


ROMANOS
1:1-32
1Paulo,
servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de
Deus, 2o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas
Escrituras Sagradas, 3acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de
Davi, 4e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com
poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. 5Por
meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar
dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. 6E vocês
também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo.
7A
todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos:
A
vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
PAULO ANSEIA VISITAR A IGREJA EM ROMA
8Antes
de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque
em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm. 9Deus, a quem sirvo de
todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como
sempre me lembro de vocês 10em minhas orações; e peço que agora, finalmente,
pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los.
11Anseio
vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,
12isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. 13Quero
que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui
impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como
tenho colhido entre os demais gentios.
14Sou
devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15Por
isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma.
16Não
me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo
aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. 17Porque no evangelho é
revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como
está escrito: “O justo viverá pela fé”.
A IRA DE DEUS CONTRA A HUMANIDADE
18Portanto,
a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens
que suprimem a verdade pela injustiça, 19pois o que de Deus se pode conhecer é
manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20Pois desde a criação do
mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina,
têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de
forma que tais homens são indesculpáveis; 21porque, tendo conhecido a Deus, não
o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos
tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22Dizendo-se
sábios, tornaram-se loucos 23e trocaram a glória do Deus imortal por imagens
feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes
e répteis.
24Por
isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu
coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25Trocaram a verdade de Deus
pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do
Criador, que é bendito para sempre. Amém.
26Por
causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram
suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27Da mesma
forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se
inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes,
homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua
perversão.
28Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. 32Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.
O SENHOR CONHECE OS CAMINHOS QUE ESTÃO À DIREITA; PORÉM OS QUE ESTÃO À ESQUERDA SÃO CAMINHOS DE PERDIÇÃO
QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO SE CHEGAR A PERDER A SUA ALMA?
ENTREM PELA PORTA ESTREITA
POIS LARGA É A PORTA
E AMPLO O CAMINHO
QUE LEVA À PERDIÇÃO
E SÃO MUITOS OS QUE
ENTRAM POR ELA
"NÃO FOSTES CRIADOS
PARA VIVER COMO BESTAS
MAS PARA PERSEGUIR
A VIRTUDE E O
CONHECIMENTO"
O ódio do bem
O conluio do bem
A mentira do bem
A dissimulação do bem
A perseguição do bem
A calúnia do bem
A traição do bem
A sabotagem do bem
A corrupção do bem
O roubo do bem
A feitiçaria do bem
Os demônios do bem
O satanismo do bem
NOOOOSSA
Que maravilha
Quanta bondade!!!
Raça de víboras
Vocês amaram mais as trevas
Do que a luz!!!
EDUCAÇÃO SEM REFLEXÃO
É PURA ESQUERDOPATIA
Os acadêmicos e universitários
De mente científica
Analítica
E muito questionadora
Negam radicalmente
A existência de Deus
Em contrapartida
Acreditam cegamente
Na inocência do ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva
A alma mais honesta
Do Brasil
Não é bom
Para a saúde mental
Dos educadores
E muito menos
Para o desenvolvimento
Cognitivo comportamental
Dos educandos
Transgredir
A veracidade dos fatos
Infringir
O raciocínio lógico
Violar
O senso crítico
E por fim
Censurar
A liberdade de expressão
Não obstante
Por que insistir estupidamente
Com a ideologia comunista
Ou pedagogia marxista
(Doutrinação)
Uma vez que
Intrinsecamente
Moralmente
E factualmente
Não é capaz de
Transformar
Iluminar
E libertar
O próprio
Revolucionário???
Eis o cúmulo do absurdo:
Insistir com uma revolução
Que não revoluciona
O próprio revolucionador
Sejamos francos e diretos:
Ou é muita burrice
Ou é muita canalhice
O ateísmo e o materialismo
São filhos do erro e da ignorância
Da imoralidade e da corrupção
O marxismo
O comunismo e o socialismo
Com outras palavras
A inveja, a ganância e a trapaça
São três atitudes mentais
Incompatíveis
Com a realização
Do reino dos céus
Em Deus, o culto racional
Não há dialética da falsidade
Dissimulação e hipocrisia
Porém a revelação sublime
Do Espírito da Verdade
É óbvio e indiscutível
Para qualquer pessoa sensata
Que o fim do conflito
Entre o opressor e o oprimido
A velha luta de classes
Se dará unicamente
Com o advento
Da gestação
Do Homem Novo
Mas para que este evento
De natureza crística ocorra
É indispensável e urgente
Estabelecer o autoconhecimento
Como base para a educação
A educação
Sem o conhecimento de si mesmo
Se não for um vergonhoso
Pão-com-mortadela
(Militância política)
É sem sombra de dúvida
Um edifício belo e grandioso
Todavia sem nenhum alicerce
(Ativismo judicial)
"E desceu a chuva
E correram rios
E assopraram ventos
E combateram aquela casa
E caiu
E foi grande a sua queda"
Carinhosamente
E com infinito amor
A Todes Querides Amigues
O Terrível Adestrador
"A instrução ensina o homem a descobrir as leis da natureza, isto é, a ciência; mas a educação leva o homem a criar valores dentro de si mesmo."
Huberto Rohden
Coleção Filosofia Universal
https://drive.google.com/file/d/1NOlafedLXA5j-bIe3np6MVCInkWK2ENp/view?usp=sharing
O Espírito da Filosofia Oriental05.09.2019
Coleção Filosofia do Evangelho
O Triunfo da Vida sobre a Morte
Coleção Filosofia da Vida
https://drive.google.com/file/d/18rw25pak8pVRQabczLMUg7Jcyhczj3zI/view?usp=sharing
Porque Sofremos
https://drive.google.com/file/d/1JkQCwC-IPc2DF6wraxl2oc7sP7DyoGJ4/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/14uvx4sM4gIdJ2hp-RvLkzHRAY2iyzgx4/view?usp=sharing
Luzes e Sombras da Alvorada20.08.2019
https://drive.google.com/file/d/1xriXdfOPFhFCEfqDczAPyjx11_oqlyab/view?usp=sharing
Rumo à Consciência Cósmica16.09.2019
https://drive.google.com/file/d/1J2D8ZisXRNdsWXIp8QOAAxcqRGUYzSsK/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1blCOxiQ6IhREY6MKii2kkiO6HC83og7n/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/13DWoDZNdS6B4FuzhjV8jWOQxd7yBHcuI/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1DqUyNlkfO6qADFfYevs1b_38OyFPKC5H/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZaE5kdnBYVlMxeUU/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZMkxCdlNmVVctZ00/view?usp=sharing
Em Espírito e Verdade*
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZWkhNNnNHQjVYRU0/view?usp=sharing
Novo Testamento NOVO!!! 29.05.2021
https://drive.google.com/file/d/1nEsZ8zxtZU42M8Q48Z7_RAC593F8i5kp/view?usp=sharing
Primeira Epístola de São Pedro NOVO!!! 23.06.2020
