, não do conhecimento. O homem pode ser ignorante — ele é, porque não tem consciência de si mesmo, de quem ele é — e então tudo dá errado. Mas isso não é um pecado.

    Portanto, religião significa obter mais luz, mais conhecimento, mais consciência; não mais moralidade, não mais virtude. A virtude será um subproduto. Quando você está consciente, a virtude acontece, ela segue como uma sombra. Quando você está inconsciente, o pecado segue, porque a ignorância não pode fazer outra coisa, ela só pode cometer erros.

    O pecado é como um erro. É como alguém somar dois mais dois e chegar ao resultado cinco — mas isso não é pecado. Se alguém pensa que dois mais dois é igual a cinco, você acha que ele deve ser condenado ao inferno para toda a eternidade? É um erro, um equívoco, mas não é pecado. Ele precisa ser ensinado, precisa receber uma perspectiva correta das coisas — talvez ele não saiba matemática, só isso.

    ResponderExcluir
  40. O Vedanta diz que você simplesmente não tem consciência, é ignorante em relação a si mesmo. Se você se tornar consciente, você é o próprio Deus. Não há Deus além de você, além de você mesmo. Mas isso não é uma afirmação egoísta, porque isso só pode acontecer quando o “eu”, o centro, desaparece e você se torna o todo.

    JESUS DISSE: EU SOU A LUZ QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES, EU SOU O TODO, E O TODO VEIO DE MIM E O TODO ALCANÇOU-ME.

    CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ.

    Esta é uma das maiores afirmações poéticas. E eu gostaria de dizer a vocês que um homem como Jesus é mais parecido com um poeta do que com um filósofo, teólogo ou matemático. Ele é mais parecido com um poeta, e se você não perceber sua poesia, perderá completamente sua mensagem. Se um poeta diz algo, você pode perdoá-lo porque pensa: “É apenas poesia”. Mas se um santo afirma algo, você leva isso muito a sério porque há muito em jogo.

    Jesus é um poeta, um poeta do supremo. E todos aqueles que alcançaram o supremo são poetas. A linguagem da matemática é muito limitada, não pode dizer muito. É muito exata, por isso é muito limitada. A poesia é imprecisa, vaga, por isso muito pode ser dito através dela. Mas com um poeta você tem que se lembrar disso: que ele está falando sobre mistérios.

    Os hindus nunca mataram nenhuma pessoa iluminada. Por que isso nunca aconteceu? Porque eles achavam que tudo o que diziam, tudo o que afirmavam, era uma forma poética de expressar algo; não é preciso analisar, caso contrário, será estúpido. Por exemplo, se você for até Jesus e disser: “Ok, se você diz que é a luz que está acima de todos, se você diz que é o todo, se você diz: ‘O todo veio de mim e o todo alcançou a mim’, então nos mostre, prove isso. Diga ao sol para se apagar, ou crie outra lua esta noite, então acreditaremos em você” — então você é estúpido, você não entendeu, porque é uma afirmação poética, não é uma afirmação científica. Por causa disso, os cristãos têm tentado continuamente provar que ele fez milagres: que ele criou pão a partir de pedra, ressuscitou um homem morto, fez isso e aquilo, abriu os olhos dos cegos, tocou os leprosos e eles foram curados. Por que tanta insistência em milagres? Porque nunca prestamos atenção a Buda como um milagreiro, ninguém nunca se preocupou se esse homem podia fazer milagres ou não. Mas por que tanta insistência em Jesus? Se alguém provar que ele não fez milagres, então todo o sentido será perdido — então o cristianismo desaparecerá.

    ResponderExcluir
  41. O cristianismo não depende de Jesus, mas dos milagres de Jesus. Se algum dia for provado que ele nunca ressuscitou um homem da morte, que nunca curou um cego, que nunca curou um leproso, então o cristianismo desaparecerá imediatamente. Não haverá igreja, nem papa, tudo desaparecerá — porque eles não dependem diretamente de Jesus, eles dependem dos milagres. Os milagres provam que ele é o filho de Deus.

    Nenhum milagre pode provar nada. Os milagres realmente provam a ignorância daqueles que ficam impressionados com milagres, nada mais. Pelo que eu sei, Jesus nunca fez nada desse tipo. Ele não era tão estúpido a ponto de fazer milagres para convencer você. Milagres aconteceram ao seu redor com um significado muito maior do que você pode imaginar. Sim, pessoas cegas começaram a ver, mas isso não tem a ver com o olho físico, tem a ver com uma cegueira espiritual mais profunda. Sim, pessoas mortas foram ressuscitadas, mas isso não diz respeito aos cadáveres, diz respeito a você que apenas pensa que está vivo e não está. Ele ressuscitou muitas pessoas mortas, ele as trouxe de volta à vida de sua existência cadavérica. E esse é um milagre maior, porque o outro milagre será realizado pela ciência médica a qualquer momento. E esse dia não está longe — já foi realizado.

    Na Rússia Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial, eles ressuscitaram seis homens da morte. Eles tiveram sucesso — dois ou três deles ainda estão vivos. Isso será feito pela ciência médica a qualquer momento, não é nada demais. E quando a ciência médica for capaz de fazer isso, o que você fará com seu Cristo, o milagreiro? Então ele pode ter sido um médico muito bom, um cientista, mas não um homem iluminado.

    Os olhos podem ser curados, eles serão curados. O corpo não é o importante, o corpo não deve ser realmente a preocupação. Jesus fez milagres, mas esses milagres eram espirituais, diziam respeito ao seu ser interior. Você está cego porque não consegue ver a si mesmo. Que tipo de olhos você tem? Uma pessoa que não consegue ver a si mesma, que tipo de olhos ela tem?

    Jesus fez você ver; você olhou para o mundo interior. Ele lhe deu olhos, certo — mas não esses olhos que olham para o mundo. Isso precisa ser compreendido. Ele nunca fez pão a partir de pedras, porque isso é tolice. Mas os seguidores procuram milagres, porque não conseguem ver a iluminação, não conseguem ver a cristandade, um Krishna é invisível para eles — eles só conseguem ver uma pedra se transformando em pão. Eles só conseguem acreditar neste mundo, e se algo é feito para ter importância, então isso se torna uma prova para eles. É por isso que eles seguem mágicos em vez de pessoas iluminadas, eles seguem pessoas que podem fazer truques. E todos os truques são inúteis, eles não provam nada. Eles provam sua ignorância e provam que o outro homem é astuto e está explorando você.

    ResponderExcluir
  42. Jesus não era astuto, não se encontra um homem tão inocente. Ele não era astuto, não poderia ter sido um milagreiro, não era um mágico e não estava interessado em explorar a sua ignorância. E pense, se ele realmente tivesse feito essas coisas — transformado pedras em pão, transformado água em vinho...

    Ouvi falar de uma mulher que levava uísque numa bolsa e estava entrando em outro país. Na fronteira, ela foi parada e questionada sobre o que estava carregando. Ela respondeu: “Água benta”.

    Mas o homem no posto de controle ficou desconfiado e disse: “Gostaria de dar uma olhada, porque essas pessoas que carregam água benta são sempre suspeitas. Água é suficiente! Por que ‘benta’?” Então ele olhou e viu que era uísque. Então ele disse: “O quê!”

    E a mulher disse: “Senhor! Veja, o milagre novamente!”

    Jesus transformou água em uísque? Ele ressuscitou pessoas mortas? Lázaro saiu do túmulo? Foram devolvidos os olhos? Pessoas que não podiam andar, passaram a andar; que não podiam ver, passaram a ver; que não podiam ouvir, passaram a ouvir? Se esses milagres realmente tivessem acontecido, então os próprios judeus teriam acreditado que esse era o homem de Deus, porque os judeus são tão materialistas quanto qualquer outra pessoa. Se essas coisas realmente tivessem acontecido, então os judeus teriam ficado loucos atrás desse homem. Eles são ainda mais materialistas do que qualquer outra raça — mas não prestaram atenção.