Segunda Epístola de São Pedro NOVO!!! 23.06.2020
Primeira Epístola de São João NOVO!!! 25.06.2020
https://drive.google.com/file/d/1SijzKDMkw9qaWn6KVQxzoMGN-NxfU1UM/view?usp=sharing
Segunda e Terceira Epístola de São João NOVO!!! 26.06.2020
Coleção Mistérios da Natureza
https://drive.google.com/file/d/19HMkP2D92uvR4ejEqAEVkYgB5Y0HKNx7/view?usp=sharing
Coleção Biografias
https://drive.google.com/file/d/13Q5KVS-fyD6zfnKh1iIUBzVrJA11YXOI/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1aFJjdxh64TioWJqHiRCcXm7bFWhmKxuX/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1w--MzP_HSGmllizC4Ta3l5mp6m_Gv1XY/view?usp=sharing
Coleção Opúsculos
https://drive.google.com/file/d/1xpnPQ4eULYdYnZMn0Imb0SBwsOfr-0ao/view?usp=sharing
Pelo Prestígio da Bíblia
Swami Sivananda - O Poder do Pensamento pela Ioga NOVO!!! 08.12.2019
Zoraida H. Guimarães - Um Pilar de Luz no Cosmo - Huberto Rohden NOVO!!! 18.12.2019
Hazrat Inayat Khan - Filosofia, Psicologia e Misticismo NOVO!!! 15.02.2020
Rudolf Steiner - A Arte da Educação I
Rudolf Steiner - A Arte da Educação II
Rudolf Steiner - A Arte da Educação III
Rudolf Steiner - A Ciência Oculta
https://drive.google.com/file/d/120sGSxpAwj5BS0p0coM2xC1yerJVBdFr/view?usp=sharing
Rudolf Steiner - A Eterização do Sangue
Rudolf Steiner - Andar, Falar, Pensar
https://drive.google.com/file/d/1LZSUzIEXE78XPdsh_18qfQn3gxyi969G/view?usp=sharing
Rudolf Steiner - Educação na Puberdade (O Ensino Criativo)
Rudolf Steiner - O Evangelho Segundo Marcos
https://drive.google.com/file/d/1GoyRxMYXAIDklY2H9GIrOw_1_LfyeNg3/view?usp=sharing
Rudolf Steiner - O Portal da Iniciação
https://drive.google.com/file/d/1IpCLLl48xW11zqHm4sMVmizlqM8KVtnI/view?usp=sharing
Rudolf Steiner - Verdade e Ciência
https://drive.google.com/file/d/1X8AcbL6diGuwa3tlXdMaufEsOS_fefYH/view?usp=sharing
Trigueirinho - A Energia dos Raios em Nossa Vida
Trigueirinho - Hora de Crescer Interiormente
Trigueirinho - Caminhos para a Cura Interior
Trigueirinho - O Novo Começo do Mundo
Trigueirinho - A Nave de Noé
Trigueirinho - Aos que Despertam
Trigueirinho - O Livro dos Sinais
Trigueirinho - Viagem por Mundos Sutis
Paramhansa Yogananda
Yogananda - Como Ser Feliz o Tempo Todo
Ramatís
Obras psicografadas por Hercílio Maes
Ramatís - 03 - A Vida Além da Sepultura
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZVHFWYk8yN1Q4Sms/edit?usp=sharing
Ramatís - 04 - A Sobrevivência do Espírito
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQmdwQWpGZjVuRVk/edit?usp=sharing
Ramatís - 05 - Fisiologia da Alma
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZOWJVZFpOMUVxVWc/edit?usp=sharing
Ramatís - 06 - Mediunismo
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZcGEySUIxYWhXZGM/edit?usp=sharing
Ramatís - 07 - Mediunidade de Cura
Ramatís - 08 - O Sublime Peregrino
Ramatís - 09 - Elucidações do Além
Ramatís - 10 - A Missão do Espiritismo
Ramatís - 11 - Magia de Redenção
Ramatís - 12 - A Vida Humana e o Espírito Imortal
Ramatís - 13 - O Evangelho à Luz do Cosmo
Ramatís - 14 - Sob a Luz do Espiritismo
Obras psicografadas por América Paoliello Marques
Ramatís - 15 - Mensagens do Grande Coração
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZQ21EUEhoOUlJQ2c/edit?usp=sharing
Ramatís - 16 - Brasil, Terra de Promissão
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZZnVEY3BndmJtV0E/edit?usp=sharing
Ramatís - 17 - Jesus e a Jerusalém Renovada
Ramatís - 18 - Evangelho, Psicologia, Ioga
Ramatís -19 - Viagem em Torno do Eu
Obras psicografadas por Maria Margarida Liguori
Ramatís - 20 - Momento de Reflexão Vol. 1
Ramatís - 21 - Momento de Reflexão Vol. 2
Ramatís - 22 - Momento de Reflexão Vol. 3
Ramatís - 23 - O Homem e o Planeta Terra
Ramatís - 24 - O Despertar da Consciência
Ramatís - 25 - Jornada de Luz
Ramatís - 26 - Em Busca da Luz Interior
Obra psicografada por Beatriz Bergamo
Obras psicografadas por Marcio Godinho
Ramatís - 28 - As Flores do Oriente
Ramatís - 29 - O Universo Humano
Ramatís - 30 - Resgate nos Umbrais
Obra psicografada por Hur Than De Shidha
Obras psicografadas por Norberto Peixoto
Ramatís - 33 - Chama Crística
Ramatís - 34 - Samadhi
Ramatís 40 - Diário Mediúnico
Ramatís - 41 - Mediunidade e Sacerdócio
Ramatís - 42 - O Triunfo do Mestre
W. W. da Matta e Silva
W. W. da Matta e Silva - Umbanda e o Poder da Mediunidade
W. W. da Matta e Silva - Umbanda de Todos Nós
Helena P. Blavatsky
Ísis Sem Véu
VOLUME I - CIÊNCIA I
Prefácio
Capítulo 1 - Coisas Velhas com Nomes Novos
Capítulo 2 - Fenômenos e Forças
Capítulo 3 - Condutores Cegos dos Cegos
Capítulo 4 - Teorias a Respeito dos Fenômenos Psíquicos
Capítulo 5 - O Éter ou Luz Astral
Capítulo 6 - Fenômenos Psicofísicos
Capítulo 7 - Os Elementos, os Elementais e os Elementares
Capítulo 8 - Alguns Mistérios da Natureza
VOLUME II - CIÊNCIA II
Capítulo 9 - Fenômenos Cíclicos
Capítulo 10 - O Homem Interior e Exterior
Capítulo 11 - Maravilhas Psicológicas e Físicas
Capítulo 12 - O Abismo Impenetrável
Jorge Elias Adoum
Jorge Adoum - As Chaves do Reino Interno
Jorge Adoum - A Magia do Verbo ou o Poder das Letras
Jorge Adoum - Poderes ou o Livro que Diviniza
Jorge Adoum - Rumo aos Mistérios
Jorge Adoum - O Reino ou o Homem Desvendado

Santiago Bovisio
Curso 3 - Vida Interior
https://drive.google.com/file/d/1vSNP3yJ0Tu_AHxjR5auOrsWCp3wUJkP8/view?usp=sharing
Curso 4 - Vida Espiritual de Cafh
Curso 11 - Cerimoniais, Orações e Hinos
Curso 13 - A Ascética da Oração
https://drive.google.com/file/d/1MC_xeRmbNKPaB17RnRCab0vC-xDQKffY/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1XT8VJPIv8lhJX4njrHFjs-Qr-QCn3ubp/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1H4LTTAKbq3HDPjgVRilln35sXwJo34B3/view?usp=sharing
Curso 17 - A Vocação Contemplativa
https://drive.google.com/file/d/1C11g77AqXzkvvYcOVd_uv5iV5cLoQZ4R/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1IKh-tVZRdJ3ugpAEcY9CoWgJG5Nbbj0a/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1VZw6f6PVkmtA5zsBCmUE62XSCvynEsaR/view?usp=sharing
Curso 22 - Métodos de Meditação
Curso 26 - História das Ordens Esotéricas
https://drive.google.com/file/d/1VES1iKFAHs5XF-lYx3ResxZOvebl5cLn/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1NfPTaEDLDEVQAVrPm1QHmF2G35qQOpHR/view?usp=sharing
Curso 31 - Teologia
https://drive.google.com/file/d/1euj9HCZGfWgU_7orZrGuQ5UInli1FU6M/view?usp=sharing
Curso 36 - O Devenir
Curso 37 - A Ciência da Vida
Curso 38 - A Aura Astral
Curso 39 - O Sistema Planetário
Curso 41 - As Rodas Etéreas
Curso 42 - Exercícios Mágicos
Curso 44 - Superiores de Comunidade
Curso 45 - Intimidade dos Perfeitos
Curso 46 - Interpretação para Ordenados de Comunidade
https://drive.google.com/file/d/1rKH8UBo6Peoir6s69V-vCo39peDtgWxf/view?usp=sharing
Curso 47 - Conferencias de Embalse
Francisco Cândido Xavier
Obras ditadas pelo espírito André Luiz
Chico Xavier - 1 - Nosso Lar
Chico Xavier - 2 - Os Mensageiros
Chico Xavier - 3 - Missionários da Luz
Chico Xavier - 4 - Obreiros da Vida Eterna
Chico Xavier - 5 - No Mundo Maior
Chico Xavier - 6 - Libertação
Chico Xavier - 7 - Entre a Terra e o Céu
Chico Xavier - 8 - Nos Domínios da Mediunidade
Chico Xavier - 9 - Ação e Reação
Chico Xavier - 10 - Evolução em Dois Mundos
Chico Xavier - 11 - Mecanismos da Mediunidade
Chico Xavier - 12 - Sexo e Destino
Chico Xavier - 13 - E a Vida Continua
Mabel Collins - Luz no Caminho
Krishnamurti - Aos Pés do Mestre
Papus
Papus - A Pedra Filosofal
https://drive.google.com/file/d/0B6bn6CL5zMVZME41ZDhSaS1HSVE/view?usp=sharing
Papus - A Reencarnação
Papus - Como Está Constituído o Ser Humano
O que é a Revolução WOKE que AVANÇA sobre o mundo DESCRISTIANIZADO?