    É impossível não seguir um homem que faz tais coisas, porque todos estão doentes, todos têm medo da morte, todos estão em apuros, e esse homem é a pessoa certa: mesmo que você morra, ele o ressuscitará; se você estiver doente, ele o curará; se você for pobre, pedras podem se transformar em notas — tudo é possível com esse homem. Toda a raça judaica teria seguido esse homem, mas eles não o seguiram, e ele foi crucificado.

    ResponderExcluir
  43. Qual é a razão? A razão é que os milagres aconteceram, mas não eram coisas visíveis. Apenas aqueles que estavam por perto podiam sentir esses milagres. Eles aconteceram: Lázaro estava morto — assim como você está morto. Se eu o trouxer de volta à vida, isso será algo entre mim e você, ninguém mais ficará sabendo. Não será anunciado no rádio e na TV. Ninguém mais saberá disso se eu o reviver em seu mundo interior, isso será um assunto entre mim e você. E você não poderá provar isso a ninguém, porque é invisível. É por isso que os milagres aconteceram, mas os discípulos de Jesus não puderam prová-los, pois eram fenômenos invisíveis. Eles olharam para dentro, mas como você pode provar que olhou? Não é possível tirar uma foto, ninguém mais pode ser testemunha disso.

    Eles começaram a sair por aí dizendo às pessoas: “Nós vimos milagres: aqueles que não podiam ver passaram a ver, aqueles que estavam mortos passaram a viver!” Isso criou problemas, e os judeus começaram a perguntar: “Mostrem-nos! E se esse homem é realmente o filho de Deus e se ele pode fazer tais milagres, então vamos crucificá-lo e ver o que acontece. Se ele pode reviver outros, ele pode ressuscitar a si mesmo — vamos crucificá-lo e ele não morrerá. Se ele conhece o segredo da imortalidade, se ele é um curandeiro tão poderoso, então vamos fazer feridas em seu corpo e veremos se sai sangue delas ou não”.

    Foi por causa da insensatez desses discípulos — que começaram a falar sobre milagres, que são coisas internas — que Jesus se tornou o centro das atenções de todo o país. Ele parecia falso, não era o verdadeiro e autêntico messias. Então, as pessoas ficaram esperando que algum milagre acontecesse. Nada aconteceu — ele morreu como os outros dois criminosos; assim como os outros dois, simplesmente da mesma forma — um ser humano comum. Nada de Deus aconteceu, nenhuma luz desceu do céu; nem a terra tremeu, nem houve um terremoto, nem Deus ficou irado e rugiu no céu. Nada! O filho foi crucificado e Deus permaneceu absolutamente em silêncio.

    É por isso que os judeus não registraram nada sobre Jesus: esse homem era falso porque não conseguiu provar seu valor na crucificação. A crucificação foi o teste, era lá que se provaria se ele era um homem de Deus ou não. Mas aqueles que podiam ver, viram um grande milagre ali também. Os cristãos perderam isso, e os judeus perderam o primeiro milagre porque estavam esperando que algo externo acontecesse. Isso nunca aconteceu e eles esqueceram esse homem — ele era um impostor.

    ResponderExcluir
  44. Os cristãos não perceberam o que aconteceu interiormente na crucificação. Apenas alguns poucos conseguem ver isso. Aqueles que se viram podem ver o que aconteceu na crucificação: este homem aceitou — esse foi o milagre. Este homem sofreu e aceitou, este homem sofreu e ainda assim permaneceu cheio de amor — esse foi o milagre. Aqueles que o estavam matando, assassinando, ele conseguiu orar até mesmo por eles — esse é o milagre, o maior milagre que já aconteceu na Terra.