https://www.youtube.com/watch?v=dAAq3Z5nVRU
Pessoas que se identificam como cães fazem protesto: IDEOLOGIA das ESPÉCIES
Infiltração na IGREJA: REPRESENTANTE do Brasil no SÍNODO em ROMA usa linguagem "inclusiva"
https://www.youtube.com/watch?v=PZ8ZVisVCGU
MST doutrina CRIANÇAS para o COMUNISMO
https://www.youtube.com/watch?v=u1fsWPnIWq0
HAMAS diz que CONQUISTARÁ ROMA e ANIQUILARÁ ISRAEL
https://www.youtube.com/watch?v=vfg615BgOXY
SATANISMO cresce no BRASIL: "IGREJA LUCIFERIANA" usa CRUZ INVERTIDA e zomba da QUARESMA
https://www.youtube.com/watch?v=MXcZcL5gj9c
PADRE em DEFESA do TERROR
https://www.youtube.com/watch?v=tGyf9DnNY9A&t=2s
BALANÇO do SÍNODO DA SINODALIDAE 2023! Quais serão os FRUTOS?
https://www.youtube.com/watch?v=2W1oMquAfAE
CARDEAL de São Paulo assusta católicos com PERSEGUIÇÃO à SANTA MISSA
https://www.youtube.com/watch?v=cyx4wZfokQs
O ENEM virou um exame de QI (QUOCIENTE DE IMBECILIDADE)
https://www.youtube.com/watch?v=SE6wsURivJA
E AGORA DOM ODILO?
https://www.youtube.com/watch?v=6iyca49WdG4
A ESQUERDA NÃO QUER A EXISTÊNCIA DE JUDEUS?
https://www.youtube.com/watch?v=ZTZ1_APBfYw
Profanação no Altar da Catedral de Brasília gera indignação: Orquestra Mundana e Pró-Palestina
https://www.youtube.com/watch?v=Bt_NNufqtf8
FILOSOFIA BOVINA
https://www.youtube.com/watch?v=nl4WcGkU5eI&t=6s
PAPA FRANCISCO remove DOM STRICKLAND por ser católico demais!
https://www.youtube.com/watch?v=DW-B6qfrTlw
CONFIRMADO: FRANCISCO É UM DELES! (29 de Agosto de 2019)
https://www.youtube.com/watch?v=8DWn8ESapr8
Escola ou antro de degeneração?
https://www.youtube.com/watch?v=awH1ypjUEBg
CULTO ASTECA dentro de IGREJA na ITÁLIA
https://www.youtube.com/watch?v=ikfzSi9yMHg
ATENÇÃO PAIS: Novo livro DOUTRINA Crianças nos Colégios
https://www.youtube.com/watch?v=QQZpwIqFKRg
CONAE 2024: O PLANO DO GOVERNO PARA EDUCAR SEUS FILHOS
https://www.youtube.com/watch?v=VbbaQ_MBL5w&t=0s
PASSOU DOS LIMITES!!!
https://www.youtube.com/watch?v=xYbPr7iTMsQ
FRATERNIDADE COMUNISTA E LGBTXYZCNBB
https://www.youtube.com/watch?v=3Rw4LMmZ6zY

ECLESIÁSTICO,
7
1.Não
pratiques o mal, e o mal não te iludirá.
2.Afasta-te
da injustiça, e a injustiça se afastará de ti.
3.Meu filho,
não semeies o mal nos sulcos da injustiça, e dele não recolherás o sétuplo.
4.Não peças
ao Senhor o encargo de guiar outrem nem ao rei um lugar de destaque.
5.Não te
justifiques perante Deus, pois ele conhece o fundo dos corações; não pretendas
parecer sábio diante do rei.
6.Não
procures tornar-te juiz, se não fores bastante forte para destruir a
iniquidade, para que não aconteça que temas perante um homem poderoso, e te
exponhas a pecar contra a equidade.
7.Não
ofendas a população inteira de uma cidade, não te lances em meio da multidão.
8.Não
acrescentes um segundo pecado ao primeiro, pois mesmo por causa de um só não
ficarás impune.
9.Não te
deixes levar ao desânimo.
10.Não
descuides de orar nem de dar esmola.*
11.Não
digas: “Deus há de considerar a quantidade de meus dons; quando os oferecer ao
Deus Altíssimo, ele há de aceitá-los”.
12.Não
zombes de um homem que está na aflição, pois há alguém que humilha e exalta:
Deus que tudo vê.
13.Não
inventes mentira contra teu irmão, não inventes nenhuma mentira contra teu
amigo.
14.Cuida-te
para não dizeres mentira alguma, pois o costume de mentir é coisa má.
15.Na
companhia dos anciãos, não sejas falador, não multipliques as palavras em tua
oração.
16.Não
abomines as tarefas penosas nem o labor da terra, que foi criado pelo
Altíssimo.
17.Não te
coloques no número das pessoas corrompidas,
18.lembra-te
de que a cólera não tarda.
19.Humilha
profundamente o teu espírito, pois o fogo e o verme são o castigo da carne do
ímpio.
20.Não
pratiques o mal contra um amigo que demora em te pagar, não desprezes por causa
do ouro um irmão bem-amado.
21.Não te
afastes da mulher sensata e virtuosa que te foi concedida no temor do Senhor;
pois a graça de sua modéstia vale mais do que o ouro.
22.Não
maltrates um escravo que trabalha pontualmente, nem o operário que te é
devotado.
23.Que o
escravo sensato te seja tão caro quanto a tua própria vida! Não o prives da
liberdade nem o abandones na indigência.
24.Tens
rebanhos? Cuida deles; se te forem úteis, guarda-os em tua casa.
25.Tens
filhos? Educa-os, e curva-os à obediência desde a infância.
26.Tens
filhas? Vela pela integridade de seus corpos, não lhes mostres um rosto por
demais jovial.
27.Casa tua
filha, e terás feito um grande negócio; dá-a a um homem sensato.
28.Se
tiveres mulher conforme teu coração, não a repudies, e não confies na que é
odiosa.
29.Honra teu
pai de todo o coração, não esqueças os gemidos de tua mãe;
30.lembra-te
de que sem eles não terias nascido, e faze por eles o que fizeram por ti.
31.Teme a
Deus com toda a tua alma, tem um profundo respeito pelos seus sacerdotes.
32.Ama com
todas as tuas forças aquele que te criou; não abandones os seus ministros.
33.Honra a
Deus com toda a tua alma, respeita os sacerdotes; (nos sacrifícios)
oferece-lhes as espáduas.
34.Dá-lhes,
como te foi prescrito, a parte das primícias e das vítimas expiatórias;
purifica-te de tuas omissões com pequenas (oferendas);
35.oferece
ao Senhor os dons das espáduas, os sacrifícios de santificação e as primícias
das coisas santas.