    As últimas palavras de Jesus foram: “Deus, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Não os castigue, porque são ignorantes.” Este é o maior milagre da crucificação: todo o corpo está sofrendo e ele está morrendo — mas ainda assim cheio de amor. A raiva teria sido absolutamente compreensível. Se ele tivesse chorado, amaldiçoado e dito: “Deus, veja o que estão fazendo com o seu filho. Mate todos eles!” — isso teria sido normal, humano. Isto é divino. Na crucificação, ele provou que era o filho de Deus, porque a compaixão permaneceu pura. Você não poderia envenenar sua compaixão, não poderia destruir sua oração, não poderia destruir seu coração. Fizesse o que fizesse, ele o aceitaria. Ele não o rejeitaria — mesmo naquele momento de sofrimento e miséria, ele não o rejeitaria. Ele disse: “Perdoa-os, porque eles não sabem o que estão fazendo”.

    Milagres aconteceram, mas não eram milagres que os olhos podiam ver, eram aqueles que apenas o coração podia sentir. Ele não era um mágico. Se fosse um mágico e realmente tentasse transformar pedras em pão e curar leprosos, ele não teria muito valor, eu não me importaria com ele. Tudo isso seria inútil.

    Mas tente compreender: assim como existe uma cegueira interior, existe também uma lepra interior. Você é tão feio, e você mesmo causou essa feiura: tão cheio de culpa, medo, inveja, ansiedade — essa é a lepra. Ela está devorando seu mundo interior como um verme; você é uma ferida por dentro. Ele curou, mas isso é algo privado. Acontece entre um mestre e o discípulo; ninguém mais percebe isso. Até mesmo o discípulo só percebe mais tarde. O mestre percebe no início que a ferida está curada. Leva tempo para o discípulo perceber que a ferida está curada. Normalmente, por muitos e muitos dias, ele continua com a velha ideia de que a ferida está lá — mas ninguém mais pode vê-la.

    ResponderExcluir
  45. Jesus diz: “Eu sou o todo”. Você também é o todo — Jesus está simplesmente dizendo o que todos deveriam saber, o que todos deveriam sentir. Você é o todo, você é a fonte do todo, e o todo está se movendo em direção a você. Jesus é apenas um representante seu. Ele não está dizendo nada sobre si mesmo, ele está dizendo algo sobre você. Você é o grão de mostarda, ele se tornou a árvore florida — ele está fazendo uma afirmação sobre você. Ele está dizendo: “Eu sou o todo”. O que ele quer dizer com isso? Ele diz que você também pode se tornar o todo. Você já é o todo, mas não está ciente disso.

    Sua miséria é não conseguir lembrar quem você é. É preciso lembrar de si mesmo, nada mais precisa ser feito. Você precisa se tornar mais consciente, mais consciente. Você precisa elevar sua consciência a um pico de onde você possa ver. Nesse momento, você se torna iluminado; nenhum canto permanece escuro, todo o seu ser se torna flamejante. Então você compreenderá Jesus, então compreenderá Buda, então compreenderá Krishna, ou então compreenderá a mim, porque todo o esforço é para torná-lo consciente de quem você é.

    Lembre-se destas palavras. Deixe-as vibrar em seu coração repetidamente, pois através delas sua semente passará por uma sacudida:

    JESUS DISSE: EU SOU A LUZ QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES, EU SOU O TODO, E O TODO VEIO DE MIM E O TODO ALCANÇOU-ME.

    CORTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E EU ESTAREI LÁ; LEVANTE A PEDRA E VOCÊ ME ENCONTRARÁ LÁ.

    Por hoje é o suficiente.


    Tradução do livro:
    THE MUSTARD SEED: MY MOST LOVED GOSPEL ON JESUS (Commentaries on the Fifth Gospel of Saint Thomas)

    De:
    Rajneesh Chandra Mohan Jain
    रजनीश चन्द्र मोहन जैन

    ResponderExcluir