36.Estende a
mão para o pobre, a fim de que sejam perfeitos teu sacrifício e tua oferenda.
37.Dá de boa
vontade a todos os vivos, não recuses esse benefício a um morto.*
38.Não
deixes de consolar os que choram, aproxima-te dos que estão aflitos.
39.Não
tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade.
40.Em tudo o
que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás.
BÍBLIA AVE
MARIA
Versículos
relacionados com Eclesiástico, 7:
Eclesiástico
7 contém uma série de conselhos práticos e morais sobre como viver uma vida
justa e virtuosa, incluindo a importância de ter temor a Deus, evitar o orgulho
e a inveja, e buscar a sabedoria. Abaixo estão cinco versículos relacionados
com esses temas:
Provérbios
22:4: "A recompensa da humildade e do temor do Senhor é riqueza, honra e
vida." Este versículo destaca a importância do temor a Deus e da
humildade, que são temas abordados em Eclesiástico 7.
Tiago 3:13:
"Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de conduta as
suas obras, em sabedoria." Esse verso incentiva as pessoas a demonstrarem
sabedoria através de suas ações e comportamento.
Provérbios
27:4: "O furor é cruel, a ira é como uma inundação, mas quem é capaz de
resistir à inveja?" Este verso adverte contra a inveja, um tema abordado
em Eclesiástico 7.
Provérbios
3:5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu
próprio entendimento; em todos os seus caminhos, reconheça-o, e ele endireitará
as suas veredas." Esse versículo destaca a importância de confiar em Deus
e buscar sua orientação em todos os aspectos da vida.
Provérbios 4:7: "A sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento." Este verso incentiva a busca pela sabedoria, um tema central em Eclesiástico 7.
Sagrado Coração de Jesus
Levítico 19:2
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos; porque eu o SENHOR vosso Deus sou santo.
1 Pedro 1:15-16
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em
toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu
sou santo.
1 Tessalonicenses 4:7
"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a
santidade."
Romanos 12:1-2
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que
apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; que é o
vosso culto racional."
Efésios 5:3
"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos."
Hebreus 12:14
"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos;
sem santidade ninguém verá o Senhor."
2 Coríntios 7:1
"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus."
Levítico 20:7
"Consagrem-se, pois, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o
Deus de vocês."
Efésios 1:4
"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para
sermos santos e irrepreensíveis em sua presença."
1 Pedro 2:9
"Mas vocês são a geração eleita, o sacerdócio real, a nação
santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus, para que proclamem as grandezas
daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
Romanos 6:19
"Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em
escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em
escravidão à justiça que leva à santidade."
Colossenses 1:21-22
"Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês,
eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os
reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los
diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação."
1 Coríntios 6:19-20
"Não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo
que habita em vocês, proveniente de Deus? E que vocês não são de vocês mesmos?
Porque foram comprados por preço. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de
vocês."
Hebreus 10:14
"Porque com uma única oferta ele aperfeiçoou para sempre os
que estão sendo santificados."
1 Tessalonicenses 4:3-5
"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados:
abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo
de maneira santa e honrosa."
Romanos 12:2
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela
renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a
boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Apocalipse 22:11
"Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem é sujo, fique sujo ainda; quem é justo, pratique a justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda."
Salmo 30:4: "Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus
santos, e dai graças ao seu santo nome."
Isaías 35:8: "E haverá ali uma vereda, um caminho, e será
chamado Caminho de Santidade; o imundo não passará por ele."
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da
imoralidade sexual.
Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,
não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que
desconhecem a Deus.
Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se
aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e
asseguramos.
Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o
homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.
QUEM SERÁ O PRÓXIMO PAPA
https://www.youtube.com/watch?v=vFF84nWXekc
POR QUE O PROÓXIMO PAPA SERÁ INVÁLIDO
https://www.youtube.com/watch?v=R9f9s3x38t8&t=21s
O GOLPE CONTRA BENTO XVI
https://www.youtube.com/watch?v=qPZEBGCZSG8
O CONTRA GOLPE DE BENTO XVI
1. OUÇA COM FACILIDADE
ResponderExcluirAlguma vez você já se sentou em silêncio, sem fixar a atenção em nada, sem fazer esforço para se concentrar, mas com a mente muito quieta, realmente imóvel?
Então você ouve tudo, não é?
Você ouve os ruídos distantes, bem como os que estão mais próximos e os que estão bem perto, os sons imediatos — o que significa realmente que você está ouvindo tudo. Sua mente não está confinada a um pequeno canal estreito. Se conseguir ouvir dessa maneira, ouvir com facilidade, sem esforço, verá uma mudança extraordinária ocorrendo dentro de você, uma mudança que vem sem sua vontade, sem que você peça; e nessa mudança há grande beleza e profundidade de percepção.
2. DEIXANDO DE LADO AS TELAS?
ResponderExcluirComo você ouve? Você ouve com suas projeções, por meio de sua projeção, por meio de suas ambições, desejos, medos, ansiedades, ouvindo apenas o que quer ouvir, apenas o que será satisfatório, o que gratificará, o que dará conforto, o que aliviará seu sofrimento no momento?
Se você ouve através da tela de seus desejos, então obviamente ouve sua própria voz; está ouvindo seus próprios desejos. E existe alguma outra forma de ouvir? Não é importante descobrir como ouvir não apenas o que está sendo dito, mas tudo — o barulho das ruas, a conversa dos pássaros, o barulho do bonde, o mar agitado, a voz de seu marido, de sua esposa, de seus amigos, o choro de um bebê?
Ouvir só tem importância quando não se está projetando os próprios desejos por meio dos quais se ouve. É possível deixar de lado todas essas telas pelas quais ouvimos e realmente ouvir?
3. ALÉM DO BARULHO DAS PALAVRAS
ResponderExcluirOuvir é uma arte difícil de ser alcançada, mas nela há beleza e grande compreensão. Ouvimos com as várias profundezas de nosso ser, mas nossa escuta é sempre com um preconceito ou de um ponto de vista específico.
Não ouvimos simplesmente; há sempre a tela intermediária de nossos próprios pensamentos, conclusões e preconceitos... Para ouvir, deve haver uma quietude interior, uma liberdade da tensão da aquisição, uma atenção relaxada. Esse estado alerta, porém passivo, é capaz de ouvir o que está além da conclusão verbal. As palavras confundem; elas são apenas o meio externo de comunicação; mas para comungar além do barulho das palavras, deve haver na escuta uma passividade alerta. Aqueles que amam podem ouvir, mas é extremamente raro encontrar um ouvinte. A maioria de nós está atrás de resultados, atingindo metas; estamos sempre superando e conquistando, e por isso não há escuta.
É somente ouvindo que se ouve a canção das palavras.
4. OUVIR SEM PENSAR
ResponderExcluirNão sei se você já ouviu um pássaro. Para ouvir algo, é necessário que sua mente esteja quieta — não uma quietude mística, mas apenas quietude.
Estou lhe dizendo algo e, para me ouvir, você precisa ficar quieto, sem ter todos os tipos de ideias zumbindo em sua mente. Quando você olha para uma flor, você olha para ela, sem nomeá-la, sem classificá-la, sem dizer que ela pertence a uma determinada espécie — quando você faz isso, você deixa de olhar para ela. Portanto, estou dizendo que uma das coisas mais difíceis é ouvir — ouvir o comunista, o socialista, o congressista, o capitalista, qualquer pessoa, sua esposa, seus filhos, seu vizinho, o motorista do ônibus, o pássaro — apenas ouvir.
É somente quando você ouve sem a ideia, sem pensar, que você está diretamente em contato; e estando em contato, você entenderá se o que ele está dizendo é verdadeiro ou falso; você não precisa discutir.
5. OUVIR TRAZ LIBERDADE
ResponderExcluirQuando você se esforça para ouvir, está ouvindo? Esse mesmo esforço não é uma distração que impede a escuta? Você se esforça quando ouve algo que lhe dá prazer?
...Você não está ciente da verdade, nem vê o falso como falso, enquanto sua mente estiver ocupada de alguma forma com esforço, com comparação, com justificativa ou condenação... Ouvir em si é um ato completo; o próprio ato de ouvir traz sua própria liberdade. Mas você está realmente preocupado em ouvir ou em alterar o tumulto interno? Se você ouvisse, senhor, no sentido de estar ciente de seus conflitos e contradições sem forçá-los a qualquer padrão específico de pensamento, talvez eles pudessem cessar completamente. Veja bem, estamos constantemente tentando ser isso ou aquilo, alcançar um determinado estado, capturar um tipo de experiência e evitar outro, de modo que a mente está sempre ocupada com alguma coisa; ela nunca está quieta para ouvir o barulho de suas próprias lutas e dores.
Seja simples... e não tente se tornar algo ou capturar alguma experiência.
6. OUVIR SEM ESFORÇO
ResponderExcluirVocê está me ouvindo agora; não está se esforçando para prestar atenção, está apenas ouvindo; e se houver verdade no que ouve, verá que uma mudança notável está ocorrendo em você — uma mudança que não é premeditada ou desejada, uma transformação, uma revolução completa na qual somente a verdade é a mestra e não as criações de sua mente.
E, se me permite a sugestão, você deve ouvir tudo dessa forma — não apenas o que estou dizendo, mas também o que as outras pessoas estão dizendo, os pássaros, o apito de uma locomotiva, o barulho do ônibus passando. Você perceberá que quanto mais ouvir tudo, maior será o silêncio, e esse silêncio não será quebrado pelo barulho.
É somente quando você está resistindo a algo, quando está colocando uma barreira entre você e aquilo que não quer ouvir — é somente então que há uma luta.
7. OUVINDO A SI MESMO
ResponderExcluirQuestionador: Enquanto estou aqui ouvindo o senhor, parece que entendo, mas quando estou longe daqui, não entendo, mesmo que eu tente aplicar o que o senhor está dizendo.
Krishnamurti: ...Você está ouvindo a si mesmo, e não ao orador. Se estiver ouvindo o palestrante, ele se tornará seu líder, seu caminho para a compreensão, o que é um horror, uma abominação, porque então você estabeleceu a hierarquia de autoridade. Portanto, o que você está fazendo aqui é ouvir a si mesmo. Você está observando o quadro que o orador está pintando, que é o seu próprio quadro, não o do orador. Se isso estiver claro, que você está olhando para si mesmo, então você pode dizer: “Bem, eu me vejo como sou e não quero fazer nada a respeito” — e ponto final. Mas se você disser: “Eu me vejo como sou, e deve haver uma mudança”, então você começa a trabalhar a partir de seu próprio entendimento — o que é totalmente diferente de aplicar o que o palestrante está dizendo.
...Mas se, enquanto o palestrante fala, você está ouvindo a si mesmo, então, a partir dessa escuta, há clareza, há sensibilidade; a partir dessa escuta, a mente se torna saudável, forte. Sem obedecer nem resistir, ela se torna viva, intensa, e é somente um ser humano assim que pode criar uma nova geração, um novo mundo.
8. OLHE COM INTENSIDADE
ResponderExcluirParece-me que aprender é surpreendentemente difícil, assim como ouvir. Na verdade, nunca ouvimos nada porque nossa mente não está livre; nossos ouvidos estão entupidos com as coisas que já sabemos, portanto, ouvir se torna extraordinariamente difícil.
Acho — ou melhor, é um fato — que se alguém puder ouvir algo, com todo o seu ser, com vigor, com vitalidade, então o próprio ato de ouvir é um fator libertador, mas, infelizmente, você nunca ouve, pois nunca aprendeu sobre isso. Afinal, você só aprende quando dá todo o seu ser a alguma coisa. Quando você se dedica totalmente à matemática, você aprende; mas quando você está em um estado de contradição, quando não quer aprender, mas é forçado a aprender, então isso se torna meramente um processo de acumulação. Aprender é como ler um romance com inúmeros personagens; requer sua atenção total, não uma atenção contraditória. Se quiser aprender sobre uma folha — uma folha da primavera ou uma folha do verão — você deve realmente olhar para ela, ver sua simetria, sua textura, a qualidade da folha viva.
Há beleza, há vigor, há vitalidade em uma única folha. Portanto, para aprender sobre a folha, a flor, a nuvem, o pôr do sol ou um ser humano, você deve olhar com toda a intensidade.
9. PARA APRENDER, A MENTE PRECISA ESTAR QUIETA
ResponderExcluirPara descobrir algo novo, você deve começar por si mesmo; deve iniciar uma jornada completamente despojada, especialmente de conhecimento, porque é muito fácil, por meio do conhecimento e da crença, ter experiências; mas essas experiências são meramente produtos da autoprojeção e, portanto, totalmente irreais, falsas. Se você quiser descobrir por si mesmo o que é o novo, não é bom carregar o fardo do velho, especialmente o conhecimento — o conhecimento de outra pessoa, por maior que seja. Você usa o conhecimento como um meio de autoprojeção, de segurança, e quer ter certeza de que tem as mesmas experiências que o Buda, o Cristo ou X. Mas um homem que está se protegendo constantemente por meio do conhecimento obviamente não é um buscador da verdade.
...Para a descoberta da verdade não há caminho... Quando você quer descobrir algo novo, quando está experimentando qualquer coisa, sua mente tem que estar muito quieta, não é mesmo? Se sua mente estiver lotada, cheia de fatos, conhecimento, eles agem como um impedimento para o novo; a dificuldade para a maioria de nós é que a mente se tornou tão importante, tão predominantemente significativa, que interfere constantemente em qualquer coisa que possa ser nova, em qualquer coisa que possa existir simultaneamente com o conhecido.
Assim, o conhecimento e o aprendizado são impedimentos para aqueles que buscam, para aqueles que tentam entender o que é atemporal.
10. APRENDIZADO NÃO É EXPERIÊNCIA
ResponderExcluirA palavra aprendizado tem um grande significado. Há dois tipos de aprendizado. Para a maioria de nós, aprendizado significa o acúmulo de conhecimento, de experiência, de tecnologia, de uma habilidade, de um idioma. Há também o aprendizado psicológico, o aprendizado por meio da experiência, seja das experiências imediatas da vida, que deixam um certo resíduo, da tradição, da raça, da sociedade. Há esses dois tipos de aprendizado para enfrentar a vida: psicológico e fisiológico; habilidade externa e habilidade interna. Não há realmente uma linha de demarcação entre os dois; eles se sobrepõem.
Não estamos considerando no momento a habilidade que aprendemos por meio da prática, o conhecimento tecnológico que adquirimos por meio do estudo. O que nos preocupa é o aprendizado psicológico que adquirimos ao longo dos séculos ou que herdamos como tradição, como conhecimento, como experiência. Chamamos isso de aprendizado, mas questiono se é aprendizado de fato. Não estou falando de aprender uma habilidade, um idioma, uma técnica, mas estou perguntando se a mente aprende psicologicamente. Ela aprendeu e, com o que aprendeu, enfrenta o desafio da vida. Ela está sempre traduzindo a vida ou o novo desafio de acordo com o que aprendeu. É isso que estamos fazendo. Isso é aprendizado?
Aprender não implica em algo novo, algo que eu não sei e estou aprendendo? Se eu estiver apenas acrescentando algo ao que já sei, isso não é mais aprendizado.
11. QUANDO É POSSÍVEL APRENDER?
ResponderExcluirIndagar e aprender é a função da mente. Por aprendizado, não me refiro ao mero cultivo da memória ou ao acúmulo de conhecimento, mas à capacidade de pensar com clareza e sanidade, sem ilusão, para partir de fatos e não de crenças e ideais.
Não há aprendizado se o pensamento se origina de conclusões. O simples fato de adquirir informações ou conhecimento não significa aprendizado. O aprendizado implica o amor pela compreensão e o amor por fazer algo por si mesmo. O aprendizado só é possível quando não há nenhum tipo de coerção. E a coerção assume muitas formas, não é mesmo? Há coerção por meio da influência, do apego ou da ameaça, do incentivo persuasivo ou de formas sutis de recompensa. A maioria das pessoas acha que o aprendizado é incentivado por meio da comparação, mas o fato é o contrário. A comparação gera frustração e apenas incentiva a inveja, que é chamada de competição.
Como outras formas de persuasão, a comparação impede o aprendizado e gera medo.
12. O APRENDIZADO NUNCA É ACUMULATIVO
ResponderExcluirAprender é uma coisa e adquirir conhecimento é outra. O aprendizado é um processo contínuo, não é um processo de adição, não é um processo que você reúne e depois, a partir daí, age.
A maioria de nós reúne conhecimento como memória, como ideia, armazena-o como experiência e, a partir daí, age. Ou seja, agimos a partir do conhecimento, do conhecimento tecnológico, do conhecimento como experiência, do conhecimento como tradição, do conhecimento que derivamos por meio de nossas tendências idiossincráticas particulares; com esse histórico, com esse acúmulo como conhecimento, como experiência, como tradição, agimos. Nesse processo, não há aprendizado. O aprendizado nunca é acumulativo; é um movimento constante. Não sei se você já se debruçou sobre essa questão: o que é aprendizado e o que é aquisição de conhecimento?
...O aprendizado nunca é acumulativo. Você não pode acumular aprendizado e depois agir a partir desse depósito. Você aprende à medida que avança. Portanto, nunca há um momento de retrocesso, deterioração ou declínio.
13. O APRENDIZADO NÃO TEM PASSADO
ResponderExcluirA sabedoria é algo que deve ser descoberto por cada um, e não é o resultado do conhecimento. Conhecimento e sabedoria não andam juntos. A sabedoria surge quando há a maturidade do autoconhecimento. Sem conhecer a si mesmo, a ordem não é possível e, portanto, não há virtude. Agora, aprender sobre si mesmo e acumular conhecimento sobre si mesmo são duas coisas diferentes.
Somente uma mente que não está adquirindo, mas sempre aprendendo, é capaz de compreender toda essa entidade que chamamos de “eu”, o self. Tenho de conhecer a mim mesmo, a estrutura, a natureza, o significado da entidade total; mas não posso fazer isso sobrecarregado com meu conhecimento prévio, com minha experiência anterior ou com uma mente condicionada, pois então não estou aprendendo, estou apenas interpretando, traduzindo, olhando com um olho que já está obscurecido pelo passado.
...Aprender é uma coisa e adquirir conhecimento é outra. O aprendizado é um processo contínuo, não um processo de adição, não um processo que você reúne e, a partir daí, age.
14. A AUTORIDADE IMPEDE O APRENDIZADO
ResponderExcluirGeralmente aprendemos por meio do estudo, de livros, da experiência ou de instruções. Essas são as formas usuais de aprendizado. Guardamos na memória o que fazer e o que não fazer, o que pensar e o que não pensar, como sentir e como reagir. Por meio da experiência, do estudo, da análise, da sondagem, do exame introspectivo, armazenamos conhecimento como memória; e a memória então responde a outros desafios e demandas, a partir dos quais há mais e mais aprendizado.
O que é aprendido é registrado na memória como conhecimento, e esse conhecimento funciona sempre que há um desafio ou sempre que temos de fazer algo. Agora, acho que há uma maneira totalmente diferente de aprender, e vou falar um pouco sobre ela; mas para entendê-la e aprender dessa maneira diferente, você precisa se livrar completamente da autoridade; caso contrário, você será meramente instruído e repetirá o que ouviu. É por isso que é muito importante entender a natureza da autoridade.
A autoridade impede o aprendizado — aprendizado que não é o acúmulo de conhecimento como memória. A memória sempre responde a padrões; não há liberdade. Um homem que está sobrecarregado com conhecimento, com instruções, que está sobrecarregado com as coisas que aprendeu, nunca é livre. Ele pode ser extraordinariamente erudito, mas seu acúmulo de conhecimento o impede de ser livre e, portanto, ele é incapaz de aprender.
15. DESTRUIR É CRIAR
ResponderExcluirPara ser livre, você precisa examinar a autoridade, todo o esqueleto da autoridade, rasgando em pedaços toda essa coisa suja. E isso requer energia, energia física real e também energia psicológica. Mas a energia é destruída, é desperdiçada quando se está em conflito.
Portanto, quando há a compreensão de todo o processo de conflito, quando o conflito termina, há abundância de energia. Então, você pode prosseguir, derrubando a casa que construiu ao longo dos séculos e que não tem nenhum significado. Você sabe, destruir é criar. Devemos destruir, não os edifícios, não o sistema social ou econômico — isso acontece diariamente — mas as defesas psicológicas, inconscientes e conscientes, os títulos que construímos racional, individual, profunda e superficialmente. Precisamos romper com tudo isso para ficarmos totalmente indefesos, porque é preciso estar indefeso para amar e ter afeição. Então você vê e entende a ambição, a autoridade; e começa a ver quando a autoridade é necessária e em que nível — a autoridade do policial e nada mais. Então, não há autoridade de aprendizado, nem autoridade de conhecimento, nem autoridade de capacidade, nem autoridade que a função assume e que se torna status.
Para entender toda a autoridade — dos gurus, dos Mestres e de outros —é preciso ter uma mente muito afiada, um cérebro claro, não um cérebro enlameado, não um cérebro entorpecido.
16. A VIRTUDE NÃO TEM AUTORIDADE
ResponderExcluirA mente pode estar livre da autoridade, o que significa livre do medo, de modo que não seja mais capaz de segui-la? Se sim, isso acaba com a imitação, que se torna mecânica.
Afinal de contas, a virtude, a ética, não é uma repetição do que é bom. No momento em que se torna mecânica, deixa de ser virtude. A virtude é algo que deve ser de momento a momento, como a humildade. A humildade não pode ser cultivada, e uma mente que não tem humildade é incapaz de aprender. Portanto, a virtude não tem autoridade. A moralidade social não é moralidade alguma; é imoral porque admite a competição, a ganância, a ambição e, portanto, a sociedade está incentivando a imoralidade. A virtude é algo que transcende a moralidade. Sem virtude não há ordem, e a ordem não está de acordo com um padrão, de acordo com uma fórmula. Uma mente que segue uma fórmula, disciplinando-se para alcançar a virtude, cria para si mesma os problemas da imoralidade. Uma autoridade externa que a mente objetiva, além da lei, como Deus, como moral e assim por diante, torna-se destrutiva quando a mente está buscando entender o que é a verdadeira virtude. Temos nossa própria autoridade como experiência, como conhecimento, que estamos tentando seguir. Há essa constante repetição, imitação, que todos nós conhecemos. A autoridade psicológica — não a autoridade da lei, o policial que mantém a ordem —, a autoridade psicológica que cada um tem, torna-se destrutiva para a virtude porque a virtude é algo que está vivo, em movimento.
Assim como não é possível cultivar a humildade, assim como não é possível cultivar o amor, a virtude também não pode ser cultivada; e há uma grande beleza nisso. A virtude não é mecânica e, sem ela, não há base para o pensamento claro.
17. A MENTE ANTIGA É LIMITADA PELA AUTORIDADE
ResponderExcluirÉ possível que uma mente que tenha sido tão condicionada — criada em inúmeras seitas, religiões e todas as superstições — tenha medo de se libertar de si mesma e, assim, criar uma nova mente?
A mente antiga é essencialmente a mente que está presa à autoridade. Não estou usando a palavra autoridade no sentido legalista, mas com essa palavra quero dizer autoridade como tradição, autoridade como conhecimento, autoridade como experiência, autoridade como meio de encontrar segurança e permanecer nessa segurança, externa ou internamente, porque, afinal de contas, é isso que a mente está sempre buscando: um lugar onde possa estar segura, sem perturbações. Essa autoridade pode ser a autoridade autoimposta de uma ideia ou a chamada ideia religiosa de Deus, que não tem realidade para uma pessoa religiosa.
Uma ideia não é um fato, é uma ficção. Deus é uma ficção; você pode acreditar nele, mas ainda assim é uma ficção. Mas para encontrar Deus é preciso destruir completamente a ficção, porque a mente antiga é a mente que tem medo, é ambiciosa, tem medo da morte, da vida e do relacionamento; e está sempre, consciente ou inconscientemente, buscando permanência, segurança.
18. LIVRE NO INÍCIO
ResponderExcluirSe pudermos entender a compulsão por trás de nosso desejo de dominar ou ser dominado, talvez possamos nos libertar dos efeitos paralisantes da autoridade.
Ansiamos por ter certeza, estar certos, ser bem-sucedidos, saber; e esse desejo de certeza, de permanência, constrói dentro de nós a autoridade da experiência pessoal, enquanto externamente cria a autoridade da sociedade, da família, da religião e assim por diante. Mas simplesmente ignorar a autoridade, livrar-se de seus símbolos externos, tem muito pouco significado. Romper com uma tradição e se conformar com outra, deixar este líder e seguir aquele, é apenas um gesto superficial.
Se quisermos estar cientes de todo o processo de autoridade, se quisermos ver a interioridade dele, se quisermos entender e transcender o desejo de certeza, então precisamos ter ampla consciência e percepção, precisamos ser livres, não no final, mas no início.
19. LIBERTAÇÃO DA IGNORÂNCIA, DA TRISTEZA
ResponderExcluirOuvimos com esperança e medo; buscamos a luz do outro, mas não estamos atentos e passivos para poder entender. Se o liberado parece satisfazer nossos desejos, nós o aceitamos; se não, continuamos nossa busca por aquele que o fará; o que a maioria de nós deseja é gratificação em diferentes níveis.
O importante não é como reconhecer alguém que é liberado, mas como entender a si mesmo. Nenhuma autoridade aqui ou no futuro pode lhe dar conhecimento de si mesmo; sem autoconhecimento não há libertação da ignorância, da tristeza.
20. POR QUE SEGUIMOS?
ResponderExcluirPor que aceitamos, por que seguimos? Seguimos a autoridade de outra pessoa, a experiência de outra pessoa e depois duvidamos dela; essa busca por autoridade e sua sequência, a desilusão, é um processo doloroso para a maioria de nós.
Culpamos ou criticamos a autoridade outrora aceita, o líder, o professor, mas não examinamos nosso próprio desejo por uma autoridade que possa direcionar nossa conduta.
Quando entendermos esse desejo, compreenderemos o significado da dúvida.
21. A AUTORIDADE CORROMPE TANTO O LÍDER QUANTO O SEGUIDOR
ResponderExcluirA autoconsciência é árdua e, como a maioria de nós prefere um caminho fácil e ilusório, criamos a autoridade que dá forma e padrão à nossa vida. Essa autoridade pode ser coletiva, o Estado; ou pode ser pessoal, o Mestre, o salvador, o guru.
A autoridade de qualquer tipo é cega, gera irreflexão; e como a maioria de nós acha que ser ponderado é ter dor, nós nos entregamos à autoridade. A autoridade gera poder, e o poder sempre se torna centralizado e, portanto, totalmente corruptor; ele corrompe não apenas o detentor do poder, mas também aquele que o segue. A autoridade do conhecimento e da experiência é perversa, quer seja investida no Mestre, em seu representante ou no sacerdote.
É sua própria vida, esse conflito aparentemente interminável, que é significativo, e não o padrão ou o líder. A autoridade do Mestre e do sacerdote o afasta da questão central, que é o conflito dentro de você mesmo.
22. POSSO CONFIAR EM MINHA EXPERIÊNCIA?
ResponderExcluirA maioria de nós está satisfeita com a autoridade porque ela nos dá continuidade, certeza e a sensação de estarmos protegidos. Mas um homem que queira entender as implicações dessa profunda revolução psicológica deve estar livre da autoridade, não é mesmo? Ele não pode olhar para nenhuma autoridade, seja ela de sua própria criação ou imposta a ele por outra pessoa.
E isso é possível? É possível para mim não confiar na autoridade de minha própria experiência? Mesmo quando rejeito todas as expressões externas de autoridade — livros, professores, padres, igrejas, crenças — ainda tenho a sensação de que pelo menos posso confiar em meu próprio julgamento, em minhas próprias experiências, em minha própria análise. Mas será que posso confiar em minha experiência, em meu julgamento, em minha análise? Minha experiência é o resultado de meu condicionamento, assim como a sua é o resultado de seu condicionamento, não é mesmo? Posso ter sido criado como muçulmano, budista ou hindu, e minha experiência dependerá de minha formação cultural, econômica, social e religiosa, assim como a sua. E posso confiar nisso? Posso confiar na orientação, na esperança, na visão, que me dará fé em meu próprio julgamento, que, mais uma vez, é o resultado de memórias e experiências acumuladas, do condicionamento do passado ao encontro do presente?
Agora, depois de fazer todas essas perguntas a mim mesmo e estar ciente desse problema, vejo que só pode haver um estado no qual a realidade, a novidade, pode surgir, o que provoca uma revolução. Esse estado é quando a mente está completamente vazia do passado, quando não há nenhum analisador, nenhuma experiência, nenhum julgamento, nenhuma autoridade de qualquer tipo.
23. O AUTOCONHECIMENTO É UM PROCESSO
ResponderExcluirEntão, para entender os inúmeros problemas que cada um de nós tem, não é essencial que haja autoconhecimento? E essa é uma das coisas mais difíceis, o autoconhecimento — que não significa um isolamento, um afastamento.
Obviamente, conhecer a si mesmo é essencial; mas conhecer a si mesmo não implica em um afastamento do relacionamento. E seria um erro, sem dúvida, pensar que se pode conhecer a si mesmo de forma significativa, completa, plena, por meio do isolamento, da exclusão, ou indo a algum psicólogo, ou a algum padre; ou que se pode aprender o autoconhecimento por meio de um livro. O autoconhecimento é obviamente um processo, não um fim em si mesmo; e para conhecer a si mesmo, é preciso estar consciente de si mesmo em ação, que é o relacionamento.
24. A MENTE LIVRE
ResponderExcluirA transformação do mundo é provocada pela transformação de si mesmo, porque o eu é o produto e uma parte do processo total da existência humana. Para transformar a si mesmo, o autoconhecimento é essencial; sem saber o que você é, não há base para o pensamento correto e, sem conhecer a si mesmo, não pode haver transformação.
É preciso conhecer a si mesmo como se é, não como se deseja ser, que é meramente um ideal e, portanto, fictício, irreal; somente aquilo que é pode ser transformado, não aquilo que você deseja ser. Conhecer a si mesmo, como se é, requer uma atenção extraordinária da mente, porque o que é está constantemente se transformando, mudando; e para segui-lo rapidamente, a mente não deve estar presa a nenhum dogma ou crença específica, a nenhum padrão de ação específico. Se você quiser seguir qualquer coisa, não é bom estar preso a ela. Para conhecer a si mesmo, deve haver a consciência, o estado de alerta da mente, em que há liberdade de todas as crenças, de toda idealização, porque as crenças e os ideais só lhe dão uma cor, pervertendo a verdadeira percepção. Se quiser saber o que você é, não pode imaginar ou acreditar em algo que não é. Se eu for ganancioso, invejoso, violento, o simples fato de ter um ideal de não violência, de não ganância, terá pouco valor.
... A compreensão do que você é, seja o que for — feio ou bonito, perverso ou malicioso — a compreensão do que você é, sem distorção, é o início da virtude. A virtude é essencial, pois dá liberdade.
25. AUTOCONHECIMENTO ATIVO
ResponderExcluirSem autoconhecimento, a experiência gera ilusão; com autoconhecimento, a experiência, que é a resposta ao desafio, não deixa um resíduo cumulativo como memória.
O autoconhecimento é a descoberta, momento a momento, dos caminhos do eu, suas intenções e buscas, seus pensamentos e apetites. Nunca pode haver “sua experiência” e “minha experiência”; o próprio termo “minha experiência” indica ignorância e a aceitação da ilusão.
26. CRIATIVIDADE POR MEIO DO AUTOCONHECIMENTO
ResponderExcluirNão existe um método para o autoconhecimento. Buscar um método invariavelmente implica o desejo de alcançar algum resultado, e é isso que todos nós queremos. Seguimos a autoridade — se não a de uma pessoa, então a de um sistema, de uma ideologia — porque queremos um resultado que seja satisfatório, que nos dê segurança.
Realmente não queremos entender a nós mesmos, nossos impulsos e reações, todo o processo de nosso pensamento, tanto o consciente quanto o inconsciente; preferimos seguir um sistema que nos garanta um resultado. Mas a busca de um sistema é invariavelmente o resultado de nosso desejo de segurança, de certeza, e o resultado obviamente não é a compreensão de si mesmo. Quando seguimos um método, precisamos ter autoridades — o professor, o guru, o salvador, o mestre — que nos garantirão o que desejamos; e certamente esse não é o caminho para o autoconhecimento. A autoridade impede a compreensão de si mesmo, não é mesmo? Sob o abrigo de uma autoridade, um guia, você pode ter temporariamente uma sensação de segurança, uma sensação de bem-estar, mas isso não é a compreensão do processo total de si mesmo.
Em sua própria natureza, a autoridade impede a plena consciência de si mesmo e, portanto, acaba destruindo a liberdade; somente na liberdade pode haver criatividade. Só pode haver criatividade por meio do autoconhecimento.
27. MENTE TRANQUILA, MENTE SIMPLES
ResponderExcluirQuando estamos conscientes de nós mesmos, todo o movimento da vida não é uma maneira de descobrir o “eu”, o ego, o self? O eu é um processo muito complexo que só pode ser descoberto no relacionamento, em nossas atividades diárias, na maneira como falamos, na maneira como julgamos, calculamos, na maneira como condenamos os outros e a nós mesmos. Tudo isso revela o estado condicionado de nosso próprio pensamento, e não é importante estar ciente de todo esse processo?
É somente por meio da consciência do que é verdadeiro, de momento a momento, que se descobre o atemporal, o eterno. Sem autoconhecimento, o eterno não pode existir. Quando não conhecemos a nós mesmos, o eterno se torna uma mera palavra, um símbolo, uma especulação, um dogma, uma crença, uma ilusão para a qual a mente pode escapar. Mas se começarmos a entender o “eu” em todas as suas várias atividades, dia após dia, então, nesse mesmo entendimento, sem nenhum esforço, o sem nome, o atemporal, passa a existir. Mas o atemporal não é uma recompensa pelo autoconhecimento. Aquilo que é eterno não pode ser buscado; a mente não pode adquiri-lo. Ele passa a existir quando a mente se aquieta, e a mente só pode se aquietar quando é simples, quando não está mais acumulando, condenando, julgando, pesando.
É somente a mente simples que pode compreender o real, não a mente cheia de palavras, conhecimento e informações. A mente que analisa, calcula, não é uma mente simples.
28. AUTOCONHECIMENTO
ResponderExcluirSem conhecer a si mesmo, faça o que quiser, não é possível haver o estado de meditação. Quero dizer com “autoconhecimento”, conhecer cada pensamento, cada estado de espírito, cada palavra, cada sentimento; conhecer a atividade de sua mente — não conhecer o Eu Supremo, o grande Eu; não existe tal coisa; o Eu Superior, o Atman, ainda está dentro do campo do pensamento.
O pensamento é o resultado de seu condicionamento, o pensamento é a resposta de sua memória — ancestral ou imediata. E simplesmente tentar meditar sem antes estabelecer profunda e irrevogavelmente a virtude que surge por meio do autoconhecimento é totalmente enganoso e absolutamente inútil. Porque se não conseguirem fazer isso, a meditação e a vida real estarão divorciadas, separadas — tão separadas que, embora possam meditar, assumindo posturas indefinidamente, pelo resto da vida, vocês não enxergarão além do nariz; qualquer postura que assumirem, qualquer coisa que fizerem, não terá significado algum.
É importante entender o que é esse autoconhecimento, apenas estar ciente, sem qualquer escolha, do “eu”, que tem sua fonte em um feixe de memórias — apenas estar consciente dele, sem interpretação, apenas para observar o movimento da mente. Mas essa observação é impedida quando você está meramente acumulando por meio da observação — o que fazer, o que não fazer, o que alcançar, o que não alcançar; se você fizer isso, acabará com o processo vivo do movimento da mente como o eu. Ou seja, tenho de observar e ver o fato, o real, o que é. Se eu abordar o fato com uma ideia, o que é? Se eu abordar o fato com uma ideia, com uma opinião — como “não devo” ou “devo”, que são as respostas da memória —, o movimento de “o que é” é impedido, é bloqueado e, portanto, não há aprendizado.
29. VAZIO CRIATIVO
ResponderExcluirVocê não pode simplesmente ouvir isso enquanto o solo recebe a semente e ver se a mente é capaz de ser livre, vazia?
Ela só pode ser vazia se compreender todas as suas próprias projeções, suas próprias atividades, não de vez em quando, mas de dia para dia, de momento para momento. Então você encontrará a resposta, verá que a mudança vem sem que você peça, que o estado de vazio criativo não é algo a ser cultivado — ele está lá, vem de forma obscura, sem qualquer convite, e somente nesse estado há a possibilidade de renovação, novidade, revolução.
30. AUTOCONHECIMENTO
ResponderExcluirO pensamento correto vem com o autoconhecimento. Sem entender a si mesmo, você não tem base para pensar; sem autoconhecimento, o que você pensa não é verdadeiro. Você e o mundo não são duas entidades diferentes com problemas separados; você e o mundo são um só. Seu problema é o problema do mundo. Você pode ser o resultado de certas tendências, de influências ambientais, mas não é fundamentalmente diferente dos outros.
Interiormente, somos muito parecidos; todos somos movidos por ganância, má vontade, medo, ambição e assim por diante. Nossas crenças, esperanças e aspirações têm uma base comum. Somos um só; somos uma só humanidade, embora as fronteiras artificiais da economia, da política e do preconceito nos dividam. Se você matar outra pessoa, estará destruindo a si mesmo. Você é o centro do todo e, sem compreender a si mesmo, não é possível entender a realidade.
Temos um conhecimento intelectual dessa unidade, mas mantemos o conhecimento e o sentimento em compartimentos diferentes e, portanto, nunca experimentamos a extraordinária unidade do homem.
31. O RELACIONAMENTO É UM ESPELHO
ResponderExcluirO autoconhecimento não está de acordo com nenhuma fórmula. Você pode ir a um psicólogo ou psicanalista para saber mais sobre si mesmo, mas isso não é autoconhecimento. O autoconhecimento surge quando estamos conscientes de nós mesmos no relacionamento, que mostra o que somos a cada momento.
O relacionamento é um espelho, no qual podemos nos ver como realmente somos. Mas a maioria de nós é incapaz de olhar para nós mesmos como somos em um relacionamento, porque imediatamente começamos a condenar ou justificar o que vemos. Julgamos, avaliamos, comparamos, negamos ou aceitamos, mas nunca observamos o que de fato é e, para a maioria das pessoas, isso parece ser a coisa mais difícil de fazer; no entanto, só isso já é o início do autoconhecimento. Se alguém for capaz de ver a si mesmo como é, nesse extraordinário espelho de relacionamento que não distorce, se puder simplesmente olhar para esse espelho, com atenção plena, e ver realmente o que é, estar ciente disso, sem condenação, sem julgamento, sem avaliação — e se fizer isso quando houver interesse sincero, então descobrirá que a mente é capaz de se libertar de todo condicionamento; e é somente então que a mente fica livre para descobrir o que está além do campo do pensamento.
Afinal de contas, por mais instruída ou mesquinha que seja a mente, ela é consciente ou inconscientemente limitada, condicionada, e qualquer extensão desse condicionamento ainda está dentro do campo do pensamento. Portanto, a liberdade é algo totalmente diferente.